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Três estreias, mostra especial e sessão gratuita de ‘Saudosa Maloca’ marcam nova cine semana do Cinema do Dragão

Ascom Cinema do Dragão – Texto
Divulgação – Foto

‘La Chimera’, ‘Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos’ e ‘Love Lies Bleeding – o Amor Sangra’ são integrados à grade junto a outros sete filmes a partir desta quinta-feira (25)

Cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão inicia nova cine semana nesta quinta-feira (25) com as estreias de ‘La Chimera’, ‘Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos’ e ‘Love Lies Bleeding – O Amor Sangra’. Marcando a semana de comemorações dos 25 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cinema do Dragão, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e interlocução com o Museu do Ceará (MUSCE), realiza a mostra “Negras Lutas, Lutas Negras”. Entre os dias 26 e 28 de abril, serão exibidas, gratuitamente, 15 obras, entre videoperformances, videoartes, longas-metragens e uma obra em work in progress, a maioria delas cearenses.

Estreias

La Chimera

Na sala 1, estreia ‘La Chimera’, de Alice Rohrwacher (‘As Maravilhas’ e ‘Lazzaro Felice’), filme que estreou no Festival de Cannes de 2023, onde concorreu à Palma de Ouro, além de ter sido premiado na Mostra Internacional de São Paulo com o prêmio do público, e exibido no Festival de Toronto e Rotterdam. O filme tem em seu elenco as atrizes Isabella Rossellini e a brasileira Carol Duarte (‘A Vida Invisível’). Em um pequeno vilarejo da Itália, numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados dos personagens do filme, todos à procura da Quimera: Arthur, que pertence a um grupo de ladrões, se vê se surpreendido pelo medo da morte de sua amada. Lidando com diferentes idiomas, ao seu modo, o filme também homenageia cineastas como Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini.

Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos

Também na sala 1, na semana em que Caymmi completaria 110 anos de vida, estreia também o documentário ‘Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos’, de Daniela Broitman. O filme leva o espectador a uma viagem irresistível pela vida e obra do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Dorival Caymmi conquistou o mundo na voz de Carmen Miranda e consagrou a música brasileira no exterior com seu primeiro sucesso, “O que é que a baiana tem?”. Inovando na maneira de compor as letras e de tocar violão, Caymmi tornou-se referência na música e até hoje é uma fonte inesgotável de inspiração. Tal qual ele fez em suas canções, o artista é retratado como um cronista que narra os costumes, anseios, e gracejos de sua gente, mas especialmente de sua própria história. O filme de Broitman foi exibido em festivais como In-Edit Brasil e É Tudo Verdade, e soma-se na programação do Cinema do Dragão a outros filmes ligados à música desde a gênese, a exemplo de ‘Nada Será Como Antes’ e ‘Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor’.

Love Lies Bleeding – O Amor Sangra

Na sala 2, seguindo o calendário de estreia do filme, entra em cartaz na próxima quarta-feira (1º de maio), o aguardado ‘Love Lies Bleeding – O Amor Sangra’, segundo longa da diretora britânica Rose Glass (‘Sainr Maud’), exibido nos festivais de Sundance, Berlim, Glasgow, entre outros. O filme acompanha a história de Lou (Kristen Stewart), uma gerente de academia que se envolve com Jackie (Katy O’Brian), uma aspirante a fisiculturista, numa trama de crime e romance. A produção, que está com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, estreou no Top 10 das bilheterias dos EUA, Austrália e em Portugal. O título do longa também dá pistas do que esperar da história: “Love Lies Bleeding” é um dos nomes dados em inglês para a planta Amaranto, que representa, em diferentes culturas no mundo, ‘imortalidade’ e ‘desespero’. A produção é a nova aposta do estúdio americano A24, responsável por títulos como o vencedor do Oscar de melhor filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, e o de melhor filme estrangeiro ‘Zona de Interesse’.

As sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira), de quarta a domingo, à venda na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao). Às terças, todas as sessões custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

Mostra gratuita

Discutindo os processos de libertação e invenções de liberdade dos povos negros, a mostra toma como ponto de partida as reflexões em torno dos 140 anos da abolição no Ceará. Os trabalhos exibidos dialogam e desdobram discussões presentes na exposição “Anas, Simôas e Dragões”, em cartaz no MAC-CE até 28 de julho. Dentre os trabalhos em exibição, a mostra apresenta 11 filmes cearenses, a exemplo dos curtas ‘Não Fique Triste, Menino’ e ‘Alegoria dos Autômatos’, de Clebson Francisco, sendo que este último é em co-direção com Josy Macedo; ‘Manifesto Para não Esquecer’, do Coletivo Negrada, ‘Revendo Chico da Matilde’, de Natália Magalhães e David Felício, além de uma sessão do work in progress do filme ‘Fortaleza Liberta’, dirigido por Natalia Maia e Samuel Brasileiro, que discutirá com o público o processo de realização da obra em processo. Dos filmes de outras regiões do país, destaca-se a dupla de filmes de Raquel Gerber, ‘Ôrí’ e ‘Abá’, este último em co-direção com Cristina Amaral, e ‘Euclydes’, de Rafael Machado, filme sobre o aviador negro e cearense Euclydes Pinto Martins. Toda a programação da mostra é gratuita, mediante retirada de ingresso 1h antes do início de cada sessão, na bilheteria do Cinema.

Cidadania Cultural

Contribuindo para o processo de estreitamento de vínculos com o entorno do Centro Dragão do Mar, o Cinema do Dragão e o Núcleo de Articulação Territorial (NAT), desde abril de 2023, exercitam de forma sensível e compartilhada o cultivo de um espaço a mais na construção de pontes para a cidadania cultural, por meio do programa Se Achegue!, que, entre outras ações, promove o Cinema na Praça, com sessões gratuitas direcionadas à população em situação e superação de rua. Na próxima terça-feira (30), a edição comemorativa de um ano do projeto contará com a exibição gratuita de ‘Saudosa Maloca’, de Pedro Serrano, com uma novidade: nesta edição, o projeto acontece na sala 1 do Cinema do Dragão. Para acessar, as pessoas interessadas devem retirar o convite uma hora antes da sessão, na bilheteria do Cinema.

Desde o início, já foram realizadas onze sessões de filmes no Espaço Rogaciano Leite Filho, sempre na última terça-feira de cada mês. O projeto soma-se a outras estratégias do Centro Dragão do Mar para a democratização e o pertencimento do acesso aos bens de cultura, auxiliando outros parceiros na oferta de serviços e prestação dos cuidados. A curadoria privilegia obras cearenses e obras nacionais que tangenciam questões de interesse dos participantes, sempre realizada em comum acordo com os parceiros.

Em cartaz

Na sala 1, permanecem em cartaz: o longa ‘Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’, de Alfredo Manevy, que lança mão de diferentes imagens arquivos que documentam a trajetória e arte do músico Lupicínio Rodrigues, compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e desenganos amorosos como matéria-prima; o brasileiro ‘As Linhas de Minha Mão’, documentário dirigido por João Dumans, vencedor da Mostra Cinema de Tiradentes em 2023, na categoria Melhor Filme, em que o diretor e a atriz Viviane de Cássia Ferreira discutem o papel político da imaginação e da arte, assim como as ideias que conformam a concepção de loucura no mundo atual; e o longa brasileiro de ficção ‘Saudosa Maloca’, de Pedro Serrano, inspirado na canção homônima e na biografia de seu compositor, Adoniran Barbosa, que se torna um dos personagens da trama, sendo interpretado por Paulo Miklos.

Na sala 2, seguem o longa ‘Sem Coração’, uma adaptação e atualização do curta homônimo, dirigido por Nara Normande e Tião, integrando a Sessão Vitrine Petrobras, com ingressos reduzidos a R$ 6,00 a meia e R$ 12,00 a inteira; o novo longa da cineasta espanhola Estibaliz Urresola Solaguren, ‘20.000 Espécies de Abelhas’, filme que compôs a seleção oficial do Festival de Berlim 2023, onde venceu o prêmio de Melhor Atuação para Sofía Otero, a jovem protagonista; e ‘Nada Será Como Antes – a Música do Clube da Esquina’, documentário dirigido por Ana Rieper que explora a criação do lendário álbum Clube da Esquina e integra a Sessão Vitrine Petrobrás, com ingressos reduzidos a R$ 6,00 e R$ 12,00.

