Compartilhar

Santa Maria: MPRS articula convocação de concursados pelo Município para atender crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Publicado em: 12/12/2025 21:25

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da atuação conjunta do Núcleo de Atendimento às Vítimas e das Promotorias da Infância e Juventude e da Educação, mediou junto à Prefeitura de Santa Maria a convocação de profissionais aprovados em concurso público para reforçar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no município.

A demanda chegou ao núcleo, por meio do Comitê da Escuta Especial, indicando que mais de 150 crianças e adolescentes aguardavam atendimento psicológico. Diante da gravidade da situação e da prioridade absoluta da infância, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias, a promotora Giani Pohlmann Saad, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas, articulou com as colegas Rosimari Meller Antonello, com atribuição na 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Infância e Juventude, e Rosangela Corrêa da Rosa, da Promotoria Regional da Educação, para viabilizar a solução.

Como resultado, o Município convocou nesta sexta-feira, 12 de dezembro, 39 profissionais das áreas de psicologia, assistência social e saúde, parte deles destinada especificamente ao atendimento das vítimas de violência sexual. A medida fortalece a rede de proteção e garante resposta rápida às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A reunião que definiu a estratégia ocorreu no dia 19 de novembro, no Espaço Bem-me-quer, no MPRS, com a presença das promotoras Giani Pohlmann Saad, Rosimari Meller Antonello e Rosangela Corrêa da Rosa; do procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; de Daiana Schneider Vieira, do Comitê da Escuta da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde; de Leila Cordeiro, conselheira tutelar; e de Janaína Procópio, do Serviço da Família Acolhedora.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário