Compartilhar
Policlínica Coronel Mota realiza ações especiais no Dia Mundial do Diabetes
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Policlínica Coronel Mota promoveu uma série de atividades voltadas à sensibilização, prevenção e cuidado integral das pessoas com diabetes.
A programação iniciou na quinta-feira, 13, e se estende até sexta-feira, 14, reunindo pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis, orientar sobre os riscos e reforçar a importância do controle da doença.
“A importância da data traz um movimento de conscientização para que os pacientes tenham consciência da condição crônica, que pode resultar em complicações como amputações, falência renal e cegueira. Promovemos ações para que eles tenham maior adesão à dieta e às medicações, reduzindo internações decorrentes da hiperglicemia crônica”, afirmou a diretora técnica Liliane Junqueira.
A programação iniciou com uma manhã de yoga, e pela tarde uma palestra sobre o manejo das emoções nos pacientes diabéticos. No segundo dia, será realizada uma oficina de educação nutricional e uma palestra com um endocrinologista.
“Vamos trazer uma abordagem educativa com vários alimentos para a oficina, mostrando o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos. E o endócrino vai tentar fazer com que esses pacientes conheçam as fontes de insulina, e esclarecer bastante sobre as áreas que devem ser aplicadas”, destacou.
A paciente Sara Marinho, de 51 anos, contou que descobriu o diabetes há 10 anos, mas nunca iniciou um tratamento adequado. Ela encontrou no evento a oportunidade de se informar melhor para cuidar de si e orientar a família, que também convive com a doença.
“Eu vim aqui para saber mais para me cuidar mais futuramente, quando ficamos mais velhos, vão aparecendo mais coisas. Quero passar para minha família, que também pode ter. Vou aprendendo e passando para as pessoas que amamos”, finalizou.