Compartilhar

Secult reúne projetos culturais comunitários para fortalecer a diversidade de Roraima

Publicado em: 18/11/2025 17:40

A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) e a Rede Estadual dos Pontos de Cultura realizam nesta quarta e quinta-feira, 19, e quinta-feira, 20, o Fórum de Gestores e a Teia Estadual dos Pontos de Cultura de Roraima. A abertura do evento acontece no auditório do Laboratório de Educação e Cultura, Artes e Recreação da UFRR (Universidade Federal de Roraima), a partir das 18h.

O Fórum de Gestores é realizado pela Rede de Pontos Estadual e reúne os coordenadores dos Pontos de Cultura credenciados pelo Ministério da Cultura através do PNCV (Programa Nacional Cultura Viva) e no estado pelos editais específicos. Trata-se de um espaço de articulação para debater e propor políticas públicas culturais, conectar fazedores de cultura e gestores, e fortalecer a rede de Pontos de Cultura.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, o encontro será um espaço de debates e trocas de experiências que visa fortalecer a cultura comunitária em Roraima. O Programa Nacional Cultura Viva é fundamental nesse processo, pois permite que iniciativas locais ganhem visibilidade e apoio.

“Através da Teia, buscamos fomentar a inclusão social e o protagonismo cultural, garantindo que as vozes de nossa diversidade sejam ouvidas” destacou o secretário.

O encontro irá discutir e propor políticas públicas para a cultura, com foco no tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”. O evento terá três eixos centrais: o Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos, a governança da Política Nacional de Cultura Viva e o fomento à criação artística. Ao final da teia serão eleitos 30 representantes locais para participarem no evento nacional entre os dias 24 a 29 de março em Aracruz, Espírito Santo.

O segundo dia do evento acontece no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). reunindo representantes dos Pontos e Pontões de Cultura, visando promover debates, trocas de experiências e a formulação de diretrizes que reforcem a cultura participativa em Roraima. Para além das discussões em torno das políticas públicas de cultura, o evento contará com uma mostra artística com representantes locais.

Com o tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, a Teia faz parte da etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6.ª TEIA Nacional. As propostas geradas durante as discussões em Roraima serão sistematizadas e levadas para o âmbito nacional, contribuindo para uma agenda cultural mais ampla.

Programa Nacional Cultura Viva

O PNCV (Programa Nacional Cultura Viva) embasa os Pontos de Cultura e é considerada uma política pública fundamental para fortalecer as culturas populares e garantir o acesso aos direitos culturais. Criado em 2004, o PNCV valoriza iniciativas comunitárias e promove a inclusão social, permitindo que grupos historicamente excluídos tenham acesso a ferramentas que fomentem suas expressões culturais.

Os Pontos de Cultura promovem a diversidade cultural e a participação cidadã, além de atuar em áreas que vão desde as tradições populares até as expressões contemporâneas.

Confira a programação abaixo:

Dia 19 – Auditório do Leducar/UFRR

⦁          PC Comunidade em Cena – Cortejo de recepção

⦁          PC Confluência Roda de Prosa – Boas-vindas das Ervas

⦁          PC Escola Forrozão – Música Regional

⦁          Pontão Roraima – Coletivo Kanauwa’u Takannau – Comunidade indígena do Canauanin

⦁          19h – Solenidade de Abertura com autoridades e convidados

⦁          Cultura Viva 20 anos: Conquistas e Desafios (Por João Pontes)

⦁          PC Afatabe – Nganga Nzila – Cia de Dança Afro

Dia 20 – Auditório da Seed

⦁          8h – Credenciamento dos delegados/as

⦁          8h30 – Abertura oficial do Fórum dos Pontos de Cultura Roraima

⦁          PCs Ritmizando e Erupção

⦁          PC Circo Imaginarte

⦁          Falas de abertura

⦁          Aprovação do Regimento, Metodologia dos Trabalhos em Grupos e da Votação

⦁          Cultura Viva e Justiça Climática: Recorte Amazônico (Por Mestre Wertemberg Nunes – Comissão Nacional de Pontos de Cultura e Pontão Temático de Formação Pororoca da Cidadania)

⦁          Grupos de trabalhos

⦁          Almoço

⦁          14h – Retorno aos Trabalhos

⦁          Pontão Grande Roda – Ritmos populares Forró e Juninas

⦁          Plenária

⦁          Escolha do/as delegados a TEIA Nacional

⦁          Escolha do/a representante Estadual para CNPdC

⦁          17h – Encerramento do Fórum

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Faça um comentário