InícioRIO DE JANEIROInea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol

Inea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol


Inea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol

3 de novembro de 2020

 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá nos dias de quarta a sexta-feira (de 5 a 7 de novembro) oficinas de reciclagem para guias e condutores do Parque Estadual da Costa do Sol. O curso faz parte do recadastramento dos guias e condutores de visitantes da área de proteção ambiental, localizada na Região dos Lagos, que se credenciaram junto ao órgão ambiental em 2016 e 2018.

 

A capacitação é destinada aos guias e condutores que fizeram o curso do Inea. As inscrições para a oficina, que será realizada via internet, vão até dia esta terça-feira (3) no link:  https://bit.ly/3o4IYRz

 

As aulas contarão com diversos temas, entre eles o detalhamento do plano de manejo e visitação da unidade de conservação, das regras de reabertura das unidades de conservação estaduais, bem como noções de impacto ambiental.

 

Com 9.841 hectares de área, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

 

Geração de renda

 

Com o objetivo de promover uma experiência mais segura e de qualidade para os visitantes das áreas protegidas estaduais, assim como fomentar a economia local, o Inea desenvolveu o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Desde 2016, o instituto capacitou e credenciou 231 guias e condutores para trabalharem em oito unidades de conservação estaduais.

 

– Iniciativas como essa são a prova de que podemos aliar desenvolvimento sustentável com a geração de emprego e renda. Ganha o nosso estado e também a população fluminense – destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

 

Os candidatos selecionados pelo Inea passaram por capacitações teórica e prática que somaram 130 horas/aula, tornando-se aptos a conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. O processo seletivo deu prioridade a moradores de comunidades próximas às unidades, levando em conta também critérios socioeconômicos, como hipossuficiência de renda.

 

Para contratar guias e condutores de visitantes credenciados pelo Inea e se informar sobre os processos seletivos, acesse o site www.parquesestaduais.inea.rj.gov.br.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA