Compartilhar
Prefeitura de Manaus inicia prova do Sadeam para estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal
Estudantes da Prefeitura de Manaus, matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciaram, nesta segunda-feira, 10/11, a prova do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), aplicada para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Mais de 23 mil estudantes devem fazer a avaliação, que segue até o dia 19/11.
Ao todo, serão 887 turmas de 253 unidades, que farão a avaliação com conteúdo de língua portuguesa e matemática.
O Sadeam é aplicado anualmente em todo o Estado e tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes, especialmente o processo de alfabetização para subsidiar ações voltadas à melhoria da qualidade da educação.
Segundo o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, a avaliação é fundamental para reconhecer os avanços e apontar os caminhos que ainda precisam ser fortalecidos.
“O Sadeam é muito importante para nós, pois representa o reconhecimento do trabalho realizado pela Semed ao longo do ano com as crianças do 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação indica o que precisamos aprimorar e o que já alcançamos de forma positiva. Temos confiança de que os resultados serão exitosos, graças ao empenho das equipes envolvidas”, destacou o subsecretário.
Para garantir bons resultados, a secretaria desenvolveu o programa Pró-Sadeam, com ações de monitoramento pedagógico, mobilização das escolas, formação de professores e incentivo à criação de ambientes alfabetizadores, além do “Alfashow”, um aulão presencial que contou com a participação de mais de 400 crianças e de forma on-line para mais de 30 mil.
“O município de Manaus dedica atenção especial à alfabetização, com os projetos Aprende+, na educação infantil, e Alfabetiza+, no ensino fundamental, que buscam garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)”, destacou a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, professora Ivone Rosas.
Na escola municipal João Goulart, no bairro Santa Etelvina, 115 alunos participarão da avaliação entre os dias 14 e 17 de novembro. A gestora Marciléia Nepomuceno afirma que as expectativas são positivas.
“A nossa expectativa em relação a essa avaliação é a melhor possível, porque 97% dos nossos alunos do 2º ano estão totalmente alfabetizados e temos plena convicção do trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano pelos nossos professores, em parceria com pais das crianças atendidas pela nossa escola”, frisou a gestora.
—- —- —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed