Compartilhar
Realizações e desafios: TI da Sefaz promove 2ª Reunião de Alinhamento Estratégico de 2025
12 de dezembro de 2025 – 10:14
#alinhamentoestrategico #rae-cotic #Sefaz Ceará #tecnologia #TIC.
Vanessa Alves – Texto– Ascom Sefaz
Bárbara Barbosa – Fotos
Encontro contou com mais de 100 participantes
Equipes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizaram, na manhã desta quinta-feira (11/12), no auditório da sede III do fisco estadual, a 2ª Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) de 2025. Além de integrar servidores e colaboradores de diferentes segmentos de TIC, o momento visou apresentar os principais resultados e aprendizados obtidos neste ano, bem como perspectivas, desafios e prioridades para 2026.
Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), Guilherme França, a Cotic tem muito a celebrar quanto às conquistas de 2025. “Foi um ano de muitas entregas, como mudanças no Sitram [Sistema de Trânsito de Mercadorias], novas máquinas para toda a Casa e modificações para a governança de dados. A TI é extremamente importante para a Secretaria da Fazenda, uma mola propulsora para o desenvolvimento da Casa”.

PDTI e entregas estratégicas
Na percepção do titular da Cotic, Thiago Barcelos, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que é feito com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), “é um norte para termos uma visão dos impactos do nosso trabalho”.
O gestor exemplificou como resultado-chave (key result – KR) totalmente alcançado em 2025 a melhoria de 22,50% da perspectiva do usuário sobre os sistemas de trânsito, a qual a Cotic superou ao atingir 31%, além de abordar a rota de transformação da Coordenadoria referente ao PDTI 2026-2027.

À frente das células que compõem a Cotic, os orientadores da TI da Sefaz explicaram a estrutura organizacional dos respectivos setores, as entregas estratégicas ao longo de 2025 e os desafios para o próximo ano.
Conduziram apresentações da Célula de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cegot) o orientador Andrei Oliveira; da Célula de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ceiti), Francisco Alceles; da Célula de Soluções e Projetos de TIC (Cesop), Daniel Boyadjian; da Célula de Governança e Inteligência de Dados (Cegid), Luciano Tecchio; da Célula de Sistemas de Informação (Cesinf), Aguimar Neto.
