Compartilhar

Pratos típicos conquistam o público na quarta noite da Expoferr Show 2025

Publicado em: 08/11/2025 16:38

A quarta e penúltima noite da Expoferrr Show 2025 contou com a degustação de iguarias saborosas da gastronomia roraimense. O destaque foi para a terceira edição da damurida, produzida por mulheres indígenas macuxi.

Nesta terceira edição foram distribuídas 600 porções, uma centena a mais que na edição anterior.

A secretaria dos Povos Indígenas, Síria Mota, reforçou a cultura e tradição indígena em mais uma edição do evento.

“O Governo vem fortalecendo cada vez mais a cultura e tradição indígena por meio da degustação da damurida, é uma forma de divulgar essa iguaria para quem ainda não conhece possa conhecer e saborear”, afirmou.

A damurida foi feita com 50 kg de tambaqui sem espinha, adquirido diretamente dos produtores indígenas de Roraima, além das pimentas e outros temperos.

Francys Castro é enfermeiro e aprovou a iguaria. “Minha esposa viu a divulgação na TV e a gente veio provar essa culinária dos povos originários, muito gostosa mesmo. Recomendo a todos prestigiar e saborear essa culinária tão tradicional do povo roraimense”, disse.

A servidora pública Andreza de Carvalho também aprovou a damurida. “Ainda não tinha provado desse prato tão falado da nossa região, só ouvia falar e hoje foi uma ótima oportunidade, estão de parabéns”, agradeceu.

Apresentação cultural

No estande da Sepi, além de saborearem a damurida, os visitantes ainda acompanharam um momento de dança, da Asssociação Cultural Indígena do Estado de Roraima – Kapói e a exposição de diversos itens como colares, pulseiras e brincos, produzidos com sementes de açaí de diversas comunidades indígenas que recebem apoio e incentivo do Governo.

Arroz carreteiro

Além da damurida, a Expoferr Show 2025 ofereceu aos visitantes arroz carreteiro, prato típico do Rio Grande do Sul, mas que já se tornou tradição também em Roraima.

O arroz foi feito pela equipe do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural). Cerca de 800 porções foram distribuídas para os visitantes da Feira.

Segundo o gerente de assistência técnica do Iater, Francisco Oliveira, a degustação é uma forma de confraternização entre os servidores e visitantes da Expoferr.

“Estamos na terceira edição, é um prato tradicional que mistura cultura de várias regiões, principalmente a nossa, agradecemos o apoio do Governo do Estado e das instituições parceiras”, frisou.

O taxista Eronilson Lopes trouxe a família pra visitar a Expoferr 2025 e aprovou a comida.

“Estamos visitando pela primeira vez e o carreteiro está maravilhoso, o espaço está tranqüilo e seguro, muito bom mesmo para família”, elogiou.

Peixe defumado

Pela primeira vez, os visitantes da Expoferr 2025 tiveram oportunidade de saborear um peixe defumado. Quem passava pela Rota do Agro, no Pavilhão da Agricultura Familiar, se deliciou dessa iguaria.

Cerca de 15 kg de peixes defumados, pacu e surubim foram oferecidos para degustação dos visitantes. A iniciativa foi do Centro de Ciência Agrária da UFRR (Universidade Federal de Roraima) em parceria com o Iater.

Segundo o diretor do Centro, André Siqueira, o peixe defumado é um produto milenar dos indígenas e tem um sabor diferenciado.

“É um processo que dá pra utilizar um peixe de menor valor comercial, hoje nós utilizamos o pacu e surubim, que passaram pelo processo de salga, fica com sabor acentuado e saboroso, além de saudável para população”, informou.

Expoferr Show 2025

Maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) está sendo realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174 sentido Norte, na zona rural de Boa Vista.

Pela primeira vez, o evento é realizado pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas passem pela feira e que o volume de negócios durante os cinco dias de evento chegue à marca de R$ 1 bilhão em prospecção.

A Exposição-feira contará com a apresentação total de 36 artistas locais, distribuídos na Arena do Rodeio e no Espaço da Cultura Local, e oito artistas nacionais. Depois de Taty Girl, Murilo Huff, Natanzinho Lima, banda Forró Anjo Azul, Manu Bahtidão e João Gomes, se apresentam Zé Felipe e Pablo (08/11).

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Faça um comentário