Compartilhar

Paraná é escolhido para sediar um dos principais fóruns de inovação do Brasil em 2026

Publicado em: 06/11/2025 17:05

O Paraná vai receber a próxima edição do ELI Summit, que é um dos maiores eventos do setor de inovação do País. Em 2026, Londrina, no Norte do Estado, vai reunir os representantes dos ecossistemas brasileiros para promover troca de experiências, capacitação e integração entre os participantes dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) no encerramento da edição deste ano, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. 

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, liderou a equipe que representou o Estado no evento. Ele destacou a importância de o Paraná ter sido escolhido como a sede do próximo encontro.

“O Paraná vive um momento especial, pulsando inovação e sendo premiado tanto nacional quanto internacionalmente pela evolução dos últimos anos”, disse o secretário. “O ELI Summit é o maior encontro de ecossistemas locais de inovação do País, e a escolha da cidade tem um significado especial porque foi em Londrina que essa metodologia teve início. Hoje, centenas de cidades brasileiras, com seus ecossistemas regionais e municipais, utilizam esse modelo de trabalho colaborativo”. 

Na edição deste ano, Canziani apresentou projetos do Paraná, como a ampliação da conectividade rural, a aposta em novos parques de inovação e investimentos para alavancar startups, e também integrou o painel “Gestão Pública e as Novas Formas de Governança para o Século XXI”, realizado no formato “Debate estratégico e troca de perspectivas sobre o uso de dados e/ou tecnologias a partir de boas práticas e lições aprendidas com problemas reais”.

O evento reuniu gestores públicos, lideranças, especialistas e experiências internacionais de todo o País, além de painéis, palestras, oficinas e visitas técnicas, com o objetivo de fortalecer os ecossistemas locais de inovação, promover a troca de experiências e impulsionar a cultura da inovação nos territórios.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário