InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOFlorada das Cerejeiras no Parque do Carmo ocorre em agosto

Florada das Cerejeiras no Parque do Carmo ocorre em agosto


.

Famosas por sua beleza exuberante em sua época de florada, as variedades de cerejeiras do Parque do Carmo, na Zona Leste, atraem muitos visitantes de toda a cidade. Desde agosto de 1978, o Parque celebra o desabrochar das flores das mais de quatro mil árvores rosadas plantadas em três bosques, durante a Festa das Cerejeiras. Tradicional do Parque do Carmo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil.

Este ano devido à pandemia de coronavírus, a festa não ocorrerá. Isso não impede que as pessoas visitem e contemplem este show da natureza, pois o Bosque das Cerejeiras está aberto à visitação. De acordo com o vice-presidente da Federação Sakura e Ipê do Brasil, Sergio Ocimoto Oda, a florada dura de 10 a 15 dias, sendo que o auge costuma ser  na primeira quinzena de agosto. 

As cerejeiras – que são um forte símbolo no Japão e também conhecidas como Sakuras –, tornaram-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera e, nesta época do ano, acontece o Hanami, que significa observar as flores. “É o ritual de dar uma parada nas nossas vidas para reflexão e conexão com a natureza. É o momento de reunir familiares e amigos sob as flores para juntos recarregarmos as nossas energias. No Japão, o Hamani antecedia os dias de plantio do arroz e durante o ritual se pedia uma colheita farta”, explica Sergio Oda.

 

Curiosidades sobre as Cerejeiras

Existem mais de cem variedades de Cerejeiras no Japão, cada uma com as suas qualidades e sua época de florescimento.
Número de pétalas – a maioria das flores possuem cinco pétalas, mas algumas espécies florescem com dez ou mais pétalas.
Cor das flores – a maioria produz flores que varia entre o rosa claro e branco, mas existem algumas espécies diferenciadas que possuem cores rosa escuro e até amarelo.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA