Compartilhar

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para recapeamento do ramal da Fazenda da Esperança e vistoria avanço na requalificação viária da zona rural de Manaus

Publicado em: 16/11/2025 18:56

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, e do senador Eduardo Braga, cumpriu, na manhã deste domingo, 16/11, uma agenda estratégica na zona rural da capital, na vistoria das obras no ramal do Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174, e a assinatura da ordem de serviço para o recapeamento de 8,3 quilômetros do ramal da Fazenda da Esperança. As ações integram o maior programa de asfaltamento rural da história de Manaus.

O ramal do Cuieiras, também conhecido como vicinal do Cuieiras, teve sua ordem de serviço assinada no último dia 31 de julho. A obra contempla 3,22 quilômetros de pavimentação, atendendo produtores rurais, estudantes e famílias que dependem da via para acessar serviços essenciais como escola municipal, UBS, transporte coletivo, coleta de lixo, poço artesiano e iluminação pública.

“Com o recapeamento deste ramal, nós garantimos mais dignidade, segurança e oportunidade para quem vive e produz na zona rural. Aqui tem escola, UBS, transporte, iluminação e serviços que a prefeitura entrega diariamente. Nosso trabalho é transformar vidas, e é isso que estamos fazendo com o maior programa de asfaltamento rural da história de Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida.

A agenda também contou com a assinatura da ordem de serviço para 8,3 quilômetros de recapeamento do ramal que atende a Fazenda Esperança.

Durante a cerimônia, o prefeito anunciou um novo avanço social. “A Fazenda da Esperança terá novas perspectivas com o programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que agora reserva 3% das unidades para pessoas em recuperação social. Vamos assegurar moradia digna para quem está reconstruindo a própria vida”, afirmou.

O prefeito David Almeida confirmou, também, a implantação de uma usina fotovoltaica dentro da Fazenda da Esperança que vai reduzir quase integralmente o custo mensal de energia, liberando recursos para ampliar o atendimento terapêutico.

“Vamos implantar aqui uma usina fotovoltaica para reduzir drasticamente o custo da energia da Fazenda da Esperança. É uma solução sustentável, moderna e que garante economia para que mais recursos sejam usados no cuidado e na recuperação das pessoas”, completou.

As duas iniciativas marcam um novo ciclo de apoio direto à comunidade terapêutica, garantindo moradia, economia e infraestrutura sustentável para quem busca reconstruir a vida com dignidade.

Mais obras

O pacote de obras, financiado por emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, contempla mais de 14 quilômetros de infraestrutura rural, incluindo os ramais Pedro Dias (1,3 km), Vicinal Três Galhos (3,3 km), Cuieiras (3,22 km) e São Francisco (6,22 km).

“Estamos trazendo asfalto, prosperidade e dignidade para toda a zona rural. Este ramal não beneficia apenas quem mora aqui, mas todas as comunidades da região. É poeira no verão e lama no inverno, e isso está ficando para trás”, ressaltou o senador.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Renato Junior, reforçou o caráter inédito do programa. “O prefeito David Almeida foi o primeiro a asfaltar ramais dentro do perímetro rural de Manaus. Hoje avançamos com uma obra que tira o povo da poeira, da lama e devolve dignidade para quem produz e vive na zona rural”, destacou.

Moradores também já percebem os resultados. “Carro não entrava mais. A gente carregava tudo nas costas. Agora está ficando top, nota 10, isso aqui vai mudar tudo”, disse o soldador Antônio Costa Santos, 66 anos, morador do Cuieiras há quase duas décadas.

O bispo auxiliar emérito de Manaus, dom Mário Pasqualotto, idealizador e fundador da Fazenda Esperança no Estado, agradeceu as melhorias no acesso. “O acesso melhorado é essencial para o nosso trabalho. Aqui recebemos escolas, famílias e pessoas que precisam de ajuda. Que este investimento traga mais esperança para quem busca uma vida nova”, declarou.

O vereador Eduardo Alfaia destacou o impacto direto do novo pavimento. “Este asfalto muda tudo: garante que crianças cheguem à escola, que famílias tenham acesso à saúde e que a produção rural possa sair sem atoleiro. É uma obra de dignidade, não apenas de asfalto”, afirmou.

Com as entregas e vistorias deste domingo, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso da gestão David Almeida em valorizar o produtor rural, integrar comunidades e levar infraestrutura de qualidade a regiões historicamente desassistidas, garantindo desenvolvimento e qualidade de vida da cidade ao campo.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjCAZcG

Fonte: Agência de Notícias do Estado do AM

Faça um comentário