InícioParáFundação Santa Casa capacita profissionais em Suporte de Vida Avançada em Obstetrícia

Fundação Santa Casa capacita profissionais em Suporte de Vida Avançada em Obstetrícia


A Fundação Santa Casa em parceria com a Also Brasil, única empresa que tem permissão para ministrar o referido curso no país realizou neste sábado (14) e domingo (15), em Belém, o curso de Suporte de Vida Avançado em Obstetrícia (ALSO), para aprimorar a atuação técnica de 32 profissionais médicos e enfermeiros que atuam na área de obstetrícia.

O público alvo do curso foram residentes de medicina da área de Ginecologia e Obstetrícia, residentes de enfermagem obstétrica, médicos e enfermeiros que atuam diretamente com as pacientes grávidas.

A enfermeira Luzia Ribeiro, gerente da Área de Parto e Pós-parto da maternidade da Santa Casa afirma  que “o curso melhora o conhecimento e ajuda colocar em prática os protocolos que visam a melhoria da qualidade do atendimento de nossas mulheres, contribuindo para reduzir a mortalidade materna na nossa unidade. Participei há oito anos e vi que alguns protocolos mudaram, atualmente o curso frisa o trabalho em equipe e coloca em prioridade a segurança do paciente”.

Roberto Junior, médico residente do Programa de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa acredita que o  curso é importante tanto para residentes quanto para o aperfeiçoamento de quem já terminou a residência, porque além de aprender novas práticas, pode-se trocar experiência com profissionais de outros hospitais, que agregam com ferramentas que complementam para tirar dúvidas. 

Para a médica Yasmin Maia, o curso está de acordo com os protocolos internacionais. “Isso mostra que a Santa Casa sempre se atualiza para cumprir estes protocolos e trazer o que é mais novo de evidência para uniformizar o time, melhorar o atendimento e atualizar o conhecimento como um todo. É fantástico fazer o curso. Uma grande oportunidade para se reciclar na Região Norte”, destaca a médica.

Etapas de aprendizado – No primeiro dia foram desenvolvidos os temas: Assistência Obstétrica Segura; Complicações do 1º Trimestre da Gestação. As Estações Práticas – Amarelo, Azul, Verde e Vermelho com: 1. Parto Vaginal Assistido; 2. Caso Clínico Eclampsia e Prolapso; 3. Avaliação do Bem Estar Fetal; 4. Lacerações Perineais; 5. Reanimação Materna; 6. Distocia de Ombro; 7. Hemorragia Pós-parto; 8. Caso Clínico Distocia.

No segundo dia foram abordados temas como: Hemorragia no Final da Gestação; Trabalho de Parto Prematuro; Crise do Nascimento. Além das Estações Práticas sobre: Apresentações Anômalas; Sepse; Parto Vaginal Assistido e Distocia de Ombro. Ao final foram realizados as provas escrita e prática aos profissionais participantes.

Fonte: Governo PA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA