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Novo processo de adoção muda a história de 52 animais


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O processo para adotar um amigo continua na cidade. Frente a Pandemia por covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foi suspensa. No entanto, a Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) se adaptou para o período de isolamento social e já mudou a vida de 52 animais, que foram adotados durante os meses de abril e maio.

Mais de 200 animais (entre cães, gatos, cavalos e porcos) ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de dez anos. O processo de adoção é simples. O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3676). Ali mesmo você encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações sobre os animais disponíveis para adoção.

“O Centro de Adoção continua funcionando, mas com horário agendado e agora com esta nova opção pelo 156. Temos muitos animais aqui que esperam há anos por uma família e esta pode ser mais uma oportunidade. Conheça nossos animais e nos ajude divulgá-los”, disse a coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier.


Costelinha, aguarda por um lar desde 2010

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da COSAP irá avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor conheça o seu novo amigo.

Confira abaixo as listas e a imagens:

 

No dia agendado para interação e conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado. O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado à rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2, no bairro de Santana, mas voltamos a dizer, enquanto a pandemia durar, o local receberá apenas essas visitas agendadas.

Todos os animais disponíveis para adoção estão castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.


Sou o Abóbora estou no Centro de Adoção há 4 anos, mas não perdi a esperança de encontrar um lar.Perdi um grande amigo há pouco tempo e tenho me sentido muito só.

 

Guarda Responsável
Quando uma pessoa opta pela adoção de um cão ou gato, consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, promovendo a guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho.


Documentos a serem apresentados para a adoção:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Levar coleira (no caso de adoção de cães) ou caixa de transporte (no caso de gatos) para o transporte seguro do animal.
  • Taxa de R$ 25,50 por animal adotado.

 

Adoção:
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia. Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

 

Vantagens de adotar um animal adulto:

  • Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

 

Segurança Pública inicia perícia do incêndio no Morro da Cruz

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Foto: Divulgação / SSP

O incêndio que assustou moradores do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, no início deste mês, começa a ser esclarecido. Uma força-tarefa realizada na tarde dessa terça-feira, 9, reuniu Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias na tentativa de esclarecer o que causou o incêndio, onde ele se iniciou e se foi uma ação criminosa.

Na ação, equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital e do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, voltaram ao local, desta vez, com apoio investigativo dos peritos do Instituto Geral de Perícias e da 1º Delegacia de Polícia da Capital, que abriu inquérito para apurar as causas e a autoria do incêndio.

Na perícia técnica realizada no local, as equipes definiram o caminho percorrido pelas chamas e a origem do incêndio. O uso de drone do CBMSC auxiliou na visualização completa da extensão da área atingida.

Agora, Polícia Civil e IGP seguirão nas investigações para apurar quem foi o autor do incêndio, caso seja comprovada uma ação criminosa na área. Os peritos do Corpo de Bombeiros Militar seguem com a análise das causas do incêndio.

Ortomosaico garante precisão nas medidas

Na área, a equipe do Batalhão de Operações Aéreas criou um ortomosaico, com a utilização do drone. Esta ferramenta traz fotos detalhadas do terreno, com sobreposição de imagens do local no Google Maps. Ele também cria uma imagem em 3D da área, que será utilizada para estudos futuros.

O incêndio

O incêndio ocorreu no final da tarde do dia 31 de maio e se estendeu até a meia noite, em uma área de vegetação próxima a residências no Morro da Descoberta. Na data, 30 bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiros Militar utilizaram seis caminhões para o combate das chamas.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação
Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183
Site: http://www.ssp.sc.gov.br/

Fonte: Governo SC

Polícia Civil apreende 19% mais maconha em 2020

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A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu 19% mais maconha nos cinco primeiros meses de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, em operações da Divisão Estadual de Narcóticos. Neste ano foram apreendidas 13 toneladas, enquanto em 2019 foram apreendidas 10,9 toneladas da droga.

 Ao se comparar o resultado atual com o obtido entre janeiro e maio de 2018 o crescimento é ainda mais expressivo, com 47,7% de acréscimo. Naquele ano, a apreensão do entorpecente no período foi de 8,8 toneladas.  

OPERAÇÕES – A delegada Ana Cristina Ferreira explica que o aumento nas apreensões de maconha é decorrente das diversas operações realizadas no período e também da integração entre forças policiais. Além disso, ela destaca o trabalho dos policiais civis contra o tráfico de drogas. “Em grande parte, a dedicação e o empenho dos policiais que estão trabalhando na linha de frente, sem medir esforços para servir e garantir a segurança da população, ajudou no aumento das apreensões”, conclui Ferreira.

 DROGAS SINTÉTICAS – Já o número de apreensões das drogas sintéticas, ecstasy e LSD, diminuiu em 88,6%. No ano passado foram apreendidas 1.096 unidades, enquanto 2020 apenas 125. Comparado ao mesmo período em 2018, a diferença é de 92,4% com o total de 1.649 unidades.

 Essa diminuição tem relação direta com a pandemia.  Esse tipo de drogas é utilizado principalmente em festas e eventos com música eletrônica, que estão proibidos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Cibernéticos identifica advogada suspeita de usar e-mail fake para registrar reclamação contra Presidente da Celg

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Após quatro meses de investigações policiais, a equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) concluiu que uma advogada, de 41 anos de idade, seria a verdadeira autora de falsa reclamação contra o atual Presidente da CELG.

A mulher, devidamente identificada, utilizou um e-mail, que falsamente ostentava o nome de um dos funcionários da estatal, e registrou a reclamação no Sistema de Gestão da Ouvidoria do Estado de Goiás. Por meio desta reclamação, foram lançadas falsas afirmações de má conduta, atribuídas ao atual Presidente da Estatal, o que resultou em grandes transtornos para o funcionário que teve seu nome criminosamente usado.

A autora será indiciada pelos crimes de denunciação caluniosa, já que a falsa reclamação ensejou a instauração de procedimento administrativo na Ouvidoria do Estado de Goiás. E será indiciada também pelo crime de falsa identidade, haja vista que o uso ilícito do nome do funcionário da empresa estatal causou-lhe grande dano.

Confira 5 motivos para a realização dos reparos no recall

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Embora muitas pessoas não gostem do recall e o tratem como um indicativo de qualidade do carro, a verdade é que ele é algo bom para os consumidores. Toda empresa comete algum erro seus produtos durante o processo de fabricação. Com o recall, há a garantia de que o veículo será arrumado de forma que não cause acidentes. Ou, na pior das hipóteses, seja tirado de linha e o dono seja ressarcido.

LEIA MAIS: Guia do recall: o que fazer quando seu carro é chamado para reparos

Mesmo assim, poucos brasileiros sabem sobre esse serviço e muitos nem desconfiam de que o seu próprio automóvel pode estar com esse chamado em aberto. Diante disso, Vinicius Melo, CEO do aplicativo Papa Recall — que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças — separou dicas importantes sobre o recall e motivos para atendê-lo quando houver solicitação.

1 – Segurança no trânsito

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Divulgação

Um dos casos mais emblemáticos foi o recall dos Airbags defeituosos da Takata, que afetaram mais de 1,7 milhões de veículos

Um carro em circulação que tenha defeito de fábrica é praticamente uma bomba-relógio que pode trazer graves consequências. Quando menos se espera, o problema pode colocar em risco a segurança do dono do veículo, dos passageiros e de todos aqueles que estejam próximos em ruas e rodovias pelo Brasil afora. O recall é um procedimento em que a própria montadora identifica a necessidade de um reparo em automóveis, evitando que uma tragédia possa acontecer.

LEIA MAIS: Falta em recall aparece no documento do carro. Saiba mais detalhes

2 – Preservação do patrimônio

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Por conta de um componente, você pode perder o carro todo em um acidente, ou em um efeito cascata decorrente da peça defeituosa

No Brasil, carro é uma propriedade que demanda um investimento considerável por parte da pessoa. Mesmo sendo um bem com taxas de desvalorização, é comum o motorista ficar anos com o mesmo veículo. Como o recall é um defeito de fabricação em que o conserto é feito pela própria fabricante, é uma estratégia para evitar a desvalorização do automóvel e, evidentemente, deixá-lo com a manutenção em dia.

3 – Direito gratuito dos motoristas

Recall
Divulgação

Todos devemos ficar atentos aos nossos direitos como consumidores e condutores

O recall é praticamente um reconhecimento das montadoras de que o carro foi produzido com um defeito que pode trazer graves consequências. Assim, por não ser um problema decorrente do uso ou da idade, é um direito garantido por lei no Brasil e o procedimento é totalmente gratuito. O único dever do proprietário é levar o veículo para que a correção seja feita.

4 – Desenvolver o hábito de manutenção do veículo

Recall
Divulgação

Independentemente do recall, que oferece os reparos de graça, todo o carro necessita de manutenção

O recall pode ser o ponto de partida para que o motorista brasileiro desenvolva o hábito de cuidar do automóvel. Tão importante quanto atender um chamado da montadora, é realizar as revisões nos prazos corretos. As consequências são as mesmas. As pessoas precisam entender a importância de levar o veículo à oficina no momento certo e seguir o manual do fabricante, ao invés de se preocupar apenas quando o problema já aconteceu, muitas vezes no meio da rua.

LEIA MAIS: Conheça 5 hatches compactos que podem dar prejuízo

5 – Preocupação com o próximo

Recall
PINTEREST/REPRODUÇÃO

Milhões de carros circulam pelas vias brasileiras diariamente. Imagina só se todos sofrerem de negligência com a mecânica

Infelizmente o brasileiro ainda não percebeu que tem coparticipação no trânsito das ruas e rodovias do país. Muitos desconhecem que o carro precisa passar por recall, outros justificam a falta de tempo e alguns culpam até os vendedores das concessionárias por não terem informado antes, desconhecendo que o recall pode ser realizado bem depois disso. O fato é que é dever do motorista saber as condições do carro e cuidar para que ele não traga problemas no futuro. O recall é a possibilidade para se informar mais e realizar os ajustes necessários para garantir a melhor experiência possível para todos.

Fonte: IG CARROS

Caixa não responde jornalistas em coletiva de imprensa

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caixa
Valter Campanato/Agência Brasil

Sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília: Caixa tem feito coletivas de imprensa sobre auxílio emergencial, mas espaço para jornalistas vem diminuindo

Nesta quarta-feira (10), a Caixa Econômica Federal não respondeu nenhuma pergunta enviada por jornalistas para a coletiva de imprensa. Coletivas, no entanto, são o canal pelo qual as instituições respondem ao jornalismo.

Leia:
Caixa não responde sobre funcionários em home office depois de vídeo da reunião ministerial: ‘Frescurada’

A Caixa convida, de segunda a sábado, jornalistas de diversos veículos a enviar perguntas para os dirigentes no banco. Nesta quarta, a coletiva foi conduzida pelo vice-presidente da rede varejo da Caixa, Paulo Henrique Angelo.

No início das coletivas de imprensa sobre auxílio emergencial transmitidas pelo YouTube, em 1º de maio, apenas perguntas de jornalistas de diversos veículos eram respondidas.

Ao longo do mês, o espaço entre imprensa e internautas foi sendo dividido, sendo a maioria das questões respondidas sobre dúvidas recorrentes enviadas por internautas. Hoje, a Caixa não respondeu perguntas de jornalistas.

Balanço

No balanço divulgado nesta quarta-feira, a Caixa afirma que pagou R$ 76,6 bilhões em auxílio emergencial, entre primeira e segunda parcelas. Sobre o recebimento do auxílio, 700 mil beneficiários do Bolsa Família tiveram o auxílio negado. Do total de 107,4 milhões de pedidos, 101,9 foram processados e 59,2 milhões foram aprovados. Em análise estão 10,7 milhões de pessoas.

Fraudes

A Caixa tem explicado em coletivas de imprensa que a responsável pelas análises é a Dataprev, e que, portanto, a empresa deve responder sobre as fraudes no auxílio emergencial,  que geraram o recebimento indevido para mais de 8 milhões de pessoas.

Entre os grupos que fizeram ou tentaram realizar fraudes no auxílio emergencial estão os militares,  empresários de classe alta e  brasileiros que moram no exterior.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o  número de fraudes no auxílio emergencial foi abaixo do esperado. “Tivemos só 25% do esperado de fraudes”, afirmou ele em coletiva de imprensa.

Calendário 3ª parcela

Havia expectativa de que o Ministério da Cidadania divulgasse, através da Caixa, o calendário da  3ª parcela do auxílio emergencial na última segunda-feira (8). Mas isso não aconteceu e o novo cronograma ainda não foi divulgado. O começo dos pagamentos da  terceira parcela do auxílio emergencial deve se iniciar no dia 17 de junho, com saques para o público do Bolsa Família.

Os cidadãos que quiserem se cadastrar no auxílio emergencial ainda podem fazê-lo pelo aplicativo ou site Caixa Auxílio Emergencial até o dia 3 de julho.

Após piora em indicadores, regiões de SP voltam a fechar o comércio

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Após piora em indicadores relacionados ao número de casos confirmados, óbitos e internações por coronavírus, as regiões de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, vão precisar fechar seus comércios novamente a partir de segunda-feira (15).

Essas regiões foram reclassificadas pelo governo paulista e agora entrarão na fase vermelha, a fase 1, de maior restrição de atividades. Ou seja, terão que manter a quarentena, na qual somente serviços considerados essenciais, como de logística, saúde, segurança e abastecimento, poderão funcionar. O governo de São Paulo prolongou o período de quarentena no estado até o dia 28 de junho.

As regiões de Barretos e de Presidente Prudente estavam na fase 3, amarela, chamada de flexibilização, e podiam autorizar até mesmo o funcionamento de salões de beleza e de bares e restaurantes. Já a região de Ribeirão Preto estava na fase 2, laranja, chamada de fase de controle, onde pode reabrir shoppings, comércio de rua, imobiliárias e concessionárias, desde que com limite de quatro horas de funcionamento e limite de 20% do total do público.

Já as cidades compreendidas na região metropolitana do estado, na Baixada Santista e na região de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (fase de contenção, com menos restrições).

As regiões de Bauru e Araraquara/São Carlos, que estavam na fase amarela ou fase 3, também tiveram que recuar um nível e se encontram agora na fase 2, laranja.

plano são paulo junho plano são paulo junho

Níveis de restrição de atividades por região de 1 a 14 de junho – Governo do Estado de São Paulo

 

Níveis de restrições de atividades por região a partir de 15 de junho. Níveis de restrições de atividades por região a partir de 15 de junho.

Níveis de restrição de atividades por região a partir de 15 de junho. – Governo de São Paulo

Etapas

O governo paulista definiu cinco fases no Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual e regionalizada da atividade econômica do estado. As fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

A capital paulista e as regiões de Araçatuba, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté, que estavam na fase 2 de retomada restrita desde o início do mês, mantiveram estabilidade na maioria dos índices. Todas elas vão permanecer na mesma classificação até a próxima atualização de painel do Plano São Paulo, prevista para o próximo dia 17 de junho.

A cada 14 dias, o Plano São Paulo reestuda cada uma das regiões para analisar em que fase elas se encontram, levando em consideração os dados obtidos na última semana, na comparação com a semana anterior. Para determinar em que fase está cada região do estado  paulista, o Plano analisa cinco indicadores: a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e quantidade de leitos de UTI a cada 100 mil habitantes, além do número de casos, do número de óbitos e do número de internações registrados nos últimos sete dias. Os anúncios são dados sempre às quartas-feiras, a cada 15 dias. E começam a valer na segunda-feira seguinte.

Se houver melhora nos indicadores, a região sobe de nível, por exemplo. Mas se ocorrer piora, ela pode regredir de fase. Com as mudanças anunciadas hoje (10) pelo governo paulista, nenhuma região do estado conseguiu chegar à fase 3.

Estado

Segundo o governo, o estado paulista vem melhorando seus índices. A média estadual dos últimos sete dias mostrou redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva destinados para o tratamento de coronavírus, que passou de 72,6% para 69,1%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 15,4 para 18,1. No mesmo período, o total de casos e de mortes teve quedas reduzidas, de 1% e 3% respectivamente, mas as internações pela doença subiram em 7%.

O governo vem observando que a contaminação está muito mais acelerada no interior do que na capital. “Há uma tendência em todo o interior de evolução da pandemia e o momento de controle, ao mesmo tempo que na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira a gente registra essa desaceleração”, disse Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.

O Plano São Paulo pode ser consultado no site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp/. Já o documento com o resumo do painel atualizado do Plano São Paulo para todas as regiões do estado pode ser consultado no link saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/PlanoSP-10062020.pdf.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

Governo do Estado autoriza reforma da Escola Renato Pacheco, em Vitória 

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), autorizou o repasse de R$ 845.232,55 para as obras de reformas da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, localizada no bairro Jardim Camburi, em Vitória. A cerimônia virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), com a participação do governador Renato Casagrande.

“Jardim Camburi é um bairro muito grande, o maior do nosso Estado, e a Escola Renato Pacheco é muito importante e tradicional, além de uma referência para todos nós. Desde janeiro do ano passado retomamos uma relação de parceria com a Capital e isso irá continuar até o final do nosso mandato. Inauguramos a Avenida Leitão da Silva no primeiro ano e demos ordens de serviço do Portal do Príncipe, de centro de educação infantil e escolas”, frisou o governador.

Casagrande também lembrou as ações do Governo do Estado na área da educação durante o período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Aproveito esse momento para tratar do que estamos vivendo. Vamos para quase três meses de suspensão das aulas e neste tempo organizamos o aplicativo chamado EscoLAR. Estamos produzindo um conteúdo capixaba para as aulas virtuais mantendo a ligação da família com a escola. Manter esse vínculo do aluno com o professor é fundamental”, afirmou.

A obra na Escola Renato Pacheco, que atende a mais de 1.200 alunos, já deve ter início neste mês e a previsão é que seja concluída em 365 dias. As intervenções contemplam a reforma da quadra poliesportiva e urbanização da área externa, bem como uma reforma geral nos vestiários com troca dos revestimentos danificados e chuveiros, adaptação dos banheiros para Pessoas com Deficiência (PCD) e às normas de acessibilidade, além da adequação dos ambientes às normas de prevenção e combate a incêndio.

No bloco escolar, serão realizados serviços na cobertura, para solução dos constantes problemas na época das chuvas, bem como a reforma pontual nos banheiros dos alunos, substituição do piso emborrachado na rampa de acesso ao segundo pavimento por granilite antiderrapante e pintura de toda fachada externa e muro da escola.

Também haverá tratamento e pintura de todas as grades de proteção, portões e gradis, limpeza geral do terreno e adequação dos ambientes às normas de prevenção e combate a incêndio, substituição de lâmpadas tubulares fluorescente por lâmpadas de LED e troca de aparelhos danificados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

Fonte: Governo ES

Witzel diz estar ‘absolutamente tranquilo’ após aprovação de impeachement

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wilson witzel
Antonio Cruz/Agência Brasil

Witzel declarou estar ‘tranquilo’ quanto o processo de impeachment contra ele

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, comentou, por meio de nota, sobre a decisão da  Alerj em dar início ao processo de impeachement contra ele. Witzel afirmou estar “absolutamente tranquilo” quanto ao processo.

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A nota foi divulgada após o fim da votação da Assembleia Legislativa, em que o processo de impedimento do governador foi aprovado por unanimidade, com 69 votos a favor do processo.

A seguir, confira a nota do governador:

“Recebo com espírito democrático e resiliência a notícia do início da tramitação do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados.

Como bem ressaltaram o presidente da Alerj, André Ceciliano, e a maioria dos parlamentares, terei direito à ampla defesa e tenho certeza absoluta de que poderei demonstrar que nosso governo não teve tolerância com as irregularidades elencadas no processo que será julgado.

Vou seguir nas minhas funções como governador e me preparar para a minha defesa. Tenho certeza que os parlamentares julgarão os fatos como eles verdadeiramente são”.

Sete instituições de idosos receberão apoio para lidar com a pandemia

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A Secretaria de Atendimento à Comunidade articula parceria com o programa Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco. O comitê responsável pelo programa explicou como atua e quais são áreas de abrangência do projeto. A reunião foi nesta quarta-feira (10) com o Secretário Severino Cajazeiras. A proposta apresentada para o Distrito Federal compreende em apoiar o combate à Covid-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

A iniciativa já mapeou sete ILPI no DF para atuar em quatro frentes: informar, cuidar, proteger e retomada. Entre as ações desenvolvidas estão a distribuição de material educativo para os colaboradores e idosos, fornecimento de equipamento de proteção individual e outros materiais necessários, além do fomento a pesquisa.  A implantação do projeto será em conjunto com as Secretarias de Atendimento à Comunidade, Saúde Desenvolvimento Social e Justiça e Cidadania.

De acordo com projeto, a intenção é somar força sem sobrepor os trabalhos em andamento pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Ao total, 324 idosos das setes instituições serão atendimentos seguindo notas técnicas do Ministério da Saúde e os protocolos definidos pelo Todos Pela Saúde

O projeto atende a população vulnerável, pela idade, histórico de comorbidades e por morar em habitação coletiva. Esses itens são motivos para atenção dos idosos e têm a alta taxa de mortalidade registrada em países da Europa. A estratégia do projeto é atuar na prevenção, orientação, avaliação e monitoramento juntos as ILPIS.

E quando há o diagnóstico precoce tomar as precauções corretas e cabíveis ao momento. Realocando os idosos que testaram positivo, por exemplo. O secretário Severino Cajazeiras avalia que a parceria é interessante para o GDF, porque já existe um aparato estruturado e essa ajuda chega como forma de ampliar a atuação do estado.

“Vou articular para firmar a parceria o mais breve possível. O papel da nossa secretaria é ser um elo entre as entidades e as diversas áreas do executivo”, afirmou o secretário Cajazeiras. A previsão para o desenvolvimento nas instituições são de duas semanas, após finalizarem os trâmites burocráticos.

Todos pela Saúde 

O programa Todos pela Saúde do Itaú Unibanco é um projeto criado para contribuir no combate ao novo coronavírus apoiando as iniciativas da saúde pública em todo o Brasil. O projeto é integrado por um grupo de especialistas sob a liderança do médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês.  Em parceria como Sistema Único de Saúde o Todos pela Saúde colabora na organização das demandas estaduais para definir e realizar as ações prioritárias.

Fonte: Governo DF