Compartilhar
Polícia Civil integra discussões para criação de Comitê Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente em Feira de Santana
Buscando cada vez mais garantir o bem-estar da juventude e a integridade de seus direitos, a Polícia Civil da Bahia participou, na manhã desta quarta-feira (26), de uma reunião estratégica com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, em Feira de Santana. O encontro teve como pauta a qualificação da Escuta Especializada e a formação de um novo comitê municipal voltado ao cuidado desse público.
Representada pela delegada Clécia Vasconcelos, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e atuante na repressão a crimes contra este público, a Polícia Civil se uniu a representantes da Saúde, Ronda Escolar, OAB, Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar. O objetivo foi fortalecer o compromisso interinstitucional com a proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a reunião, foi debatida a criação do Comitê Municipal de Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, em conformidade com o Decreto Municipal nº 13.293/2024. Foram discutidos novos protocolos e fluxos de atendimento para assegurar que a escuta de vítimas e testemunhas seja feita de forma humanizada e técnica, garantindo segurança e evitando a revitimização.
A participação ativa da Polícia Civil reafirma seu papel estratégico na articulação da rede. A iniciativa contribui para o aperfeiçoamento das práticas investigativas e para a construção de um atendimento mais eficiente, integrado e sensível às necessidades do público infantojuvenil na região.