Programação

LA CHIMERA (Itália/França/Suíça, 2023) – Estreia
Direção: Alice Rohrwacher // 130 min // 12 anos // Filmes da Mostra
App acessibilidade: MobiLoad
Sinopse: Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.
Sala 1 – Sessões
Quinta (25/04) – 19h30
Sexta (26/04) – 17h20
Sábado (27/04) – 19h30
Domingo (28/04) – 19h30
Quarta (01/05) – 19h30

DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS (Brasil, 2023) – Estreia
Direção: Daniela Broitman // 93 min // 12 anos // Descoloniza
App acessibilidade: PingPlay
Sinopse: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.
Sala 1 – Sessões
Quinta (25/04) – 17h40
Sexta (26/04) – 20h10
Sábado (27/04) – 17h40
Domingo (28/04) – 17h40
Terça (30/04) – 16h
Quarta (01/05) -17h40

LOVE LIES BLEEDING – O AMOR SANGRA (EUA/Reino Unido, 2024) – Estreia
Direção: Rose Glass // 104 min // 16 anos // Synapse
Sinopse: Com Kristen Stewart. Uma eletrizante história de amor entre a tímida Lou, gerente de academia, e Jackie, uma ambiciosa fisiculturista. Até que um ato de fúria impensado as colocará em uma rota fulminante de sangue e vingança.
Sala 2 – Sessão
Quarta (01/05) – 19h40

LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR (Brasil, 2022) – 2ª Semana
Direção: Alfredo Manevy // 96 min // 12 anos // O2
App acessibilidade: MobiLoad
Sinopse: O documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (25/04) – 14h
Sexta (26/04) – 15h20
Terça (30/04) – 14h
Quarta (01/05) – 14h

SEM CORAÇÃO (Brasil, 2023) – 2ª Semana
App acessibilidade: MobiLoad
Direção: Nara Normande e Tião // 95 min // 16 anos // Vitrine
Sinopse: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (25/04) – 17h40
Sábado (27/04) – 14h
Domingo (28/04) – 14h
Terça (30/04) – 17h40
Quarta (01/05) – 17h40

AS LINHAS DE MINHA MÃO (Brasil, 2023) – 3ª Semana
Direção: João Dumans // 80 min // 14 anos // Embaúba
App acessibilidade: MovieReading
Sinopse: Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (25/04) – 16h
Sexta (26/04) – 14h
Sábado (27/04) – 13h40
Domingo (28/04) – 13h40
Quarta (01/05) – 16h

20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS (Espanha, 2023) – 3ª Semana
Direção: Estibaliz Urresola Solaguren // 125 min // 14 anos // Imovision
Sinopse: Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (25/04) – 15h20
Domingo (28/04) – 19h30
Terça (30/04) – 19h30
Quarta (01/05) – 15h20

A PAIXÃO SEGUNDO G.H. (Brasil, 2023) – 3ª Semana
Direção: Luiz Fernando Carvalho // 124 min // 12 anos // Paris
App acessibilidade: MobiLoad
Sinopse: G.H. era uma mulher que vivia bem, vivia bem, vivia bem. Vivia na supercamada das areias do mundo. G.H. vivia no último andar de uma superestrutura, e, mesmo construído no ar, era um edifício sólido. E isto havia séculos vinha acontecendo. E dava certo. Ninguém disse que não; era certo.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (25/04) – 19h40
Sexta (26/04) – 14h
Terça (30/04) – 15h20
Sala 1 – Sessões:
Sábado (27/04) – 15h20
Domingo (28/04) – 15h20

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA (Brasil, 2023) – 5ª Semana
Direção: Ana Rieper // 79 min // 10 anos // Lira Filmes
App acessibilidade: PingPlay
Sinopse: O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (25/04) – 13h40
Terça (30/04) – 13h40
Quarta (01/05) -13h40

SAUDOSA MALOCA (Brasil, 2024) – 6ª Semana
Direção: Pedro Serrano // 108 min // 14 anos // Elo Company
App acessibilidade: MobiLoad
Sinopse: Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.
Sala 01 – Sessão:
Terça (30/04) – 18h – SE ACHEGUE! (Sessão gratuita)

Mostra NEGRAS LUTAS, LUTAS NEGRAS
Data: De 26 a 28 de abril de 2024 (sexta a domingo)
Hora: 16h às 21h
Local: Cinema do Dragão, sala 2 (174 lugares)
Acesso gratuito. Retirada de ingressos uma antes do início de cada sessão;

Sessão 1 – Sexta (26/04), às 17h
NÃO FIQUE TRISTE, MENINO (CE/BR, 2018)
Roteiro, direção e montagem: Clébson Francisco // 8 min. //
Sinopse: Partindo de memórias pessoais, o filme “Não fique triste, menino” busca falar sobre identidade, masculinidade e ressignificação da própria memória.
ABÁ (SP/BR, 1992)
Direção: Raquel Gerber e Cristina Amaral // 5 min.
Sinopse: Um ato de devoção às energias cósmicas, conhecidas pelos africanos através da religião e da cosmogonia.
ÔRÍ (SP/BR, 1989)
Direção: Raquel Gerber // 92 min. //
Sinopse: Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como ideia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995.

Sessão 2 – Sexta (26/04), às 19h30
* Exibição seguida de debate com as equipes dos filmes;
RASTROS DAS Z’ENCRUZILHADAS (CE/BR, 2022)
Direção: Pedra Silva // 5 min.
Sinopse: Como acontece um processo de aculturação? Como perceber as pistas para além da matéria visível? De que forma entro em frequência e que estou diante de rastros? Se eu faço é porque pistas foram deixadas. Perguntas nós impulsionam a dobrar o arco e flechar na busca de nossos arquivos vivos. “rastros das z’encruzilhadas” é um trabalho que continua o desejo perene de minhas ancestrais, um fluxo que desmantela o alzheimer colonial.
ITINERÁRIO DE UMA HISTÓRIA SOTERRADA (CE/2023)
Direção, direção de arte, direção de Produção: Lucas Vidal // 5 min.
Sinopse: Inspirada na tese “De Burra Preta a Raimundo: Itinerário de uma história soterrada” do sociólogo Lucas Vidal, a vídeo performance Itinerário de uma história soterrada (2023) evoca a memória de Raimundo Preta, também conhecido como Burra Preta, lembrado através das narrativas de diversas pessoas que trabalharam, moraram ou apenas transitavam pela Praça do Ferreira, no município de Fortaleza, entre as décadas de 70 e 80. Sua história evidencia uma visão colonial dos meios de produção de história sobre os corpos negros, assim como os mecanismos subjetivos de naturalização do racismo. A provocação feita pela ação é dar ênfase à urgência de tratar as memórias da ancestralidade negra de Fortaleza com dignidade.
TAMBOR NA PELE (CE/BR, 2022)
Direção: : Ana Paula Oliveira // 18 min.
Sinopse: “Tambor na pele”, filmado durante os ensaios e o desfile dos maracatus Nação Axé de Oxóssi, Nação Fortaleza e Solar no ano de 2017 em Fortaleza-Ceará, experimenta estéticas sonoras e visuais, buscando a captura de sensações dos agrupamentos de brincantes nessa manifestação popular, tendo como ponto de partida o som dos tambores em coletivo, que vibra no corpo todo e se expande na construção de identidades, coletividades e festejos.
REVENDO CHICO DA MATILDE (CE/BR, 2024)
Direção: Natália Magalhães e David Felício // 11min.
Sinopse: No conjunto das imagens que compõem a memória em torno da abolição no Ceará, poucos são os registros fotográficos em que podemos ver Francisco José do Nascimento ou Chico da Matilde, conhecido comumente como Dragão do Mar, representante dos jangadeiros – grupo protagonista na luta pelo fim da escravidão – e mais raros ainda são os registros de outros personagens negros e negras, os maiores interessados na causa. Poucos são os retratos de heróis e heroínas negras individualizados no Brasil na passagem dos séculos XIX e XX. As fotografias em exibição, são ampliações de uma cena feita no último quarto do século XIX, provavelmente entre 1880 – ano de fundação da Sociedade Cearense Libertadora – e 1884 – data da abolição na então província. Estas fotografias, pertencentes respectivamente ao Museu do Ceará e ao Arquivo Nirez, vieram inicialmente ao MIS para que pudessem ser digitalizadas pelo Laboratório de Digitalização e agora são exibidas ao público, revelando detalhes da cena e da história.

Sessão 3 – Sábado (27/04), às 16h
* Exibição seguida de debate com a equipe do filme;
FORTALEZA LIBERTA (Work in progress, CE/BR, 2024)
Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro
Sinopse: O quadro “Fortaleza Liberta” foi pintado por José Irineu de Sousa em 1883 para representar com fidelidade o dia da assinatura da abolição em Fortaleza, Ceará, primeira capital do Brasil a abolir a escravidão, que se tornaria lei no país apenas cinco depois. A pintura é composta por uma multidão de rostos da elite da época, em sua maioria brancos, que ficaram registrados pelo traço do pintor nesse quadro histórico. O filme propõe, através de olhares múltiplos, leituras da imagem que reflitam sobre os enquadramentos da História oficial. Como é possível pensar, hoje, sobre o conceito de liberdade evocado no título da pintura?

Sessão 4 – Sábado (27/04), às 18h30
ENSAIO SOBRE ABISMOS OU AS IMAGENS QUE RESGATEI DE ALGUM LUGAR DA MINHA MENTE (CE/BR, 2021)
Direção: Rafael Luan // 7 min.
Sinopse: filme dispositivo, de montagem, documentário, ensaio, documentário, híbrido, com imagens e sons.
EUCLYDES (RJ/BR, 2023)
Direção: Rafael Machado // 77 min. // 12 anos
Sinopse Geral: O documentário resgata a figura de Euclydes Pinto Martins, herói cearense da aviação, criador da rota aérea Rio-Nova Iorque, e pioneiro do petróleo em terras brasileiras. Negro e nordestino, sofreu um processo de embranquecimento por parte da historiografia e posteriormente teve sua imagem apagada.

Sessão 5 – Domingo (28/04), às 16h
* Exibição seguida de debate com Viúva Negra, Clébson Francisco, Jovem Èsú, Karina das Oliveiras, Ridimuim e Candombá;
MANIFESTO PARA NÃO ESQUECER (CE/BR, 2023)
Direção: Coletivo Negrada // 14 min.
Sinopse: Por meio da arte generativa, cria a sensação de um olhar que se movimenta num mundo labiríntico e caleidoscópico, relacionando as epistemologias da natureza com o conceito de ancestralidade interespecífica. Assim, a obra busca também seguir pelas rotas de fuga anticolonial, sendo narrada em gualín e em português.
ALEGORIA DOS AUTÔMATOS (CE/BR, 2021)
Direção: Josy Macedo e Clébson Francisco // 15 min.
Sinopse: Dispositivos e distorções, os algoritmos, a retórica: não existe racismo no Brasil. Uma violência que se repete. “Alegoria dos autômatos” é um filme de arquivo e montagem que busca evidenciar o racismo na estrutura imagética brasileira.
REDENÇÃO 2083 (CE/BR, 2023)
Direção: Jovem Èsù // 10 min.
Sinopse: O futuro é uma intervenção do passado. Munu Wancama é um agente de memórias que caminha entre dimensões do espaço-tempo, carregando três cabaças em sua cintura e o desejo de reconfigurar histórias mal contadas sobre seus ancestrais. Em uma de suas viagens, ele chega até Redenção, onde busca refundar imaginários escravistas alicerçados em monumentos da dor negra. Ao usar de suas tecnologias encantadas, cabaças em upload, opera mudanças radicais na paisagem patrimonial da pequena cidade histórica cearense, duzentos anos depois da pioneira abolição tardia.
DO GRÃO AO PIXEL (CE/BR, 2022)
Direção, roteiro e fotografia: Karina das Oliveiras e Ridimuim // 18 min.
Sinopse: Numa manhã de sol quente em Fortaleza, cabos de fibra óptica transmitem sinais. Impulsos de ondas lavam histórias, remontam memórias e anunciam futuros. A natureza habita uma cidade. Inteiramente forte a luz reflete as transformações.
FILHÜ DÜ MANGUE (CE/BR, 2023)
Direção: Candombá e Sagazcidade // 20 min.
Sinopse: FILHÜ DÜ MANGUE é vida ancestral. Rio pulsante, de natureza constante, memória e pertencimento brutal. Lugar onde tudo se cria: movimentos, cores, raízes, vida. A relação de encontro do rio com o mar, fez com que as sementes flutuassem nessas águas e brotassem nesse território mangue firmando raízes profundas nesse lugar cheio de manifestações culturais que atravessam e vivem na memória, no corpo e se faz dança nos encontros, se faz encanto nas vivências pessoais e coletivas em toda a comunidade da Barra do Ceará e bairro Vila Velha, em Fortaleza, no Siará.

Em Breve

‘Vermelho Monet’ (dir. Halder Gomes)
‘Plano 75’ (dir. Chie Hayakawa)

Serviço:

#508 semana de programação do Cinema do Dragão
Período: 25 de abril a 1º de maio de 2024
Horário: horários diversos a partir das 13h40
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Ingressos: R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) à venda na Bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa. Às terças, os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). Sessão Vitrine tem ingressos a R$ 6,00 e R$ 12,00

Fonte: Governo do Estado do Ceará

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