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Selo identificará gestão pública comprometida com a alfabetização

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Iniciativas da gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal para assegurar o direito à alfabetização em todo o país passarão a ser reconhecidas por meio do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (Selo Alfabetização). Além de reconhecer esforços, a medida visa a incentivar e disseminar boas práticas.

O Selo Alfabetização foi instituído nesta segunda-feira (23) por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada está publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o governo federal, a mudança na condução da política pública de educação possibilitou a recuperação do desempenho da alfabetização após a pandemia de covid-19. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, após cair para 36%, em 2021, o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental atingiu 56% em 2023.

Ações, políticas, formação de educadores e materiais didáticos complementares alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada serão os critérios avaliados para a concessão do selo.

Para participar, além das iniciativas, as gestões públicas precisam ter aderido ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e integrar a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

Os esforços serão reconhecidos por comissões técnicas de avaliação instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para classificar e selecionar as secretarias de Educação concorrentes. Após o recebimento do Selo Alfabetização, as unidades da federação poderão usar a marca em suas ações de comunicação em redes sociais, internet e canais de divulgação.

A duração, dimensão e critérios da marca e as regras complementares ao processo de seleção para verificação das evidências relativas aos esforços e às iniciativas de gestão pública das secretarias de Educação serão estabelecidos por meio de edital para cada edição do Selo Alfabetização.

Fonte: Agência Brasil

Jogos Escolares Bom de Bola concluíram neste fim de semana a fase macrorregional

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Os Jogos Escolares Bom de Bola (JEPs BB) concluíram neste fim de semana a fase macrorregional com a participação de cerca de 3,3 mil atletas e técnicos, de 104 municípios. Foram definidas as 72 equipes classificadas para a grande final, que será realizada entre 10 e 15 de outubro, na cidade de Pérola, no Sudoeste do Estado.

Com mais de 16,9 mil inscritos na edição 2024, a competição de futebol de campo dos JEPs é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação, Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das gestões municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.

A coordenadora da competição, Márcia Tomadon, disse que a macrorregional é sempre uma expectativa grande, porque se definem os dois representantes de cada macro para formar as 64 equipes que estarão representando os seus núcleos, seus municípios, suas escolas para a fase final. “Nós já temos os classificados do ano passado e mais os representantes do município-sede, aí somando 72 equipes; são 18 em cada categoria. E Pérola está se preparando bastante, estão bastante motivados para fazer um grande evento novamente. Daí encerramos os nossos jogos”.

Foram sede da Fase Macrorregional os municípios de Balsa Nova, São Mateus do Sul, Dois Vizinhos, Boa Vista da Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Porto Rico, Jardim Alegre e Ribeirão do Pinhal. Cada macrorregional levará quatro representantes (equipes campeãs de 12 a 14 anos, feminino e masculino e de 15 a 17 anos, feminino e masculino).

Confira as campeãs em cada um:

Balsa Nova

Feminino (12-14) – CE ANDRE ANDREATTA (QUATRO BARRAS)

Feminino (15-17) – CE COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (CURITIBA)

Masculino (12-14) – EE DONA CAROLA (CURITIBA)

Masculino (15-17) – CE GUARAITUBA (COLOMBO)

São Mateus do Sul

Feminino (12-14) – C INTEGRAÇÃO (PONTA GROSSA)

Feminino (15-17) – C DYNÂMICO (PONTA GROSSA)

Masculino (12-14) – C INTEGRAÇÃO (PONTA GROSSA)

Masculino (15-17) – C DYNÂMICO (PONTA GROSSA)

Dois Vizinhos

Feminino (12-14) – CE JOSÉ ARMIM MATTE (CHOPINZINHO)

Feminino (15-17) – CEI RIO DAS COBRAS (NOVA LARANJEIRAS)

Masculino (12-14) – CCM TANCREDO NEVES (CORONEL VIVIDA)

Masculino (15-17) – CE NESTOR DE CASTRO (SULINA)

Boa Vista da Aparecida

Feminino (12-14) – CE JOÃO MANOEL MONDRONE (MEDIANEIRA)

Feminino (15-17) – CE SEN ATÍLIO FONTANA (TOLEDO)

Masculino (12-14) – CE DOM PEDRO II (FOZ DO IGUAÇU)

Masculino (15-17) – CE MARILIS F PIROTELLI (CASCAVEL)

Nossa Senhora das Graças

Feminino (12-14) – CE SANTO INÁCIO DE LOYOLA (FÊNIX)

Feminino (15-17) – CEC RUI BARBOSA (NOVA CANTU)

Masculino (12-14) – EE GIAMPERO MONACCI (ITAMBÉ)

Masculino (15-17) – CCM MARECHAL RONDON (CAMPO MOURÃO)

Porto Rico

Feminino (12-14) – CE DUQUE DE CAXIAS (NOVA OLÍMPIA)

Feminino (15-17) – CE CONSTANTINO MAROCHI (SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO)

Masculino (12-14) – CE LOURDES A MELO (ITAGUAJÉ)

Masculino (15-17) – CE PARAISO DO NORTE (PARAÍSO DO NORTE)

Jardim Alegre

Feminino (12-14) – EE NEREU RAMOS (MANOEL RIBAS)

Feminino (15-17) – CE TSURU OGUIDO (LONDRINA)

Masculino (12-14) – C ÉTICA SANTOS DUMONT (LONDRINA)

Masculino (15-17) – CE PROFESSORA EUDICE RAVAGNANI DE OLIVEIRA (FLORESTÓPOLIS)

Ribeirão do Pinhal

Feminino (12-14) – CE JULIA WANDERLEY (JABOTI)

Feminino (15-17) – CE JULIA WANDERLEY (JABOTI)

Masculino (12-14) – CCM STELLA MARIS (ANDIRÁ)

Masculino (15-17) – C SÃO TOMÁS DE AQUINO (WENCESLAU BRAZ)

Os documentos oficiais – boletim, programação, resultados, classificação final e notas estão disponíveis no site da Secretaria do Esporte.

E no aplicativo da Paraná Esporte, disponível no Google Play e na Apple Store.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Novas calçadas levam conforto e segurança a moradores e trabalhadores do SIA

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O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) vai ganhar mais de 4 km de calçadas novas. Um trecho de 840 m está sendo construído do zero no Setor de Inflamáveis e outros 3,2 km passam por reforma. As obras estão em fase de conclusão e vão beneficiar as mais de 80 mil pessoas que trabalham na região.

O SIA vai ganhar mais de 4 km de calçadas novas; as obras estão em fase de conclusão e vão beneficiar mais de 80 mil pessoas | Fotos: Tony Oliveira/ Agência Brasília

“No final de 2021, o Governo do Distrito Federal entregou aquela avenida, conhecida como ‘Rota de Fuga’, que é uma saída ali do Setor de Inflamáveis [para o Setor de Chácara Lúcio Costa]. Agora, neste ano, a gente está completando todos os 4 km [de calçadas] para facilitar a vida do trabalhador da região e também dos moradores”, apontou o administrador regional, Bruno Oliveira.

Na construção dos 4 km, foram investidos mais de R$ 600 mil. A reforma do trecho que já estava pronto não terá custo adicional ao governo, por se tratar de garantia de obra. Ao todo, os trabalhos no Setor de Inflamáveis — incluindo o calçamento e a pavimentação da via — geraram cerca de 80 empregos diretos e indiretos.

As calçadas contarão com ciclovias, para atender, com segurança, aqueles que se deslocam de bicicleta. Também seguirão todos os padrões de acessibilidade. Apenas no trecho que está sendo feito do zero, são quatro rampas de acesso para cadeirantes, além de sinalização tátil e visual, largura adequada e superfície regular, evitando desníveis e obstáculos. “A gente está seguindo toda a legislação correlata à acessibilidade”, enfatiza o administrador.

Ainda segundo Oliveira, os principais beneficiados serão os pedestres que saem do Setor de Inflamáveis e seguem para pegar ônibus na entrada do SIA, próximo à Cidade do Automóvel: “É importante a gente dar essa qualidade de vida ao cidadão, ao trabalhador aqui de Brasília, ao residente aqui do SIA”.

A aposentada Irene Santos é uma dessas residentes. Ela avalia que o calçamento “melhorou e muito” a vida na região. “Antes era muita lama, muita poeira, muito buraco. E hoje não tem mais nada, está ótimo”.

A aposentada Irene Santos conta que o calçamento melhorou a vida de quem mora na região: “Antes era muita lama, muita poeira, muito buraco. E hoje não tem mais nada, está ótimo”

Mas não são apenas os pedestres que serão atendidos. Assim como ele, motoristas que trafegam pela região terão mais segurança. “Para nós, que somos motoristas, principalmente de caminhão, é um alívio, porque você tem que ficar desviando de pedestre, de moto elétrica e de bicicleta. A obra é bem-vinda para nós aqui do setor”, conta Leonardo Sousa. “A calçada veio em uma hora boa, porque o trânsito aqui também aumentou muito depois que abriu a saída para o Lúcio Costa”.

Os comerciantes também comemoram. “Já tinha melhorado depois que fizeram essa pista. A calçada vai contribuir para o comércio e para o pessoal que mora aí. Vai ser muito bom”, exalta Eraildo Gambarra, o Zico, que mantém um quiosque na região desde 1986.

