Compartilhar

Parada Livre: "A defesa dos direitos humanos está no DNA do Ministério Público”

Publicado em: 07/12/2025 21:01

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, neste domingo, 7 de dezembro, de um mutirão de atendimentos na 28ª Parada Livre de Porto Alegre, realizada no Parque da Redenção. Integrantes da instituição prestaram orientações jurídicas, atendimentos e encaminhamentos, com foco em situações de violência doméstica e crimes praticados contra pessoas LGBTQIA+. “A defesa dos direitos humanos está no DNA do Ministério Público”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis (CAODH), promotor de Justiça Leonardo Menin.

A estrutura no evento contou com o ônibus do MPRS para os atendimentos. Além do coordenador do CAODH, estiveram presentes os promotores de Justiça Daniele da Silva Pires, da Promotoria Regional da Educação de Porto Alegre (PREDUC-POA); João Paulo Cardozo, da Promotoria de Passo Fundo; e Karina Denicol, da Promotoria de Caxias do Sul. Também participaram servidores do CAODH, do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (CAOEVCM) e da Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, Espaço Bem-me-quer, da Capital, garantindo suporte às atividades.

“A proposta de participação do MPRS na parada do orgulho LGBTQIA+ simboliza a relevância da atuação da instituição na proteção dos direitos humanos de grupos vulneráveis, incluindo a população LGBTQIA+. A defesa desses direitos constitui um dos pilares da atuação do MPRS. A interação com a comunidade é fundamental para fortalecer o papel constitucional da instituição na salvaguarda dos direitos humanos e na promoção do bem-estar social”, afirmou o promotor Leonardo Menin.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário