Compartilhar
Projeto “TCendo o Futuro” leva crianças ao TCDF para conhecer o papel do controle externo
Nesta quinta-feira (6), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu alunos do 5º ano das Escolas Classe 106 Norte e 06 do Cruzeiro para falar sobre a importância do controle social. A visita faz parte do projeto “TCendo o Futuro”, idealizado e realizado pela Escola de Contas do TCDF (Escon), com o objetivo de despertar a consciência cidadã nas crianças.
Na 5ª edição do projeto, cerca de 40 estudantes participaram de um tour guiado pelas dependências do Tribunal, visitando a Biblioteca Cyro dos Anjos, o gabinete da Presidência e o Plenário. Durante o encontro, as crianças assumiram os papéis de auditores de controle externo e de conselheiros e se divertiram com as atividades propostas pelos instrutores da Escon.
O presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, recebeu as crianças em seu gabinete e falou sobre a importância da fiscalização dos recursos públicos. “O objetivo é compreender o que significa a administração pública e conhecer o papel das autoridades e dos órgãos fiscalizadores, como o TCDF”, ressaltou.
De maneira didática, a auditora de controle externo Cinthia Tomazi explicou como a sociedade pode auxiliar o Tribunal nas fiscalizações. “Se você identificar algo errado, relate a um adulto, pai, mãe ou responsável, para que ele registre a denúncia. Se confirmada, os auditores vão até o local e apuraram os fatos com o máximo de cuidado e precisão”, explicou.
Por fim, a auditora de controle externo Janaína Carvalho, que também foi aluna da escola 106 Norte, recordou a sensação de revisitar a própria infância. “Senti vontade de inspirá-las especialmente porque, na escola pública, o caminho até certas oportunidades parece distante”, comentou.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), o projeto reforça o papel do TCDF na formação de cidadãos conscientes.


Confira aqui todas as fotos do evento
