Compartilhar

Sanepar oferece curso gratuito de hidráulica e ligação de esgoto a moradores de Piên

Publicado em: 07/11/2025 15:28

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando cursos sobre hidráulica em Piên, na Região Metropolitana de Curitiba. O foco são pequenos consertos e a execução correta das ligações de esgoto das casas à rede pública de esgotamento sanitário. Na cidade, a Sanepar investiu cerca de R$ 20 milhões em obras de esgotamento sanitário e já é possível fazer as conexões dos imóveis às redes coletoras.

Os treinamentos são gratuitos e podem ser feitos por homens e mulheres, maiores de 18 anos. Um desses cursos está sendo realizado nesta sexta-feira (07), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piên, com a participação de moradores, contatados com apoio da Agência do Trabalhador local. O próximo curso da Sanepar na cidade será nos dias 3 e 4 de dezembro e já tem inscrições abertas pelo Whatsapp: (41) 99259-9652.

TEMAS – O empregado da Sanepar Wilson Dib Júnior explica que o curso está dividido em duas partes, sendo a manhã dedicada à água e a tarde, ao esgoto. “Os participantes aprendem diversos tipos de serviços que podem ser realizados no ambiente doméstico, como pequenos reparos e identificação de vazamentos, mas também como se faz a ligação correta de esgoto das residências à rede da Sanepar”.

“Isso é fundamental para o bom uso da rede da Sanepar, sendo que os participantes aprendem o que precisam para fazer a ligação em suas casas e, também, podem usar o conhecimento para fazer para vizinhos e outras pessoas que precisem, o que pode criar uma nova oportunidade como alternativas de trabalho e de renda. Os treinamentos também trazem aperfeiçoamento para quem já trabalha com isso”, explica.

A oficina faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar que prevê diversas atividades. “Visitas domiciliares de sensibilização ambiental e de orientação técnica sobre as ligações de esgoto e reuniões e vistorias técnicas também fazem parte da ação. Em Piên, dentro do Programa, também foram instaladas três colmeias de abelhas nativas sem ferrão em unidades educacionais, além da realização de uma oficina sobre horta doméstica em uma escola da cidade, como parte de trabalhos de educação socioambiental”, informa Dib.

OBRAS – A Sanepar implantou 23 mil metros de rede coletora de esgoto, 770 ligações de esgoto e construiu uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de emissário, estação elevatória de esgoto e linha de recalque em Piên. “Com as obras passaremos a atender todo o perímetro urbano da cidade, com uma ETE capaz de tratar até 6 litros por segundo”, conta o gerente de Obras da Sanepar, Anderson Presznhuk.

As obras estão finalizadas. “Estamos com a Estação e as obras prontas, sendo necessário que a população faça as ligações corretas e usufrua do benefício do sistema de esgotamento sanitário. Os serviços da Sanepar trazem novos horizontes para Piên e fazem parte dos esforços da Companhia para a universalização do saneamento, ideal que a Sanepar tem perseguido desde a sua fundação e que é cada vez mais impulsionado pelo governo estadual”, afirma o presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Além das obras realizadas, os investimentos da Sanepar no município devem elevar o atendimento com redes de esgotamento a 90% até 2033, conforme estabelece o novo Marco Legal do Saneamento Básico, previsto pela Lei n.º 14.026. As obras de esgotamento sanitário são fundamentais tanto para qualidade de vida quanto pela questão ambiental, e mesmo para valorização dos imóveis.

Wilson Bley ressalta ainda que o objetivo da Sanepar é atingir a meta legal antes do prazo previsto em lei. “O governador tem colocado como meta o ano de 2030 e estamos trabalhando firmemente para isso porque entendemos que o saneamento é um caminho seguro e necessário para a qualidade de vida, em inúmeros aspectos e de modo amplo, em todo o Paraná”, diz Bley.viço:

Serviço:

Curso de Hidráulica da Sanepar

Datas: 03 e 04/12 (à tarde)

Público: moradores de Piên, homens e mulheres, acima de 18 anos

Inscrições abertas pelo Whatsapp: (41) 99259-9652.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário