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Etice inaugura 5a Sala Google, em Maracanaú

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Marcos Felipe Martins – Ascom Etice – Texto
Ascom Etice – Foto

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em atuação conjunta à Golden, empresa que representa a Google, inaugurou a 5ª Sala Google no estado do Ceará. Desta vez a instituição contemplada foi a EEM José Milton de Vasconcelos Dias, em Maracanaú.

A inauguração do equipamento aconteceu na manhã desta segunda (5), e contou com a participação do presidente da Etice, Francisco Barbosa, e sua equipe de Diretores e Técnicos. Também compareceram o CEO da Golden Tecnologia, Jefferson Farias; a representante da Seduc, Iane Nobre; a Coordenadora da Crede 01, Dóris Leã; o representante do setor de TI da Seduc, Ari Junior; o representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Diego Ribeiro; o Secretário Executivo da Secretaria da Juventude (Sejuv), André Marinho; o Secretário da Juventude de Maracanaú, Nailton Marques; o Deputado Júlio César Filho (PT); e o Diretor da escola, Carlindo Bezerra.

Na cerimônia, o Presidente Francisco Barbosa informou que a iniciativa de implantação das Salas Google – importante equipamento para a junção entre tecnologia e educação – é uma parceria entre o Governo do Estado, e da Golden Tecnologia. “A Etice está totalmente alinhada à visão do governador Elmano de Freitas de transformar o Ceará em um estado cada vez mais digital, levando tecnologia de qualidade à população, por meio de ações como a criação de mais Salas Google, além de várias outras iniciativas que estão nos planos da Etice”, declarou Barbosa. E acrescentou: “investir em tecnologia é investir no presente e no futuro. Vocês (estudantes) serão o futuro, mas já são o presente, então usufruam ao máximo deste equipamento”.

Salas Google

A Sala Google é uma plataforma de gestão de aprendizado online, que permite aos professores criar, distribuir e avaliar tarefas de forma mais eficiente, além de fornecer um espaço centralizado para comunicação e colaboração entre professores e alunos.

Esta iniciativa da Etice e da Casa Civil, em parceria com a Golden, veio para despertar a escola para a transformação digital necessária ao ensino de melhor qualidade, por meio da variedade de ferramentas e serviços oferecidos pelo Google for Education para instituições educacionais, professores e alunos.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Fogo já consumiu 1,3 milhão de hectares e volta a aumentar no Pantanal

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Nas últimas 24 horas o fogo no Pantanal consumiu mais de 100 mil hectares, alcançando 8,7% do bioma, que já ultrapassa 1,3 milhão de hectares de área atingida pelas queimadas desde o início de 2024, segundo dados o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). A instituição publicou na tarde dessa segunda-feira (5), um alerta de perigo meteorológico de fogo para a Bacia do Alto Paraguai, até o dia 10 de agosto.

De acordo com os dados divulgados, a maior parte da região apresenta, nesta terça-feira (6), risco extremo de uma ignição se tornar um incêndio de grandes proporções, com “difícil combate até por meios aéreos, alta velocidade de propagação”, destaca a nota.

Desde o início do mês de agosto, imagens do céu avermelhado pelo fogo, ou acinzentado pela fumaça, de chamas invadindo a BR-262 e de filhotes de onça carbonizados invadiram as redes sociais. Em comum, o fato de serem imagens captadas no estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o último boletim divulgado pelo do governo do estado sobre a operação de monitoramento, combate e rescaldos do fogo, há seis focos de incêndios ativos, além de duas áreas sendo monitoradas.

Um foco que teve origem na região da Nhecolândia, no município de Corumbá, tem concentrado esforços das frentes de combate às queimadas, pela velocidade de expansão devido às intensas rajadas de vento na região. A nota destaca que “a situação é particularmente crítica no Parque Estadual do Rio Negro e nas áreas ribeirinhas, que estão ameaçados pela propagação do fogo”.

Na região do Albuquerque, também em Corumbá, onde as imagens das chamas alcançando a BR-262 foram registradas, “a prioridade tem sido a proteção das áreas habitadas, com foco em garantir a segurança das pessoas”, informa o boletim.

O fogo dessa região teria se expandido para uma área próxima à Fazenda Caiman, no município de Aquidauana, onde os filhotes de onça carbonizados foram encontrados. Segundo o governo estadual, as ações também foram reforçadas na região com o propósito de proteger a área de preservação ambiental.

Efetivo

Desde que as queimadas no Pantanal foram intensificadas, há três meses, uma força-tarefa com brigadistas dos governos federal e estadual atuam na região reunindo mais de 233 agentes de órgãos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 106 militares do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, 34 agentes da Força Nacional de Segurança Pública, 20 do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, além de militares das Forças Armadas e da Polícia Militar estadual.

Os brigadistas atuam ainda com 23 aeronaves, sete caminhões, seis embarcações e 44 caminhonetes para combate ao fogo.

Regulamentação

No dia 31 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.944/2024 que criou a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que define regras para o uso do fogo em áreas rurais, nas comunidades tradicionais e indígenas, além de estabelecer a substituição gradual da prática por outras técnicas.

A medida ocorre logo após o governo federal lançar a campanha Fogo no Pantanal é Crime, de conscientização da população sobre a proibição do uso do fogo no bioma, até o fim do ano. O material divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta para a punição de multa e prisão de dois a quatro anos, para quem descumprir a lei.

Fonte: Agência Brasil

Sistema de Segurança Pública visita municípios de difícil acesso no Vale do Juruá

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A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realizou,  de quinta-feira, 1º, a sábado, 3, visitas aos municípios do Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, promovendo reuniões que tiveram o objetivo de aproximar o governo das regiões de difícil acesso, identificando as dificuldades e levando resultados às populações.

Sistema de Segurança Pública visita municípios de difícil acesso no Vale do Juruá. Foto: Ascom/Sejusp

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, destacou que essas reuniões são essenciais para levar  auxílio às comunidades. “É muito importante ouvirmos as autoridades e a comunidade para compreender melhor as necessidades de cada município”, disse.

Participaram também, das reuniões, a  subcomandante da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas e o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos.

Em Marechal Thaumaturgo, foi debatido a necessidade de otimização do local do quartel e do atendimento emergencial. Foto: Asscom Sejusp

No Jordão foi anunciada emenda para construção de um novo quartel e delegacia. Foram feitas discussões sobre a necessidade de melhorar a conectividade para otimizar as operações, e a Sejusp assumiu o compromisso de adquirir novos equipamentos para as forças de segurança do município, também se comprometendo a dar continuidade e expansão aos programas de policiamento comunitário e ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Em Marechal Thaumaturgo, foi debatida a necessidade de otimização do local do quartel e do atendimento emergencial, melhorias na comunicação utilizando o sistema Starlink, já em uso pela Polícia Civil. A prefeitura agradeceu à Sejusp pela ampliação do efetivo da Polícia civil.

A reunião em Porto Walter foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), delegado Pedro Paulo Buzolin, e pelo comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Edvan Rogério.

Objetivo das reuniões é atender necessidades e ampliar a segurança da população. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Essas reuniões são muito importantes para que nós, da Segurança Pública do Acre, possamos continuar realizando ações mais efetivas, com objetivo de atender cada vez mais as necessidades e ampliar a segurança da nossa população, seja na capital ou no interior do estado”, disse o coronel Evandro Bezerra.

Fonte: Governo AC

Aberta audiência para debater estratégias de controle a ataques cardíacos

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O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Gustavo Sebba (PSDB), declarou aberta audiência pública para discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento a ataques cardíacos. A enfermidade, tecnicamente identificada como infarto agudo do miocárdio (IAM), é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.

Na mesa de debate, estão a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Patrícia Paula dos Santos, representando o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis Santos; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO),  Patrícia Palmeira de Brito Fleury; o diretor de Atenção Primária e Promoção à Saúde, Gabriel Leonardo, representando o secretário de Saúde de Goiânia, Quesede Ayeres Henrique; e o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Fernando Curado. 

O evento está em andamento na manhã desta terça-feira, 6, no Auditório Júlio da Retífica, da Assembleia Legislativa de Goiás.

A programação completa pode ser acompanhada, clicando aqui. O debate conta, ainda, com transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube da Casa e pode ser acessado, clicando aqui

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Ponte entre Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida passa a operar em pare-e-siga

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa que a interdição da ponte sobre o Rio Chopim na PR-566, entre Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida, na região Sudoeste, está sendo modificada para uma operação pare-e-siga a partir da tarde desta terça-feira (6).

A medida é possível graças ao bom ritmo dos serviços da obra de manutenção da estrutura, que incluiu restauração de danos na laje da ponte, execução de novas lajes de transferência em concreto nos acessos, e agora a nova pavimentação do tabuleiro.

A operação pare-e-siga será durante o dia, com a frente de trabalho na ponte, sendo o tráfego liberado à noite. A previsão é de concluir o pare-e-siga já nesta quarta-feira (7), encerrando todas as restrições ao tráfego, a partir do final da tarde.

Na semana que vem deve ser realizada a nova sinalização, sem grandes alterações no tráfego durante os serviços. Esta ponte tem 151,05 metros de comprimento e 10 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,4 metros cada.

A obra está incluída em um contrato de manutenção de oito pontes rodoviárias do Escritório Regional Vale do Chopim da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento de R$ 6.766.371,07.

Somente nesta ponte o investimento foi de R$ 1,1 milhão, prevendo reparo e recuperação de avarias, fissuras e rachaduras em estruturas de concreto; instalação de dispositivos de drenagem de águas nos acessos e cabeceiras, limpeza e recomposição de drenos na estrutura e instalação de novas pingadeiras; recuperação do pavimento e execução de nova sinalização, além de instalação de novos tachões, defensas metálicas e placas. Ainda neste semestre será feita a pintura da ponte, finalizando os serviços programados para ela.

A interdição da ponte começou no dia 22 de julho e estava prevista para concluir no dia 15 de agosto, mas está sendo liberada com mais de uma semana de antecedência.

Os prazos mencionados podem ser modificados caso as condições climáticas sejam desfavoráveis à realização dos serviços.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Cagece compõe Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Fortaleza

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Ascom Cagece – Texto e Foto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está compondo o Comitê Executivo que revisa o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Fortaleza. Com a atualização, o documento deve ficar alinhado às diretrizes definidas no Novo Marco Legal do Saneamento que estabelece que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% tenha coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é que o plano seja finalizado em 2025.

O PMSB é o instrumento de planejamento do município onde constam os diagnósticos das quatro vertentes do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais), bem como os programas, projetos e ações de curto, médio e longo prazos necessários para alcançar a universalização dos serviços.

A gerente de Universalização e Concessão da Cagece, Veroneide Fernandes explica que o município de Fortaleza iniciou a revisão do plano e a coleta de dados no início deste ano. “A Cagece foi convidada para participar do Comitê Executivo que vai analisar e validar os dados que a consultoria contratada para elaborar o plano está coletando”. A Comissão também é composta por representantes do poder executivo municipal e dos prestadores de serviços como Ecofor, Marquise e Ambiental Ceará.

Veroneide acrescenta que a participação da companhia na elaboração do PMSB é fundamental para nortear o planejamento da empresa. “Quando o município faz um bom diagnóstico do serviço e destaca os projetos e as ações que serão realizados, contribui para que a Cagece planeje as ações e destine os recursos de maneira mais assertiva”, acrescenta.

A expectativa é que nos próximos dois anos seja elaborado o Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, composto pelos planos microrregionais, contribuindo para a convergência entre as ações para cumprimento das metas dos contratos e dos planos de saneamento básico.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

PMDF convoca 1.232 candidatos para o Curso de Formação de Praças

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A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) convocou 1.232 candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Praças (CFP). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (6).

Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças | Foto: Divulgação/PMDF

Segundo a vice-governadora Celina Leão, a renovação do quadro de militares da PM é fundamental e representa o fortalecimento da segurança pública da capital. A convocação é resultado de um trabalho incansável pela segurança pública do DF. A partir da determinação do governador Ibaneis Rocha, articulamos e conseguimos apoio no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual da União deste ano e tornar essas nomeações realidade. Não se faz segurança pública de qualidade sem contar com mulheres e homens bem preparados e estamos muito felizes por mais essa vitória, comemora.

Desde 2019, a PMDF recebeu mais de 2.300 integrantes no quadro de militares formados no curso de praças. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, este GDF está comprometido em combater o déficit no contingente da PM.

“Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres

Coronel Ana Paula Habka, comandante-geral da PMDF

“Esses novos policiais serão fundamentais para reforçar o efetivo das forças de segurança. Desde 2019, o Governo Ibaneis Rocha tem se comprometido a recompor nossos quadros e melhorar a estrutura e as condições de trabalho, utilizando tecnologia e inteligência para melhorar cada vez mais o serviço prestado à população. Desde o início do governo, cerca de quatro mil servidores foram nomeados, e novas nomeações estão previstas para este ano. Isso certamente terá um impacto significativo na redução da criminalidade e na qualidade de vida da população do DF”, observa.

Entrega de documentos

Os aprovados deverão comparecer ao Departamento de Educação e Cultura (DEC), no Setor Policial, Área Especial, Conjunto 4, Asa Sul, Brasília, para entregar a documentação necessária. O prazo para esta etapa será entre os dias 9 e 26 deste mês.

É obrigatório apresentar a seguinte documentação (originais e cópias):

– documento de identidade;
– CPF;
– CNH, no mínimo categoria tipo ‘B’;
– comprovante de residência atualizado;
– certificado de conclusão do ensino superior;
– Título de Eleitor;
– comprovante de votação na última eleição;
– Certidão de Nascimento ou casamento;
– carteira de reservista ou documento de dispensa de incorporação (para candidatos do sexo masculino);
– duas fotos 3×4 recentes.

Também é necessário preencher formulários junto à PM, que podem ser encontrados no site da corporação, e os seguintes comprovantes:

– ficha cadastral da PMDF;
– tipo sanguíneo e fator RH;
– comprovante de conta no Banco Regional de Brasília (BRB);
– declaração de bens e direitos;
– termo de ressarcimento ao erário; e
– declaração de não acumulação de cargo público.

Futuros policiais militares

O Curso de Formação de Praças é a etapa inicial na carreira dos futuros policiais militares. Durante o curso, os candidatos receberão treinamento teórico e prático, desenvolvendo habilidades essenciais para a atuação na segurança pública. Este processo prepara os novos praças para enfrentar os desafios da profissão e contribuir de maneira significativa para a segurança da comunidade.

A fim de manter o efetivo policial em aumento constante, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, ressalta que a corporação passa por adaptações para receber novos efetivos. “O segredo é manter os concursos. Vamos nos empenhar para a formação destes 1.200 policiais para diminuir um déficit no efetivo. Fizemos adaptações na Escola de Formação de Praças para atender a esse número expressivo de alunos e estamos também nos adaptando para receber um efetivo grande de mulheres, diz.

 

Fonte: Agência Brasília

Governo lança protocolo de busca imediata a pessoas desaparecidas no DF

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Com o objetivo de reforçar a ação das forças de segurança nas ocorrências que envolvam desaparecimento, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta terça (6), o protocolo Sinal de Busca Imediata de Desaparecidos, que regulamenta a divulgação de dados e fotos da pessoa desaparecida assim que a ocorrência policial for registrada.

Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, assina o acordo: “É preciso que todos trabalhem juntos e a comunidade participe também”| Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 “Nós trabalhamos para traçar políticas públicas sobre a temática, mas não dá para avançar sem a participação popular”

Mayara Noronha Rocha

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) e envolve 30 órgãos do governo local e federal. A agilidade na notificação de desaparecimento por meio do Sinal de Busca Imediata de Desaparecidos potencializa a possibilidade de localização, sobretudo nas primeiras 24 horas.

De acordo com a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, é muito importante a participação da sociedade para localizar e identificar a pessoa envolvida na ocorrência.

“O lançamento dessa ferramenta vem em socorro da nossa população como um todo”, afirma a gestora. “Qualquer pessoa pode passar por uma situação dessas. Nós trabalhamos para traçar políticas públicas sobre a temática, mas não dá para avançar sem a participação popular”.

Acordo

Esse protocolo é uma das iniciativas que integram a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas, criada em maio deste ano. Além do Sinal de Busca Imediata de Desaparecidos, foi celebrado um Acordo de Cooperação Técnica entre a SSP e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para que o Alerta Amber pudesse ser disponibilizado na capital federal. O aviso, já em funcionamento no DF, é emitido pelo Instagram e Facebook toda vez que há o registro do desaparecimento de uma criança.

“Precisamos somar esforços e tratar juntos dessa temática tão importante”, defende o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “É preciso que todos trabalhem juntos e a comunidade participe também. A partir do boletim de ocorrência, nós vamos expandir a comunicação usando as ferramentas que temos e a capacidade de trabalhar em rede com diversos órgãos públicos e a sociedade civil.”

Políticas públicas

A SSP também lançou uma página no Instagram que tem a finalidade de dar publicidade rápida aos casos de desaparecidos e de localizados. Agora, a pasta trabalha na construção de um sistema que disponibiliza a consulta ao Cadastro Distrital de Desaparecidos e permite que os agentes de Estado possam verificar de imediato se uma pessoa encontra-se nesse banco de dados.

Durante a cerimônia de lançamento, a coordenadora de Política de Pessoas Desaparecidas do MJSP, Iara Sennes, lembrou que o DF como uma das unidades da Federação que mais avança nas políticas públicas destinadas a pessoas desaparecidas.

“O Distrito Federal foi um dos primeiros que implementaram o Alerta Amber”, pontuou ela. “Poder presenciar mais um lançamento dessa política é um exemplo muito grande para os demais estados. O DF tem avançado muito nessa temática.”

06/08/2024 - Governo lança protocolo de busca imediata a pessoas desaparecidas no DF

Fonte: Agência Brasília

Segurança Pública recebe policiais adidos dos Estados Unidos para debater segurança diplomática e fronteiras

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A extensa e densa floresta amazônica torna a fiscalização das fronteiras uma tarefa complexa e desafiadora para as forças de segurança. Para debater políticas de segurança nas fronteiras, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) recebeu, na segunda-feira, 5, policiais adidos da Embaixada dos Estados Unidos. A visita se estende até o dia 8 nos municípios de Brasileia e Assis Brasil.

Segurança Pública recebe policiais adidos dos Estados Unidos para debater segurança diplomática e fronteiras. Foto: Claudia SouzaSejusp

A recepção dos adidos americanos, realizada na sala de situação da Sejusp, contou com apresentações expositivas das forças integrantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), além da Polícia Federal e da Força Nacional, que expuseram o trabalho de segurança realizado nas fronteiras do estado do Acre. Com mais de 2 mil quilômetros de fronteira, destacaram-se dados e estratégias de atuação contra os crimes transfronteiriços.

O estado do Acre, localizado na região norte do Brasil, faz fronteira com o Peru e a Bolívia, posicionando-se estrategicamente nas rotas do tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços. O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel José Américo de Souza Gaia, destacou que a visita é uma grande oportunidade de mostrar os desafios de atuação no combate aos crimes de fronteira no Acre, que possui características muito singulares, por haver fronteiras secas (terra) e molhadas (rios) que se estendem pela densa floresta amazônica entre dois dos principais países produtores de cocaína no mundo.

“Essa visita é muito importante para a Segurança Pública do Acre, pois abre caminho para trocas de experiências e tecnologias que nos garantam melhorias no combate aos crimes transfronteiriços. O combate eficaz ao tráfico de drogas e outros crimes de fronteira exige cooperação entre os governos de outros países, que também sentem as consequências da entrada desses ilícitos em seus territórios. Hoje tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho de cada força policial atuante nas divisas do estado”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

O diretor operacional da Segurança Pública, coronel Atahualpa Batista Ribera, realizou uma breve apresentação sobre as políticas de segurança da Sejusp contra os crimes de fronteira, destacando que a visita tem como objetivo a troca de experiências a respeito de crimes transfronteiriços e tráfico de pessoas.

“É muito importante porque nós, no futuro, tentaremos trocar informações a respeito de banco de dados sobre a natureza dos crimes procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal [Interpol]”, explicou o coronel Ribera.

O grupo da embaixada é composto por  um adido americano, um Policial Federal dos EUA e uma investigadora do serviço de segurança diplomática, que na oportunidade receberam uma moeda institucional da Segurança pelas mãos do secretário de Segurança e o adjunto da pasta, coronel Evandro Bezerra. A moeda é uma honraria dada às autoridades visitantes.

Agenda nas fronteiras

Seguindo a agenda no estado, os adidos ministraram, na tarde de segunda-feira, 5, uma palestra sobre tráfico de pessoas para agentes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Grupo Especial em Fronteira (Gefron), na Biblioteca Pública.

As atividades continuam na quarta-feira, quando os adidos americanos visitarão as cidades de Brasileia, onde novamente realizarão uma palestra para os agentes locais, e seguirão para a cidade de Assis Brasil, ambos municípios fronteiriços.

 

Fonte: Governo AC

Dr. George Morais aposta na instituição do Dia do Barista e sua inclusão no calendário oficial

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A inclusão do Dia Estadual do Barista no caledário oficial do Estado de Goiás é proposta do deputado Dr. George Morais (PDT), por meio do projeto de lei nº 16469/24. De acordo com o texto, a data será comemorada, anualmente, no dia 24 de maio. Segundo o legislador, o reconhecimento desses profissionais que preparam a bebida pode fomentar políticas públicas voltadas para a capacitação e valorização dos baristas, além de incentivar discussões sobre melhores condições de trabalho e direitos laborais, fortalecendo o diálogo entre o poder público e os profissionais do setor.

Morais aponta que a categoria contribui diretamente para o fortalecimento de pequenas e médias empresas locais, gerando empregos e incentivando o empreendedorismo. Além disso, a qualidade do serviço prestado pelos baristas tem um impacto direto no turismo gastronômico, atraindo visitantes e movimentando a economia regional. O legislador ressaltou, na justificativa da propositura, que esses profissionais são promoventes de uma tradição ligada ao café, que faz parte do patrimônio cultural brasileiro, pois perpetuam técnicas e conhecimentos passados de geração para geração, além de inovar e criar formas de apreciação.

De acordo com um levantamento realizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), o consumo de cafés especiais no Brasil tem crescido, em média, 15% por ano. Em outra pesquisa está demonstrado que, entre os que apreciam a bebida, 56% preferem os tipos especial e gourmet. Segundo informações da Junta Comercial do Estado (Juceg), só em Goiânia existem cerca de 6 mil cafeterias em atividade.

Em argumentação na propositura, o deputado explica que os baristas não apenas preparam bebidas, mas também criam espaços de convivência e interação social, uma vez que as cafeterias são locais e onde pessoas de diferentes faixas etárias se encontram, promovendo a coesão social e a troca de ideias. Com isso, o senso de comunidade e pertencimento é fortalecido.

O processo legislativo foi protocolado na Casa de Leis e será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias