Compartilhar

Procon apreende mais de 300 cervejas vencidas em Baliza

Publicado em: 19/11/2025 18:17

Devido as irregularidades identificadas pelo Procon Goiás, quatro estabelecimentos foram autuados e tem o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos (Foto: Procon)

Em dois dias de fiscalização, Procon Goiás apreende mais de 300 unidades de cervejas vencidas em estabelecimentos comerciais de Baliza, município que fica a 415 quilômetros de Goiânia.  Além disso, também foram encontradas bebidas alcoólicas sem o registro do Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e fogos de artifícios vendidos irregularmente.

A operação ocorreu em cinco estabelecimentos da cidade.  Somente em um supermercado, foram encontradas 257 unidades de cervejas, algumas com vencimento em março e outras com vencimento em julho.

Em outro local, cerca de 20 garrafas de cachaça, totalizando 30 litros, foram apreendidas.  Os produtos eram comercializados sem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contrariando a legislação do setor.

Procon

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, explica que o consumidor deve ficar atento ao rótulo da embalagem desses produtos. 

“Para serem vendidas, as bebidas alcoólicas devem ter o registro do Mapa, além de informações claras sobre a sua origem no rótulo da embalagem. Produtos sem identificação podem causar danos à saúde do consumidor”, conclui.

Outras apreensões

Em um supermercado de Baliza, fiscais do Procon Goiás  apreenderam aproximadamente 70 caixas de fogos de artifício, vendidos irregularmente. A comercialização de fogos de artifício deve seguir as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros de Goiás.  

“Comércios varejistas não estão autorizados a vender esses produtos. A venda só é permitida, após a aprovação técnica do Corpo de Bombeiros, em estabelecimentos destinados exclusivamente a venda desses itens”, explica Marco Palmerston.

A operação também encontrou outros produtos com data de validade ultrapassada, como cerca de 2,5 quilos de coxa e sobrecoxa, 6 pacotes de linguiça defumadas, refrigerantes, sucos, temperos, molhos e mistura para bolo.

Devido as irregularidades identificadas pelo Procon Goiás, quatro estabelecimentos foram autuados e tem o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário