Compartilhar

Primeira-dama do Estado prestigia aniversário de 10 anos do IPESQ em Campina Grande

Publicado em: 12/11/2025 21:02

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e a segunda-dama Camila Mariz participaram, nesta quarta-feira (12), da solenidade em comemoração aos 10 anos do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ), em Campina Grande. O evento celebrou uma década de atuação dedicada à pesquisa científica, à assistência e à defesa dos direitos de crianças com microcefalia e outras síndromes congênitas, reconhecendo o papel pioneiro da instituição no enfrentamento da epidemia do vírus Zika. 

Durante a cerimônia, a primeira-dama Ana Maria Lins destacou a relevância social e humana do trabalho desenvolvido pelo IPESQ e reafirmou o compromisso do Governo da Paraíba com as famílias atendidas pelo instituto. “Hoje é dia de celebrar e agradecer a um time comprometido com a saúde das crianças e que, através da pesquisa e de um trabalho sério e competente, tem melhorado a qualidade de vida de muitas mães e seus filhos, com notoriedade nacional. É por isso que a gestão do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro tem contribuído com o instituto, para que as políticas públicas de inclusão social cheguem a quem precisa do olhar atento do governo.”

E completou: “O governador João Azevêdo sempre diz que as maiores obras dessa gestão são as que impactam o dia a dia das pessoas, com melhoria e qualidade de vida, principalmente no alcance de mães que tanto lutam pelos seus filhos e precisam de apoio e visibilidade. Por isso, acreditamos e vamos continuar trabalhando para assegurar os direitos da população, com saúde e pesquisas que promovam avanços nessa área.” 

A segunda-dama Camila Mariz também falou sobre a importância da atuação do IPESQ: “É um motivo de gratidão estar com vocês hoje. Lembrei da primeira confraternização que participei, há alguns anos, e do carinho que todos dedicam aqui. Desta vez, inclusive, vejo alguns pais, porque antes praticamente só havia mães. Então, fico feliz em estar ao lado de pessoas com capacidade de cumprir o que dizem, uma diferença fundamental para garantir dignidade e apoio às famílias.” 

A fundadora e presidente do instituto, a médica e pesquisadora Adriana Melo, relembrou os desafios enfrentados na descoberta da relação entre o vírus Zika e a microcefalia, e a necessidade de dar suporte às famílias: “Como médica, sabemos que não é fácil ter um filho com deficiência. Desde a descoberta até a abertura de um local para atender as crianças, os desafios foram grandes, sem verba de pesquisa e sem recursos disponíveis, mas sempre com a realização deste atendimento e a busca incessante por apoios. Com a Fraternidade Sem Fronteiras e, há dois anos, com o apoio do Governo do Estado e o reconhecimento destas famílias, que passaram a ter a pensão, temos um caminho percorrido com histórias de superação.” 

Com duas filhas de 10 anos atendidas no instituto, o autônomo Igor Vieira falou sobre o desenvolvimento das gêmeas: “Quando elas vieram morar comigo, com seis anos, em função do atendimento, têm evoluído bastante, com muito mais interação. Posso dizer que Maria Alice e Maria Cecília me transformaram e que recebo muito mais aprendizado delas do que elas de mim.” 

O Governo da Paraíba apoia o IPESQ com um convênio firmado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, para auxiliar no atendimento em ortopedia pediátrica, entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e órteses fabricadas pela Funad. Há também uma parceria para atendimento às crianças no Hospital das Clínicas de Campina Grande, feito a partir dos pedidos realizados pelas mães acompanhadas pelo instituto. 

A celebração contou com música, fotos e vídeos dos usuários e atendimentos realizados na instituição. Os padrinhos e madrinhas foram homenageados com um quadro pintado pelas mãos das crianças atendidas no IP. Participaram do evento o diretor da instituição, Romero Moreira; a diretora técnica, tenente-coronel Jousilene Sales; a consultora política Eva Gouveia; e vários padrinhos e madrinhas, como Rafael, que, junto com as mães, ajudou a organizar o evento.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário