A solicitação atende a um pedido da prefeitura para que o parlamentar intermediasse a adesão do município ao Programa “Meu Pet”, do governo estadual.
O programa prevê a construção de dez hospitais públicos veterinários em todo o estado para dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde de animais domésticos, como vacinação, castração, adoção responsável, consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação, entre outros. A contratação de funcionários e o custeio das atividades assistenciais ficarão sob responsabilidade dos municípios.
De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), a população pet no país é de aproximadamente 140 milhões de animais, entre cães, gatos, peixes, aves e répteis e pequenos mamíferos. Desse total, 3.9 milhões de cães e gatos estão em condição de vulnerabilidade, vivendo sob tutela de famílias abaixo da linha de pobreza ou nas ruas. “A causa animal é questão de saúde pública e devemos apoiar e promover políticas públicas voltadas a ela. O atendimento veterinário gratuito é uma delas e vamos trabalhar para que o governador cumpra sua palavra”, afirma.