Os profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), participaram de campanha vacinal promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ênfase da ação foi na prevenção da influenza, além de vacinações contra tétano, febre amarela e tríplice viral.
A enfermeira do trabalho no Carlos Macieira, Jovenilia Gomes, explica que anualmente o hospital promove campanhas de vacinação em parceria com o Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES.
“Sempre no começo do ano a gente faz uma campanha de atualização, calendário de vacina dos funcionários e, em abril, incluímos a campanha de vacinação contra influenza. É uma determinação da NR 32 em disponibilizar aos funcionários os imunizantes e diminuir a exposição dos profissionais ao risco iminente de contrair doenças”, frisou.
O médico nefrologista Flávio Barros, de 40 anos, também atualizou a carteira vacinal. A exigência era a apresentação da carteira e documento pessoal. A campanha tem objetivo de vacinar todos os colaboradores da unidade de saúde, incluindo os setores assistenciais, administrativos e equipes de apoio. “É um grande benefício, porque facilita o fato de já estamos no posto de trabalho. Atualizar nossa carteira de vacina é para nossa segurança e das pessoas que a gente atende, minimizando riscos”, comentou.
Jeane Moura, do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, também destacou a iniciativa. “Aqui no Carlos Macieira estamos dando relevância à prevenção da influenza. Todos que vierem com documentos serão vacinados. Além disso, orientamos o fortalecimento do esquema vacinal dos colaboradores”, pontuou.
O hospital
O Hospital Carlos Macieira é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Post Views: 10