Compartilhar
Segunda Agência Integrada do Estado une Detran-MS e Posto de Identificação em Corumbá
População de Corumbá e Ladário passam a contar com Agência Integrada do Detran-MS e Instituto de Identificação
O Governo do Estado ativou em Corumbá a segunda Agência Integrada do Estado, que reúne em um mesmo espaço os serviços do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e Posto de Identificação da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Localizada na Rua Piauí, n°3015, Vila Guarani, a Agência Integrada permite que o cidadão realize, em um só lugar, serviços de habilitação, veículos e a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, Daniel Ferreira Freitas, o novo formato representa um avanço importante para a população. “Agora, com mais 90 agendamentos diários disponíveis, conseguimos atender a demanda de Corumbá de forma mais organizada e ágil. A integração dos serviços é um passo importante nessa modernização, porque simplifica processos e entrega ao cidadão exatamente aquilo que ele precisa: praticidade e rapidez.”
Para o gerente da Agência do Detran-MS, Carlos David, a iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado em aprimorar os serviços públicos e aproximar o cidadão. “A integração entre os serviços facilita o dia a dia da população, que passa a resolver demandas de trânsito e identificação civil sem precisar se deslocar para outros pontos da cidade. Mais uma entrega do nosso governador, Eduardo Riedel, pensando nas pessoas”, avalia o gerente da agência de Corumbá, Carlos David.
Para fazer a nova CIN, é necessário realizar o agendamento prévio pela internet, no site da Sejusp-MS: servicos.sejusp.ms.gov.br . Basta escolher o serviço desejado e definir a data e o horário do atendimento na Agência Integrada de Corumbá. O atendimento do Posto de Identificação é das 7h30 às 17h.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) representa um avanço na identificação civil brasileira, unificando o número do CPF como identificação única em todo o país. A versão física do documento é entregue entre 15 e 20 dias úteis, e a versão digital fica disponível no aplicativo Gov.br até 72 horas após a emissão. O antigo modelo de RG continua válido até 2032.
A validade da CIN varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos incompletos, o documento é válido por 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, por 10 anos; e, a partir dos 60 anos, tem validade indeterminada.
Essa integração reforça a missão do Governo do Estado, por meio da Sejusp e Detran-MS, em oferecer serviços cada vez mais ágeis, humanizados e próximos da realidade dos cidadãos, unindo tecnologia, modernização e cuidado no atendimento.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Maria Ester Rossoni, Comunicação PCI
Fotos: Divulgação


