InícioPOLÍCIA CIVIL SPDivisão Especializada de Investigações Criminais é inaugurada em Campinas

Divisão Especializada de Investigações Criminais é inaugurada em Campinas


O Governo do Estado inaugura, nesta terça-feira (15), a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, na cidade de Campinas. A unidade, que está em funcionamento desde o início do ano, reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência.

Sem título.png

A cerimônia marca o início das atividades da Deic em um único complexo, onde estarão todas as delegacias que a compõe. Para isso, foram investidos R$ 198 mil pelo Estado para reforma e adequação do espaço.

“Estamos inaugurando mais uma Deic regional, a sétima que inauguramos nestes dois anos de gestão, e um compromisso de Governo, para investigar e apurar crimes como homicídios, roubos a banco e outras atividades ilícitas”, disse o governador João Doria.

“O senhor [Governador] está dando um presente à minha Campinas, à cidade onde nasci. Essas instalações tem mais de 25 anos e sofreram essa reforma, concentrando pessoas para um trabalho que tem uma finalidade espetacular”, complementou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2), a Deic de Campinas é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade atua no combate aos crimes de maior relevância: crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de maior repercussão), tráfico de drogas, além de realizar ações preventivas com o GOE.

Apesar de estar em funcionamento desde o início de 2020, a cerimônia marca a inauguração de um complexo para funcionamento da especializada, localizado na rua Praxiteles Ferreira Neves, 624, Vila Georgina . Antes disto, as unidades que compõe a Deic de Campinas funcionavam em prédios separados, alugados pelo Estado. Com a centralização, a troca de informações será facilitada.

“Esse é mais um prédio da Deic. Isso significa que vamos conseguir colocar em cada ponto estratégico [do Estado] um órgão especializado de polícia, capaz de atender qualquer tipo de ocorrência”, destacou o delegado geral, Ruy Ferraz Fontes.

Novo espaço

Para abrigar a especializada, o complexo, que é próprio, passou por reforma e adequação, somando um investimento de R$ 198 mil pelo Estado. Anteriormente, o local abrigava o 5º Distrito Policial e a Delegacia da Infância e da Juventude da cidade – unidades qu estão funcionando provisoriamente em uma estrutura anexa ao 1º DP e devem ser transferidas para imóvel que será locado.

O novo espaço da Deic de Campinas conta com dois prédios em um mesmo quadrilátero. A estrutura principal é composta por andar superior com 11 salas, copa e banheiros, e um andar inferior , com sete salas, copa, banheiros e jardim de inverno.  O prédio lateral, por sua vez, possui um andar superior com 12 salas, banheiros e copa, bem como um andar inferior que contempla 10 salas, com banheiros e copa.

Sobre a Deic de Campinas

Criada em 21 de fevereiro deste ano, a especializada é chefiada pelo delegado Oswaldo Diez Junior, somando um efetivo de 92 agentes e uma frota de 39 viaturas. As atividades realizadas pela unidade beneficiam cerca de 3,8 milhões de pessoas que residem na região de Campinas, sendo que desde a sua criação até outubro 89 pessoas já foram presas e 12 armas de fogo ilegais apreendidas. Neste período, a unidade também foi responsável pela apreensão de 1,6 tonelada de drogas.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA