Compartilhar
Seap-PB 97 anos: Os primeiros livros sobre o Sistema Penal da Paraíba
Na história dos 97 anos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), apenas recentemente foram publicados livros sobre o sistema prisional paraibano. Registramos aqui essas obras literárias pioneiras sobre a temática em questão. Essa produção dá início à bibliografia específica do sistema penal paraibano.
No ano de 2006 o então secretário Pedro Adelson escreveu e publicou o livro Sistema Penitenciário – Cotidiano nos Presídios.
O policial penal Mazukyevicz Nascimento, em 2011, publicou o livro Que pode a educação na prisão? Mazukyevicz vai publicar em dezembro a obra Polícia Penal – História, Teoria e Prática. Um manual da Polícia Penal brasileira.
Em 2018 ocorreu a publicação da plaquete Seap 90 anos. No ano de 2022 foi publicado o primeiro livro sobre ressocialização nas prisões de nosso estado. Reinserção Social no Sistema Penitenciário da Paraíba. Uma coletânea de relatos de profissionais envolvidos na política do governo direcionada às pessoas em privação de liberdade. Na verdade, a versão digital dessa obra foi publicada em 2021 no site da secretaria.
Ainda em 2022, foi lançado o livro Banho de Sol – pessoas privadas de liberdade – relatos de vida, obra organizada por Osman Matos, Rosana de Luna Freire e Breno Cavalcanti Cunha, Breno, policial penal.
Em 2023, a publicação do livro Seap 95 anos. Mais uma obra destacando a trajetória de uma das quatro secretarias mais antigas do governo da Paraíba, com alguns artigos de policiais penais e servidores administrativos.
Também no ano de 2023 o policial penal José Ferreira Nunes Neto lançou a obra Polícia Penal – Impactos no Cenário da Administração Penitenciária da Paraíba, pela editora Dialética.
Ano passado (2024) foi produzida uma obra histórica, o livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba. Coletânea escrita por 36 mulheres, sendo 16 policiais penais, além de professoras, assistente social, advogada, psicóloga, pedagoga, médica, odontóloga, enfermeira, técnica de enfermagem.
Agora em 2025, no mês de outubro, ocorreu o lançamento do livro Policiais Penais da Paraíba – Perfis. Os autores dessa obra são 20 policiais penais, sendo quatro mulheres.
Outros livros publicados por policiais penais:
O policial penal Stanley Gusmão já participou de alguns livros, dentre eles: Inteligência, Segurança Pública, Organização Criminosa.
Simone Reis é uma das autoras do livro Mulheres na Segurança Pública – edição poder de uma história volume 1. A coletânea foi escrita por 25 mulheres e o lançamento ocorreu em São Paulo.
O jornalista e escritor, Saulo Nunes, ex-agente penitenciário e atual policial civil, publicou no ano de 2019 o livro Monte Santo – a Casa de Detenção de Campina Grande.
O diretor-geral do Grupo Penitenciário de Operações Especiais – GPOE, Fabiano Lucas, está concluindo obra sobre essa tropa especial, com o título A criação do GPOE e a construção da ordem nos presídios da Paraíba.
Os livros Seap 90 anos, Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano, Seap 95 anos, Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba, e Policiais Penais da Paraíba – Perfis, foram idealizados e editados pelo jornalista, escritor e policial penal, Josélio Carneiro de Araújo. São coletâneas patrocinadas pelos autores, exceto a segunda obra dessa lista, que foi financiada pela Seap-PB.
_______
Ascom/Seap-PB
Texto: Josélio Carneiro de Araújo
Fotos: Acervo Seap-PB