Compartilhar
PCPR recupera e devolve aos proprietários 41 celulares em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) restituiu nesta terça-feira (18) 41 celulares recuperados pelo projeto RecuperaCel em Paranaguá, no Litoral. Ao todo, 57 aparelhos foram localizados por meio de ações investigativas e serão entregues aos proprietários.
Conforme o delegado da PCPR Wesley de Melo, os dispositivos haviam sido subtraídos em ocorrências registradas no município entre janeiro de 2023 e maio de 2025, no âmbito de crimes patrimoniais.
Para a identificação de cada aparelho e de seu respectivo proprietário, foram analisadas as informações registradas nos boletins de ocorrência. Por meio do número do IMEI, os policiais conseguiram individualizar cada celular e contatar as vítimas para que comparecessem aos eventos. O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
Para retirada, os proprietários foram intimados pela Polícia Civil (vítima ou noticiante do Boletim de Ocorrência) e compareceram na data agendada com documento de identificação para a retirada dos aparelhos. Aqueles que não puderam comparecer nesta terça-feira, podem se dirigir ao cartório de Crimes Patrimoniais na Delegacia Cidadã de Paranaguá, localizada na rua Domingos Peneda, 2850 – Vila Itiberê.
O RecuperaCel funciona como mecanismo de rastreamento e devolução de bens móveis subtraídos. “A iniciativa busca reduzir perdas materiais, identificar a origem dos objetos recuperados e inibir a receptação, conduta associada ao ciclo de furtos e roubos”, descreve o delegado.
Ele ainda destaca que o procedimento reforça a atuação da PCPR na apuração de crimes patrimoniais e na recuperação de bens para posterior devolução às vítimas.
ORIENTAÇÃO – A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.
O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
