Compartilhar

Parlamento goiano honra líderes políticos que fizeram história em Goiás, em sessão solene promovida por Bruno Peixoto

Publicado em: 16/12/2025 06:48

Por proposta do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), em solenidade na noite dessa segunda-feira, 15, foram reconhecidos homens e mulheres que na vida política contribuíram com o desenvolvimento do Estado . Entre as personalidades homenageadas estava o ex-governador, ex-ministro, ex-prefeito de Goiânia, ex-senador da República e ex-deputado Iris Rezende Machado, no ato, representado pela filha Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro.

A noite foi de casa cheia para render tributo a pessoas que dedicaram suas vidas ao serviço à sociedade, através da atividade política. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, assessores e outras personalidades tiveram a atuação reconhecida com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, da Comenda Berenice Artiaga e do Certificado do Mérito Legislativo.

A sessão foi conduzida por Peixoto, que teve ao seu lado na mesa diretiva: chefe de gabinete da vice-governadoria, Pedro Chaves; empresária Luciene Peixoto; empresária Andressa Rodrigues Oliveira Lima (Andressa Suíta); deputado federal Zacharias Calil (UB); e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro Neto.

Também tiveram assento à mesa, a presidente do Instituto Iris Rezende Machado, Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro; o ex-deputado estadual e conselheiro do TCM Humberto Aidar; o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Goiânia, Juliano Santana; o chefe de gabinete da Presidência da Alego, Rafael Soares; o diretor da Redesim Juceg, Sérgio Floriano; e o ex-senador Luiz Carlos do Carmo.  

Bruno Peixoto iniciou seu discurso ressaltando a satisfação de realizar uma cerimônia para homenagear pessoas que dedicaram e dedicam suas vidas em servir o povo goiano “Vocês merecem o reconhecimento. Ao apresentar o nome de cada um de vocês, eles foram aprovados por essa Casa, por unanimidade. Os deputados e deputadas reconhecem a atuação de cada um de vocês. Sintam-se honrados com essa homenagem.”

Peixoto também afirmou que citaria dois nomes em especial, o primeiro da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Goianira Katia Alves Tourinho (Kátia da Saúde). Ele ressaltou que sua condição como mulher, negra e homossexual, exigiu muita firmeza e muita dedicação na vida pública, mas que a descoberta de um câncer neste ano foi o grande desafio enfrentado. “Foram lutas difíceis, mas a maior luta foi contra o câncer. E graças a Deus, você venceu e hoje está aqui conosco.”

Ele também destacou a trajetória do ex-prefeito de Guapó Luiz Juvêncio, que também passou por um grave problema de saúde e, da mesma forma, conseguiu superar. “E hoje você está aqui, forte e trabalhando comigo.”  

Por fim, o presidente da Alego agradeceu a cada um dos presentes por ter aceitado o convite e comparecido à homenagem: “Muito obrigado, de coração, por estarem aqui conosco”.

Em seguida Bruno Peixoto concedeu a palavra a Ana Paula de Araújo Rezende Machado Craveiro, filha de um dos políticos mais importantes da história do estado de Goiás.

Grandeza

A presidente do instituto que leva o nome do pai sublinhou que sentia uma grande alegria em celebrar pessoas que dedicaram a vida ao serviço público. “Gente que acordou cedo, enfrentou desafios e, no fim do dia, entregou algo para melhorar a vida de alguém. Isso é grandeza. E é isso que a Assembleia Legislativa de Goiás está reconhecendo hoje”.

Referindo-se a Bruno Peixoto, Ana Paula afirmou que a generosidade de reconhecer o trabalho de outros diz muito sobre o tamanho de um líder “Esse gesto mostra compromisso com o que realmente importa na nossa política: as pessoas. Muito obrigada por isso e parabéns pela nobreza desse gesto.”

Ela afirmou que tem se esforçado para manter vivo o legado do pai, o que faz não só pelo amor de filha, mas, especialmente, porque acredita que é preciso preservar a boa política. “Preservar a boa política não é só contar a história de quem fez muito, a história de Iris Rezende, a história de vocês. É garantir que esse jeito de trabalhar, sério, honesto e comprometido continue inspirando uma sociedade inteira, porque o povo merece representantes à altura de seus sonhos. E nós já tivermos grandes exemplos disso. Muitos estão aqui nessa noite.”    

Na sequência, a empresária Andressa Suíta recebeu, das mãos de Bruno Peixoto, duas honrarias ofertadas pelo Legislativo: a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e a Comenda Berenice Artiaga.

A empresária contou um pouco de sua história, revelando que apesar de ser quirinopolina, foi na capital goiana que ela começou a vida profissional, onde também teve muitas oportunidades, mesmo depois que foi para o Rio de Janeiro. A empresária lembrou que foi na capital do estado, que conheceu o marido, o cantor sertanejo Gusttavo Lima, e se casou e formou sua família.

Segundo ela, por tudo isso, guarda uma profunda gratidão pela cidade, onde agora recebe mais essas homenagens. “Eu me sinto goianiense de alma e de coração. E agradeço hoje essas duas medalhas que recebo, as quais prometo continuar honrando.”

O ex-deputado Humberto Aidar também foi convidado a voltar a ocupar a tribuna da Casa para falar aos presentes. O conselheiro do TCM ressaltou as qualidades dos homenageados, destacando, especialmente, a trajetória dos integrantes da mesa.

Fidelidade

Aidar fez uma referência especial a Bruno Peixoto e a Iris Rezende Machado. Sobre o presidente da Alego, Aidar afirmou que, como uma pessoa que convive com diversos políticos, reconhece nele uma das melhores características de um político: a fidelidade. “Ele tem uma característica, que eu vou dar testemunho (…) o Bruno, o que ele se compromete, pode acontecer o que acontecer, pode vir pressão de quem vier, ele cumpre”.

Sobre Iris Rezende Machado, o conselheiro frisou o respeito que ele tinha por todos os políticos, inclusive, pelos de oposição, característica que se perdeu atualmente. “Essa é grande beleza da democracia. E o nosso país precisa dar um basta nessa divisão que se tornou. As pessoas deixaram de ser adversárias políticas e passaram a ser inimigas. Que possamos nos espelhar em Iris Rezende para mudar esse cenário.”  

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário