Compartilhar
Selbach: Força-Tarefa apreende 500 quilos de produtos e comerciante é preso após tentar recuperar alimentos impróprios
Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos fiscalizaram, nesta terça-feira, 11 de novembro, três mercados no município de Selbach, no Norte do Estado. Durante a ação, aproximadamente 500 quilos de alimentos foram apreendidos e descartados por apresentarem condições impróprias para consumo.
Entre as principais irregularidades encontradas, estavam produtos com validade vencida, falta de procedência, armazenamento inadequado e alimentos fora da temperatura adequada. Foram apreendidos produtos como carne, pizzas, embutidos, alimentos de padaria, margarina, iogurtes e conservas. Diversos produtos como margarina, iogurte, nata e salgados estavam fora da temperatura exigida pelas normas sanitárias.
Durante a operação, o proprietário de um dos mercados tentou recuperar produtos que já haviam sido colocados no caminhão de lixo para descarte. Ele aproveitou um momento de descuido do motorista e levou parte dos alimentos de volta para o estabelecimento. O homem foi preso em flagrante por furto. O filho do comerciante, adolescente, que também participou do furto e desacatou um policial, vai responder por ato infracional.
Participaram da operação de fiscalização, os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Selbach, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
