Piauí compartilha experiências sobre tecnologia e integração de dados durante seminário nacional

Publicado em: 21/10/2025 09:52

O Piauí participou do seminário técnico sobre integração de dados na Primeira Infância, realizado pelo Todos Pela Educação, em parceria com a VélezReyes+, o Insper e o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), realizado nesta segunda-feira (20), em São Paulo.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, e a coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles, representaram o estado com a explanação sobre o App Piauí Primeira Infância, um case de sucesso na integração de sistemas e dados sociais, que vem apoiando a formulação de políticas públicas mais eficazes e baseadas em evidências.
O evento, sediado no Insper (SP), reuniu gestores públicos e especialistas de todo o país para discutir estratégias que fortaleçam políticas públicas voltadas à Primeira Infância, com foco na articulação entre tecnologia, dados e ação governamental.

(Foto: Ascom Todos pela Educação)

“A Plataforma Piauí Primeira Infância (PPI), uma solução tecnológica inovadora que une tecnologia, comunicação e gestão da política de primeira infância. A ferramenta contém todas as informações da criança, com a jornada para o acompanhamento das mães e também serve como um bússola para a aplicação das políticas públicas na primeira infância para os gestores. É uma plataforma bem completa. O Piauí, mais uma vez, está na vanguarda da revolução tecnológica a favor da população” , disse Isabel Fonteles.

(Foto: Ascom Todos pela Educação)

Segundo Ellen Gera, o Piauí tem avançado de forma consistente na transformação digital e na integração de dados como ferramenta de gestão e de promoção do bem-estar social.
“A tecnologia é um instrumento de cuidado e de equidade quando colocada a serviço das pessoas. No Piauí, estamos construindo um ecossistema de dados que permite enxergar o cidadão de forma integral especialmente as crianças, garantindo que políticas públicas como o Pacto pelas Crianças possam atuar de forma coordenada, eficiente e humana”, destacou Ellen Gera.

(Foto: Ascom Todos pela Educação)

O presidente também ressaltou que o trabalho desenvolvido no estado reforça o papel estratégico da tecnologia na modernização da gestão pública e na criação de soluções digitais capazes de promover integração, transparência e impacto social.

O seminário contou com a participação de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação; Naércio Menezes Filho, coordenador do CPAPI; Elisa Vélez, diretora da VélezReyes+; e Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC.

“O que temos aqui é uma importante reunião técnica com um time bem completo para conseguir construir de forma concreta na ponta a integração das políticas sociais para as crianças do país. A Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI) vai ser a primeira grande política social completamente integrada com o governo digital do Brasil. E é uma alegria estarmos aqui hoje juntos fazendo parte dessa história”, ressaltou Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

Ao final do encontro, foi destacada a importância de ampliar a articulação entre gestores públicos e aprimorar a governança de dados para garantir mais efetividade e equidade nas políticas voltadas à Primeira Infância em todo o país.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário