InícioPOLÍTICA GOGomide propõe instituir a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire

Gomide propõe instituir a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire


A Assembleia Legislativa de Goiás vai deliberar oportunamente, em plenário, sobre o projeto de lei nº 5571/19, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT). A proposição institui a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire, em Goiás.

O petista que seu objetivo é o de agraciar pessoas físicas e jurídicas que tenham reconhecido destaque na área de educação em Goiás, servindo como mecanismo de valorização daqueles que, de forma vocacionada, atuam nesse setor no estado.

Antônio Gomide ressalta que a referência ao educador Paulo Freire para nominar a comenda proposta se reveste de especial importância, notadamente por se tratar de um dos maiores expoentes da educação em nosso país, com destaque internacional.

Na justificativa do projeto, Gomide anota: “Paulo Reglus Neves Freire, conhecido no Brasil e no exterior apenas como Paulo Freire, nasceu em Recife, PE, em 19 de setembro de 1921, filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire. Para além de uma biografia, nas palavras de Frederico Mayor, Diretor Geral da Unesco, na obra intitulada Paulo Freire: Uma biobibliografia, tem-se que “Falar de Paulo Freire é evocar mananciais de lucidez. É descobrir torvelinhos de protesto justo e valoroso em favor da esquecida dignidade de toda pessoa. É referir-se a uma tenaz e serena vigília pela liberdade dos oprimidos, pela educação e pelo domínio de si mesmo. É reafirmar a convicção profunda de que todos devemos colaborar com a grande aventura do acesso ao conhecimento, do despertar do imenso e emblemático potencial criativo que habita cada ser humano”.

Gomide registra ainda que Freire é considerado o patrono da educação brasileira, o que justifica a homenagem proposta. A propositura do parlamentar petista está em fase de primeira discussão e votação nominal.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA