PM-PI reforça capacitação com curso de Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos na Bahia
Publicado em: 07/11/2025 13:59
A Capitã PM Kathiany Sampaio, integrante da Coordenadoria de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (CDH) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), concluiu, na última semana, o curso de especialização em Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos, promovido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar da Bahia. A oficial foi recebida nesta sexta-feira (7) pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí.
Com duração de 15 dias, a formação teve como foco o aprimoramento técnico e psicológico de profissionais que atuam na resolução de situações críticas e negociações complexas. Durante a imersão, a capitã teve acesso a conteúdos sobre técnicas de negociação, comunicação estratégica, gerenciamento de incidentes, tomada de decisão sob pressão e mediação de conflitos em diferentes contextos sociais e operacionais.
Foto: Ascom PM-PI
O comandante-geral da PM-PI, Coronel PM Scheiwann Lopes, destacou a importância da qualificação contínua e o papel estratégico da capacitação em Gerenciamento de Crises para o fortalecimento institucional da Corporação. “Temos muitas missões de reintegração de posse, manifestações e mediações sociais, e é essencial que nossa tropa esteja preparada para atuar dentro da legalidade, preservando o Estado Democrático de Direito. Esse investimento faz parte do programa permanente de capacitação da PM-PI, dentro e fora do Estado”, ressaltou o comandante.
A Capitã PM Kathiany enfatizou a relevância da formação e o impacto positivo na atuação policial. “O curso foi excelente. Agora me sinto ainda mais preparada para servir à minha unidade e à sociedade piauiense, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na Bahia”, afirmou.
Foto: Ascom PM-PI
O comandante-geral também reiterou o apoio do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria da Segurança Pública no incentivo à formação profissional e na valorização dos policiais militares.“Essa política de capacitação é fundamental para garantir um serviço cada vez mais técnico, humano e eficiente à população do Piauí”, concluiu o coronel Scheiwann Lopes.