InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOPrefeitura lança consulta pública de projetos de segurança viária

Prefeitura lança consulta pública de projetos de segurança viária


.

A Prefeitura abre nesta quarta-feira (17) a consulta pública a 22 projetos de segurança viária conduzidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As ações fazem parte do plano Vida Segura, lançado em 2019 pela administração municipal, com o objetivo de transformar o trânsito da capital paulista em um dos mais seguros do mundo.

Os projetos têm como objetivo a redução das mortes e acidentes graves nas ruas da cidade. Eles foram definidos a partir de auditorias de segurança viária conduzidas pela CET e pelo minucioso estudo das ocorrências de trânsito de cada região. Entre as ações de engenharia previstas estão alargamentos de calçada, implantação de travessias elevadas e criação de novas travessias semaforizadas, entre outras medidas.

O Plano de Segurança Viária – Vida Segura é baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, que partem da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todo mundo, inclusive o poder público, deve assumir sua responsabilidade para a redução dos acidentes. Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência em cidades como Nova York, Cidade do México e Bogotá. Em São Paulo, este projeto está contemplado no Plano de Metas da Prefeitura (2019-2020).

A consulta pública ficará disponível no endereço http://www.cetsp.com.br/consultas/consulta-publica-dos-projetos-do-vida-segura.aspx até o dia 1º de julho.

Os munícipes poderão acessar textos explicativos sobre cada uma das intervenções, fazer download dos projetos e enviar suas contribuições e sugestões para o e-mail [email protected] .

Confira abaixo os 22 projetos em consulta pública, com as Subprefeituras onde serão implantados, e um resumo dos conceitos de cada tipo de intervenção:

 

Projeto

Subprefeitura

Área Calma São Miguel

São Miguel

Área Calma Santana

Santana

Área Calma Lapa de Cima

Lapa

Área Calma Lapa de Baixo

Lapa

Área Calma Centro

Via Segura Belmira Marin

Capela do Socorro e Parelheiros

Via Segura Estrada de Itapecerica

M’Boi Mirim e Campo Limpo

Via Segura Av. Raimundo Pereira de Magalhães

Pirituba

Via Segura Teotônio Vilela

Capela do Socorro e Parelheiros

Via Segura Marechal Tito

São Miguel e Itaim Paulista

Rota Escolar Segura Itaquera

Itaquera

Rota Escolar Segura Pari

Mooca

 

Rota Escolar Segura e Território Educador Parque São Rafael

São Mateus

Território Educador Brasilândia

Freguesia/Brasilândia 

Território Educador Pedreira

Cidade Ademar

Território Educador Cidade Tiradentes

Cidade Tiradentes

Território Educador Capão Redondo

Capela do Socorro

Rota Escolar Segura e Território Educador Jardim Ângela

M’Boi Mirim

Território Educador Iguatemi

São Mateus

Território Educador Itaim Paulista

Itaim Paulista

Território Educador Grajaú

Capela do Socorro

Território Educador Lajeado

Guaianases

 

Áreas Calmas – Têm a proposta de aumentar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviços com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres, com ações de acalmamento de tráfego e readequação dos limites de velocidade.

Via Segura – Prevê iniciativas como soluções semafóricas, rearranjos na geometria de pontos das vias e revitalização semafórica, de acordo com o diagnóstico de problemas verificados em cada uma delas. As iniciativas de Via Segura foram adotadas pela Prefeitura na Estrada do M’Boi Mirim e nas avenidas Celso Garcia e Carlos Caldeira Filho.

Rota Escolar Segura – Tem o objetivo de aprimorar a segurança viária nos caminhos mais usados por crianças e adolescentes entre seus lares e as unidades de ensino que frequentam. O Jardim Nakamura (Zona Sul) foi a primeira Rota Escolar Segura implementada na cidade, a partir de maio de 2019, após o lançamento do Vida Segura.

Territórios Educadores – Projeto que cria travessias seguras e lúdicas no trajeto escola-casa. A ideia é que as crianças possam interagir e aprender brincando enquanto caminham pelas calçadas.

 

 


Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA