InícioSANTA CATARINAGoverno do Estado segue atuação no Alto Vale do Itajaí; número de...

Governo do Estado segue atuação no Alto Vale do Itajaí; número de mortes chega a 21



Foto: Divulgação / CBMSC

Os trabalhos das equipes do Governo de Estado para assistência às vítimas e o restabelecimento dos serviços seguem no Alto Vale do Rio Itajaí, região atingida pelas fortes tempestades na última semana. Nesta terça-feira, 22, foram localizados e identificados os últimos corpos que constavam como pessoas desaparecidas. Com isso, encerrou o trabalho de busca. O último corpo desaparecido foi encontrado em Presidente Getúlio pelo Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) e maquinário da prefeitura.

O relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), às 17h desta terça-feira, contabiliza 21 óbitos, sendo 18 registrados em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. Ainda conforme a atualização, são 170 desabrigados e 211 desalojados na região. O levantamento de danos e prejuízos nos municípios permanece.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar seguem no local e conta com o reforço de 28 alunos do Curso de Formação de Sargentos, que já possuem experiência de trabalho. A partir de agora, o foco é na ajuda humanitária, auxiliando as pessoas para a reconstrução de residências, distribuição de donativos, além da desobstrução de vias e limpeza das cidades.

A operação está sendo realizada de forma integrada com as instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que está instalado em Rio do Sul. Dentre elas estão DCSC, CBMSC, Polícia Militar (PMSC), Instituto Geral de Perícias (IGP), Celesc, Cidasc, Epagri, Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Civil, dentre outras.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda não transitar em áreas alagadas. A atenção deve ser redobrada para sinais de problemas nas estruturas nas residências. Rachaduras, paredes inclinadas, portas e janelas com dificuldade para fechar são alguns desses indícios.

Já nas proximidades de barrancos ou encostas, devem ser observados postes e árvores inclinados que indicam movimentação do solo ou risco de deslizamento.

Quando constatado qualquer sinal de problemas, a indicação é deixar o local e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros Militar.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: [email protected]
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA