Compartilhar

Saúde realiza ação alusiva ao “Dia D” de enfrentamento do câncer de boca

Publicado em: 11/11/2025 17:35

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Básica à Saúde (Goab), realizou, nesta terça-feira (11), no Centro Odontológico Cruz das Armas (Coca), em João Pessoa, uma ação alusiva ao “Dia D” de enfrentamento do câncer de boca. A iniciativa integra o movimento nacional promovido pelo Ministério da Saúde, que mobilizou estados e municípios em torno da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A Paraíba foi um dos cinco estados selecionados para apresentar suas estratégias, com destaque para as ações do Programa Paraíba Contra o Câncer e Teleestomato, um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voltado ao profissional de saúde bucal, cujo objetivo é auxiliar na discussão de casos clínicos complexos sobre diagnóstico e manejo de casos de câncer de boca.

A programação contou com um webinário e atividades presenciais no Coca, onde foram realizadas orientações educativas aos usuários sobre prevenção, sinais de alerta e cuidados com a saúde bucal, além da entrega de materiais informativos e da realização de exames clínicos. Nos casos em que foram identificadas alterações suspeitas, os pacientes foram encaminhados para investigação diagnóstica, com cadastro imediato no Teleestomato e acompanhamento pela rede estadual de saúde. A agenda ocorreu de forma colaborativa, com o apoio dos residentes da Residência Multiprofissional em Clínica Integrada de Odontologia (Reclio). 

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da SES, Matheus Medeiros, tanto o Teleestomato quanto o Paraíba Contra o Câncer garantem a integralidade do cuidado ao paciente. “O Telestomato é uma ferramenta voltada ao diagnóstico precoce, enquanto o Paraíba Contra o Câncer amplia o acesso ao tratamento especializado para os usuários diagnosticados. A proposta da ação foi reforçar o papel da Atenção Primária na detecção precoce do câncer de boca, ampliando a conscientização da população e fortalecendo as estratégias integradas de cuidado”, frisou.

O assessor técnico da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Renato Ishigame, destacou as ações exitosas da Paraíba no enfrentamento do câncer de boca. “O Estado da Paraíba se destaca nacionalmente pela atenção e pelo cuidado voltados ao enfrentamento do câncer de boca, especialmente pela parceria entre a UFPB, a Secretaria de Estado da Saúde e os municípios. Essa integração tem ampliado o acesso da população aos serviços de diagnóstico e garantido suporte técnico aos profissionais que atuam nessa frente”, disse. 

Sobre o câncer de boca – O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. 

O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca e orofaringe. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe. O câncer de boca e orofaringe é passível de prevenção e diagnóstico precoce.

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário