Compartilhar

Paraíba participa do 1º Encontro Regional de Educação em Prisões do Nordeste e reforça compromisso com a cidadania e o Plano Pena Justa

Publicado em: 06/12/2025 03:32

A Paraíba marcou presença de forma ativa e qualificada no 1º Encontro Regional de Educação em Prisões do Nordeste, realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Salvador (BA). O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais ;(SENAPPEN), reuniu representantes dos nove estados nordestinos para fortalecer as políticas de educação em prisões e avançar nas metas do Plano Pena Justa, iniciativa do Governo Federal que orienta ações estruturantes de cidadania, educação e reintegração social em todo o país.

O Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, destacou que a participação da delegação paraibana reafirma o compromisso do Estado com uma política penitenciária moderna, humanizada e centrada na garantia de direitos: “A Paraíba tem atuado com firmeza na consolidação de uma política de cidadania dentro do sistema prisional. A presença da nossa equipe neste encontro representa a continuidade de um trabalho responsável, alinhado às metas estratégicas do Plano Pena Justa, com foco na ampliação do acesso à educação, na qualificação das estruturas e na promoção de uma política penitenciária que transforma realidades”.

Durante o evento, a delegação da Paraíba participou de oficinas técnicas, reuniões de alinhamento e debates sobre EJA nas unidades prisionais, educação bilíngue para migrantes, educação étnico-racial, cultura e esporte como instrumentos de reinserção social. As ações fortalecem a cooperação entre os estados e ampliam a capacidade de articulação regional em torno da educação como eixo estruturante da ressocialização.

O gerente Executivo de Ressocialização da Paraíba, João Rosas, enfatizou a atuação qualificada da equipe paraibana e o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo Estado: “A Paraíba cumpriu toda a agenda institucional com excelência, entregando um trabalho de muita qualidade à SENAPPEN. Apresentamos dados, estratégias e perspectivas alinhadas ao Plano Pena Justa, demonstrando maturidade técnica e compromisso com a política de educação nas prisões. Nosso objetivo é universalizar o acesso à educação, qualificar as estruturas e ampliar a cidadania por meio da reintegração social pela educação”.

Samaia Belo, coordenadora de Educação, Cultura, Esporte da Seap-PB destaca que “estar no Encontro Nordeste em Salvador-BA é uma oportunidade incrível de compartilhar experiências e construir estratégias em conjunto com os demais pontos focais da Educação em Prisões do Nordeste. Juntos, podemos fortalecer a educação prisional da região, implementando ações estratégicas e operacionais do Plano Pena Justa”.
Samaia complementa que, com essa experiência, retorna à Paraíba mais fortalecida e comprometida, pronta para contribuir para a melhoria da educação prisional no estado e fazer muito mais pela reabilitação e ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.

A participação no encontro fortalece as ações estaduais voltadas à profissionalização, escolarização e autonomia das pessoas privadas de liberdade, consolidando a Paraíba como referência regional em políticas de ressocialização e garantindo avanços concretos no enfrentamento das desigualdades dentro do sistema prisional.

_______

Ascom/Seap-PB
Fotos: acervo Gerência de Ressocialização

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário