- PUBLICIDADE -

Roraima

Governo financia 3 mil caixas colmeias para aumentar produção de mel em Roraima Destaque

Publicados

em


O mel produzido em Roraima já ganhou o mundo e este ano, foi enviado um carregamento com 50 toneladas para a Alemanha e ontem, dia 22, foram despachadas 40 toneladas para os estados do Paraná e Santa Catarina. Para aumentar essa produção de mel e fortalecer o segmento, o Governo de Roraima assinou o contrato com 22 apicultores para o financiamento de três mil caixas colmeias para os produtores cadastrados na ASA (Associação Setentrional dos Apicultores).

O crédito disponibilizado pelo Governo por meio da Desenvolve Roraima soma R$ 570 mil. Quem buscar o financiamento terá o prazo para quitação de quatro anos, sendo o primeiro de carência.

“Como é uma produção que visa beneficiar a agricultura familiar, criamos uma linha de crédito para aquisição de mais caixas colmeias e assim aumentar a produção. Este ano, por exemplo, foi feita a primeira  exportamos de mel  para Alemanha e um outro carregamento com 40 toneladas para outros Estados brasileiros. Para se ter uma ideia o produtor com 100 colmeias, trabalha três dias por semana e tem renda mensal de R$ 2 mil. O que estamos fazendo é exatamente a valorização dos apicultores atuais e estimulando novos produtores para ser ampliada a quantidade de pessoas beneficiadas”, relatou o governador Antonio Denarium.

Leia Também:  Governo assina memorando de entendimentos com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Korea

A liberação do crédito para os apicultores é uma ação estratégica do Governo para o desenvolvimento da atividade no Estado.

“A apicultura está dentro do plano Roraima Socioambiental que compõe o Roraima 2030, com metas a serem alcançadas. A agricultura está definida como setor estratégico e por isso estamos estudando e buscando maneiras de valorizar cada vez mais”, pontuou o secretário de Agricultura Emerson Baú.

O presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes destacou o papel da instituição dentro do processo de fortalecimento da apicultura.

“A missão da Desenvolve Roraima é justamente financiar os setores produtivos e levando desenvolvimento sustentável. Alinhados a esse mercado que muito cresce, com toda essa estrutura que o Governo de Roraima está viabilizando, de instalação, assistência técnica, e ambiente de negócios de crédito facilitado, podemos financiar com bastante escala a produção”, apontou.

Para o membro da Associação Setentrional dos Apicultores, Pedro Freitas, a produção de mel não beneficia apenas a família dos produtores, mas também contribui para o crescimento financeiro do Estado.

“É uma satisfação muito grande, porque nunca tivemos isso aqui no Estado. Hoje temos um projeto limpo que beneficia diretamente o produtor que vai produzir e trazer o mel para dentro da Associação. Então é muito importante o que o governador Antonio Denarium está fazendo pela gente e principalmente pelo crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] em Roraima]”, destacou.

Leia Também:  Governo do Amapá decreta situação de emergência em 13 municípios

 

 

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA