- PUBLICIDADE -
InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOOperação Baixas Temperaturas atende 93 pessoas nesta madrugada

Operação Baixas Temperaturas atende 93 pessoas nesta madrugada


.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atendeu 93 pessoas com acolhimentos realizados na madrugada desta sexta-feira (12). Cinco moradores recusaram atendimento e foram distribuídos 50 cobertores. 

Publicada em maio deste ano, a portaria que institui o comitê para o “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2020” se estenderá até 20 de setembro deste ano. A ação é reforçada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13º ou sensação térmica equivalente.

Desde o início da operação foram efetuados 2.791 acolhimentos nas madrugadas atendidas pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). Houve 358 recusas e 1.846 cobertores foram distribuídos.

As abordagens durante o dia, realizadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), também estão sendo intensificadas nesta época do ano, a partir de um trabalho socioeducativo intersecretarial que busca a aproximação e a criação de vínculo com esse público.

 

Como ajudar:
Para ajudar as pessoas em situação de rua quando faz frio, basta solicitar uma abordagem por meio da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada por meio da Central 156. O pedido pode ser anônimo, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

  • Endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
  • Citar pontos de referência;
  • Características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada;            

 

Acolhimento
As pessoas em situação de rua também podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente. Caso o local procurado já tenha a sua ocupação total preenchida, os profissionais que atuam nos serviços deverão prestar o primeiro atendimento, protegendo-os do frio enquanto articulam uma vaga na rede de acolhimento do município.

Os Centros de Acolhida têm suas estruturas higienizadas constantemente e são mantidos com as janelas abertas. Nos quartos, as camas foram colocadas em distância segura. Todos os eventos agendados nos serviços foram cancelados e as visitas suspensas. Essas medidas contribuem para diminuir o risco de contágio.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura
Prefeitura amplia vagas para a Operação Baixas Temperaturas nos CEUs
Ações de assistência social a populações vulneráveis durante a pandemia de Coronavírus
Baixas Temperaturas: novos equipamentos auxiliam pessoas em situação de rua

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA