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Se Liga no Enem: Governo acerta tema da redação do Enem 2025 e reforça preparo dos estudantes da rede estadual
O programa Se Liga no Enem Paraíba, do Governo da Paraíba, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), gabaritou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O simulado aplicado pela equipe do programa na semana que antecedeu a primeira etapa do exame trouxe, como proposta de produção textual, o mesmo tema cobrado oficialmente no último domingo (9): “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A proposta de redação elaborada pelo Se Liga no Enem seguiu o mesmo formato exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, fundamentado em explicações e argumentos consistentes. Os participantes do simulado também contaram com textos motivadores, que apresentavam reflexões sobre o convívio entre gerações e os impactos das transformações sociais e tecnológicas na percepção do envelhecimento. O material proposto pelos professores da rede estadual estimulava o pensamento crítico e o olhar social sobre as relações intergeracionais, abordando de forma ampla o tema que viria a ser o foco da redação nacional.
A coordenadora do Se Liga no Enem Paraíba, Izabelly Dutra, destacou que a coincidência entre os temas do simulado e da prova oficial representa o resultado de um trabalho contínuo e coletivo. “É com muito orgulho e satisfação que recebemos a notícia que, em nossa última semana de preparação para a prova de Linguagens e Redação, nossa equipe de professores gabaritou o tema da redação do Enem 2025. Isso é fruto de um trabalho coletivo a longo prazo. Durante todo o ano realizamos reuniões para planejamento das melhores estratégias da equipe, a fim de entregar sempre o material mais atualizado e alinhado com a Matriz de Referência do Enem. A escolha desse tema foi feita por nossa equipe de professores de redação. Estamos orgulhosos do trabalho de toda a equipe”, afirmou. Ela também ressaltou que o programa segue com atividades voltadas ao segundo dia de provas, incluindo simulados específicos e transmissões ao vivo pelo canal no YouTube.
O coordenador pedagógico do programa, Haniel Lima, destacou o cuidado e o rigor adotados no processo de escolha do tema do simulado. Segundo ele, a validação da proposta foi uma etapa essencial para assegurar que a experiência do estudante fosse o mais próxima possível do exame oficial. “Antes da aplicação, nossa equipe se dedicou a selecionar um tema que dialogasse com os desafios contemporâneos e estimulasse o pensamento crítico dos estudantes. Validar esse tema significou assegurar que ele estivesse alinhado às competências exigidas pelo Enem, fosse claro, acessível e capaz de provocar reflexões profundas. Essa preparação cuidadosa reforça nosso compromisso com uma formação sólida e equitativa, oferecendo aos estudantes uma experiência que simula com fidelidade o exame oficial e os prepara para enfrentar a prova com confiança e autonomia”, destacou.
Durante o simulado, os participantes precisaram escrever a redação à mão e encaminhá-la em formato PDF ou imagem, garantindo que o processo de correção mantivesse o mesmo padrão exigido nas avaliações oficiais. A proposta apresentava textos motivadores com diferentes perspectivas sobre o convívio entre gerações. Entre os trechos selecionados, estavam reflexões sobre o papel das gerações na transmissão de saberes e na adaptação às transformações sociais e tecnológicas. Os textos, de autores como Maria Clotilde de Carvalho e Mário Sérgio Cortella, convidavam o estudante participante do programa a pensar sobre como o envelhecimento e o diálogo intergeracional contribuem para a construção de uma sociedade mais integrada e consciente das diferenças etárias.
A egressa da rede estadual, Nataylma Henrique de Lima, do município de Casserengue e ex-aluna da ECI Beatriz Maria de Abreu (2ª GRE), relatou a importância do Se Liga em sua preparação. “Esse ano decidi tentar entrar numa universidade e, até então, não tinha condições de pagar cursinhos. Pesquisando, encontrei o canal do YouTube do Se Liga no Enem e descobri que era um curso online. Me inscrevi e comecei a estudar, foi quando percebi o quanto ainda precisava aprender. No início, tirava 600 nas redações, mas, com as aulas e práticas ao longo do ano, consegui chegar até 920. No último simulado, quase desisti porque não sabia muito sobre o tema, mas pensei: e se esse for o tema do Enem? Fiz o texto e, ao ver a prova, percebi que já sabia os repertórios e os argumentos. O tema era muito semelhante. Amei ter participado do Se Liga, tenho muita gratidão a todos os professores”, contou.
A equipe de professores do Se Liga no Enem responsável pela elaboração do simulado – Áquila Sartori, Ivo Filho e Isaac Barbosa – trabalhou ao longo do ano em atividades de formação e em revisões constantes das propostas de redação. As ações foram desenvolvidas de forma articulada com os demais componentes do programa, que inclui videoaulas, podcasts, lives, materiais de estudo e simulados presenciais e online. O objetivo é oferecer aos estudantes da rede pública estadual uma preparação contínua e acessível, que contemple os diversos eixos do Enem, desde a leitura e interpretação de textos até a produção escrita e o domínio das competências exigidas. “Os estudantes saíram da sala ontem com a sensação de que produziram um ótimo texto, porque havia muitas possibilidades de repertórios socioculturais e de estratégias argumentativas. Foram diversos comentários nesse sentido, e isso só demonstra o trabalho bem feito do Se Liga no Enem”, afirmou.
Ao longo de 2025, o Se Liga no Enem promoveu sete festivais presenciais, com 34 regionais mobilizadas e um total de 28 mil respostas em formulários avaliativos, além da produção de mais de 190 videoaulas e o mesmo número de podcasts transmitidos pelas rádios Tabajara e Parahyba. O acerto do tema da redação reforça a importância do Se Liga no Enem como uma política pública consolidada de apoio pedagógico à preparação dos estudantes para o ingresso no ensino superior. O programa atua de forma integrada com as escolas e as Gerências Regionais de Educação, buscando garantir que os alunos tenham acesso a materiais atualizados e oportunidades de treino semelhantes às condições reais do exame.
Além da conquista simbólica, o resultado serve como motivação para a continuidade das ações do programa, que mantém em andamento o Simulado do Segundo Dia de Provas do Enem, disponível nas salas de aula virtuais e nas plataformas digitais do Se Liga no Enem. As lives noturnas no canal do YouTube seguem acontecendo diariamente, com foco nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza.