Compartilhar
Secretaria da Segurança Pública e Assembleia Legislativa realizam Seminário de Segurança Escolar
Fotos: Ricardo Trida/SSP-SC
Representantes das instituições que compõem o Comitê Integrado de Cidadania e Paz nas Escolas (Integra) se reuniram nesta terça-feira, 18, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para a realização do 2º Seminário de Segurança Escolar: A infraestrutura como forma de prevenção à violência. Com presença massiva de profissionais das forças de segurança, da Educação e de outras instituições, o evento deste ano integrou as comemorações dos 90 anos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).
Em sua segunda edição, o seminário surge como resposta à necessidade urgente de fortalecer a proteção nas instituições de ensino, evidenciada por episódios de violência que mobilizaram sociedade e governo nos últimos anos. O objetivo é debater estratégias integradas e destacar a importância da infraestrutura escolar na prevenção à violência, reunindo especialistas de diversas áreas.
Ao discursar na abertura do seminário, o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que Santa Catarina está na vanguarda das ações de segurança escolar a partir da atuação do Comitê Integra, aliada às iniciativas do Governo do Estado. Graff ressaltou também os programas preventivos desenvolvidos pelas forças de segurança, como o Escola Mais Segura, que conta com mais de 440 agentes em escolas públicas estaduais, algo inédito no Brasil.
“O governador Jorginho Mello costuma dizer que, aqui em Santa Catarina, a educação e a segurança caminham de mãos dadas. Prova disso é a atuação excepcional do Integra. Que este encontro se converta em ações concretas e boas práticas, capazes de transformar a nossa atuação e inspirar novos caminhos para a segurança pública e para a educação, sempre em benefício de toda a sociedade. Aqui, nós trabalhamos para proteger a escola, porque protegê-la é proteger o futuro”, destacou.

Principais temas em debate
Após a explanação dos deputados estaduais Paulinha e Mário Motta sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Comitê Integra, teve início uma extensa programação de painéis temáticos. O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, acompanhado do tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, abordou o tema “O que é uma escola segura em termos de infraestrutura? ”.
Também foi apresentado o painel “Experiências de escolas públicas seguras”, conduzido por representantes da Secretaria da Educação e com a participação de diretores de escolas estaduais e municipais, além de representante do Proerd. Houve ainda a participação das colaboradoras do Comitê Integra, Marinez Chiquetti e Regina Panceri, com o painel “O plano de contingência na prática”.
Ao longo da tarde, a programação prosseguiu com o tema “Programas preventivos das forças de segurança”, com a participação da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza; do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jofrey dos Santos Silva; da delegada da Polícia Civil, Patrícia Zimmermann d’Ávila; e do chefe do CyberGaeco, promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.

O procurador do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, acompanhado do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gerson dos Santos Sicca, e do gerente de Operações Municipais do Badesc, Marselle Goulart, apresentou o painel “Alternativas de financiamento de projetos para a infraestrutura escolar”.
O tema “Uso de tecnologias nas escolas: segurança eletrônica” foi abordado pelo diretor de Administração da Secretaria da Educação, Cristiano Brum, junto ao secretário municipal de Educação de Governador Celso Ramos, Adilson Costa, e ao sócio da empresa Homolab, Luigi Silva Mota.
Por fim, o coordenador de Polícia Comunitária da SSP-SC, capitão PM Leonardo Baccin, apresentou os resultados do programa Escola Mais Segura, acompanhado pelo capitão PM Leandro Stadlober; pelo sargento PM Fernando da Silva Kahl; pelo sargento PM Marcelo Niquelati; e pelo sargento PM Rodrigo Mezandri.
O Seminário de Segurança Escolar marca a continuidade da estratégia estadual de construção de ambientes educacionais mais seguros, com educadores mais preparados, alunos mais protegidos e comunidades mais acolhidas.

Sobre o Comitê Integra
O Comitê Integra, composto por representantes do Legislativo e do Executivo, vem se consolidando como referência nacional em integração e governança. A Lei nº 18.878, de 4 de abril de 2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello, instituiu o comitê vinculado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) com a finalidade de discutir políticas de aprimoramento da segurança nas escolas da rede estadual de ensino.
Atualmente, o Comitê é formado por mais de 30 instituições, entre elas a SSP-SC e as forças de segurança pública — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
