Compartilhar
Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano
Agência Assembleia
A psicóloga Marina Coelho falou sobre como driblar o impacto psicológico das festas de fim de ano no programa ‘Saúde e Bem-estar’, que foi ao ar nesta quarta-feira (10) pela Rádio Assembleia. Na oportunidade, a profissional de saúde discorreu sobre os efeitos emocionais que o encerramento do ano traz para as pessoas.
Essa sensação tem um nome, ‘dezembrite’. Para a psicóloga, este mês, ao tempo em que as pessoas desaceleram, também há a pressão em analisar sobre o que ocorreu durante o ano. “Dezembro chegou e, às vezes, traz uma culpa por projetos não executados, também vem à mente alguns lutos, sentimento de mudança e aprimoramento que chegam como sentimentos negativos”, disse Marina Coelho.
Durante a conversa com as apresentadoras Lêda Lima e Marina Sousa, a psicóloga deu algumas dicas de como amenizar estas questões. “Nos aproximando de pessoas que a gente ama, que escolhe dividir a vida, conviver. Cultivar bons relacionamentos é bom para a saúde mental, inclusive, se não está fazendo bem, tomar a decisão de se afastar. Mas também uma boa alimentação, atividade física, ajudam muito”, destacou Marina Coelho.
Ela chamou a atenção para os sinais em relação a problemas mentais que, muitas vezes, acabam sendo disfarçados pelas pessoas. Marina Coelho ressaltou ainda a necessidade de observação das pessoas para acolhê-las da melhor forma. “Temos de observar os sinais e ver que, muitas vezes, é necessário se colocar em local de apoiadores”, finalizou a psicóloga.
Assista ao programa:
