O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, recebeu mais de 700 inscritos nos editais de projetos culturais da Lei Aldir Blanc. As inscrições encerraram na segunda-feira, dia 07. Uma comissão vai conferir os anexos de cada inscrição e o número de projetos habilitados serão divulgados até quinta-feira, dia 10.
Em seguida, os projetos passarão por uma comissão avaliadora, formada por membros da Sociedade Civil e da Secult e do Conselho Estadual de Cultura. O resultado final será divulgado no dia 17 de dezembro.
O músico J. Pessoa, foi um dos que procurou a sede da Secretaria para tirar dúvidas e realizar a inscrição. “Espero muito ser contemplado com esse projeto, sou músico há mais de dez anos em Roraima e pela primeira vez participo de um edital ligado a cultura. Agradeço muito a equipe que nos atendeu, tudo muito bem organizado e seguindo as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde”, relatou.
De acordo com o secretário de Cultura, Johnson Castro, os editais tiveram uma participação massiva de artistas e fazedores de cultura.
“Os editais são ferramentas de apoio ao setor cultural – coordenada pela Secult em uma situação de vulnerabilidade dos trabalhadores da cultura, a ponto de atingir o mínimo existencial de suas famílias. A partir de agora, a Secult segue para a fase de habilitação que corresponde a análise do cumprimento das exigências mínimas e da entrega dos documentos requisitados no edital”, reforçou.
Valores contemplados
Ao todo, são 11 instrumentos de seleção pública que irão investir R$ 11.054.053,40, em diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa.
São eles: prêmios: Nonato Chacon (de Artes Cênicas); Anísio Fernandes (de Artes Visuais); Malu Campos (de Artesanato); Laucides Oliveira (de Audiovisual); Vovó Bernaldina (de Cultura Indígena); Joel Rodrigues (de Cultura Popular e Afro-Brasileira); Janer da Silva Pinho (de Economia Criativa); Tia Quelé (de Cultura Alimentar – Gastronomia); Augusta de Oliveira Ferreira (de Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas Áreas da Cultura, Economia Criativa e Patrimônio Histórico); Dorval de Magalhães (de Literatura); e Dagmar Ramalho (de Música).