O comerciante Eraildo Gambarra, dono de um quiosque na região desde 1986, comemora as obras de mobilidade: “A calçada vai contribuir para o comércio e para o pessoal que mora aí. Vai ser muito bom”

Investimento

Neste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) investirá R$ 41 milhões na construção e reforma de calçadas em todo o Distrito Federal. Em participação no podcast GDF de Ponto a Ponto, da Agência Brasília, nesta quinta-feira (12), o presidente da instituição, Fernando Leite, ressaltou a importância do investimento.

“A gente observou que as calçadas estavam deterioradas pelo tempo e pelo mau uso. As calçadas do DF estavam em um processo acentuado de envelhecimento e degradação, inclusive até por raízes de árvores. Essa demanda por calçada é um negócio maravilhoso, eu fico entusiasmado. Estamos fazendo no Plano Piloto, em Samambaia, no Cruzeiro… Para você ter uma ideia, se você sair de Brasília andando só pelos [680] quilômetros de calçadas que já fizemos você chega em Ribeirão Preto [SP].”

Fonte: Agência Brasília

Mauro Rubem propõe contribuição patronal do Estado para assistência à saúde dos servidores

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Começa a ser analisado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 20261/24, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT). O texto altera a Lei nº 21.880, de 20 de abril de 2023, que propõe a criação de uma contrapartida mensal do Estado para cobrir os custos do Plano de Saúde dos Servidores bem como para adequar a participação dos servidores nas instâncias de gestão do Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde).

Segundo o parlamentar, trata-se sobretudo de um aperfeiçoamento da legislação vigente. “A saúde dos servidores é um tema de importância central para a administração pública, uma vez que o bem-estar dos trabalhadores está diretamente relacionado à eficiência e à qualidade dos serviços prestados à população”, observou. Em outro trecho, ele argumenta que a proposta vem para “corrigir eventuais lacunas da legislação vigente, assegurando a contribuição patronal do Estado como contrapartida ao esforço contributivo dos servidores, ativos e inativos, além dos pensionistas”.

“O objetivo principal dessa proposição é fortalecer o equilíbrio financeiro do Ipasgo Saúde, de modo a garantir sua sustentabilidade em longo prazo, por meio da previsão da contribuição patronal mensal do Estado. Isso assegura que as obrigações assistenciais sejam devidamente custeadas, evitando desequilíbrios orçamentários e, por consequência, proporcionando estabilidade ao serviço”, explicou.

A modificação proposta no art. 23 da lei estabelece critérios sobre a destinação do patrimônio do Ipasgo Saúde em casos de desvio de finalidade ou extinção, assegurando que os ativos da entidade sejam corretamente administrados e alocados de forma justa, protegendo os interesses dos servidores.

O dispositivo proposto no art. 6º, por sua vez, visa a assegurar a estabilidade financeira do órgão ao estabelecer uma contribuição patronal mensal de 6,81% sobre a remuneração dos servidores. “Esse aporte regular, junto com contribuições anuais em casos de desequilíbrio financeiro, garante que o Estado contribua para o equilíbrio das receitas e despesas assistenciais, protegendo o plano de saúde dos servidores e evitando que o ônus financeiro recaia exclusivamente sobre eles”, defendeu Rubem.

Já a inclusão do inciso VI ao art. 27 da lei que rege o Ipasgo Saúde tem o objetivo de proteger os usuários de cobranças adicionais pelos serviços já prestados, garantindo que os direitos e benefícios originalmente oferecidos sejam mantidos sem custos extras. “Dessa forma, assegura-se que os servidores públicos, militares, inativos, pensionistas e demais usuários do plano não sejam penalizados com aumento de despesas por serviços previamente cobertos e preserva-se o equilíbrio econômico do plano sem onerar indevidamente os beneficiários”, arrematou.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

CCJ debate, em reunião desta 3ª-feira, 24, saúde, inclusão e inovação em reunião com 30 projetos aptos à votação

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A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alego) realizará uma reunião ordinária nesta terça-feira, 24, a partir das 14 horas, com uma pauta diversificada. Ao todo, serão votados 30 processos legislativos, sendo 29 com parecer favorável e um com parecer contrário. Além disso, dois vetos da Governadoria do Estado de Goiás e outros 10 processos parlamentares serão distribuídos para relatoria.

Distribuição à relatoria

Um dos vetos parciais que seguem para relatoria, registrado no processo nº 19368/24, refere-se ao autógrafo de lei nº 452, de 08 de agosto de 2024, que busca alterar a Lei nº 16.140/2007, relacionada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta vetada é de autoria do deputado Jamil Calife (Progressistas) e previa as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização, regulamentação, fiscalização e o controle dos serviços correspondentes.

De acordo com a iniciativa, o Governo deverá publicar, mensalmente, informações que contemplem nome comercial e nome técnico do medicamento; quantidade total de cada medicamento disponível em estoque; quantidade de cada medicamento disponível em cada unidade de saúde do Estado; e data da última atualização do estoque de medicamentos em cada unidade de saúde do Estado.

No texto enviado pela Governadoria do Estado, no entanto, o chefe do Executivo frisou que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), quanto à conveniência e à oportunidade, sugeriu o veto ao autógrafo após atentar-se à manifestação da Gerência de Assistência Farmacêutica (Geraf). O departamento esclareceu que o SUS disponibiliza à população os medicamentos elencados em listas padronizadas.

O texto ressalta que o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa realiza a divulgação, de forma eletrônica, da lista de medicamentos disponíveis, bem como das doenças e dos agravos tratados por esses medicamentos, dos formulários a serem preenchidos para o acesso destes, dos exames necessários para a abertura dos processos, além da divulgação do nome genérico e da quantidade disponível de cada medicamento em estoque.

Além disso, o veto frisa não ter ficado claro para a Geraf se as informações propostas sobre o estoque de medicamentos contemplariam apenas as unidades públicas estaduais de saúde ou se seriam aplicadas também às unidades públicas de saúde dos municípios, que recebem o repasse de medicamentos, além da rede privada, como no caso das farmácias e das drogarias que participam do Programa Farmácia Popular.

Por fim, o texto evidencia que seria necessária, ainda, a retirada da obrigatoriedade da divulgação do nome comercial dos medicamentos e, de acordo com o processo, o SUS só pode utilizar o nome genérico dos medicamentos em suas listas oficiais.

O outro veto que será distribuído para o relator, este integral e protocolado na Casa sob o nº 19444/24, refere-se ao autógrafo de lei nº 450, também de 08 de agosto de 2024, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que pretendia garantir a disponibilização de abafadores de ruídos em eventos esportivos e nas unidades do Vapt Vupt para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

De acordo com a justificativa do governador Ronaldo Caiado (UB), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) recomendou o veto por salientar que o abafador de ruído é um tipo de equipamento de proteção individual (EPI), que deve ser de uso exclusivamente pessoal. Sua utilização rotativa, por mais de uma pessoa e sem a assepsia adequada, poderia ocasionar riscos sanitários, inclusive com a transmissão de doenças.

A pasta informou que, caso fosse aprovada a proposta, o Governo Estadual teria que arcar com a compra de equipamentos de uso permanente. Por fim, esclareceu que, em relação às pessoas hipossuficientes, o poder público já disponibiliza meios necessários para suprir as necessidades de cada pessoa, conforme a sua deficiência. 

Com base nas manifestações de suas unidades administrativas, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) também se pronunciou desfavorável ao autógrafo e esclareceu que os abafadores de ruídos, no caso de indicação terapêutica para o uso por pessoas com o TEA, devem ser adequados às especificidades do usuário quanto ao tamanho e ao material utilizado em sua confecção. “Nem todas as pessoas que apresentam desconforto ou aversão a estímulos sonoros aceitam esse tipo de equipamento”, ressaltou.

Por fim, atestou que os abafadores de ruídos não são disponibilizados na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). “A alteração, a inclusão ou a exclusão dos referenciados produtos sem procedimentos, protocolos clínicos ou diretrizes terapêuticas são atribuições exclusivas do Ministério da Saúde, o que inviabiliza o autógrafo”, esclareceu.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por sua vez, recomendou veto específico ao dispositivo que garante às crianças com o TEA que utilizarem serviços públicos nas unidades do Vapt Vupt a disponibilização de abafadores de ruídos durante a permanência no local. A motivação foi que as referidas unidades mantêm nível de ruído controlado e adequado, em virtude da utilização da prática de agendamentos que não ocasiona aglomerações e propicia um espaço tranquilo aos usuários. 

Além disso, informou que são adotadas políticas que asseguram o conforto e a inclusão das pessoas com o TEA, como o treinamento especializado de servidores e a possibilidade de atendimento em sala separada. “Essas ações contribuem para o atendimento adequado e respeitoso dentro das unidades do Vapt Vupt. Assim, por elas já possuírem um ambiente apropriado para as crianças com o TEA, o dispositivo torna-se inconveniente”, frisa.

A pasta acrescentou, ainda, que a obrigatoriedade do fornecimento de abafadores de ruídos nas unidades do Vapt Vupt ocasionaria desafios na gestão e na manutenção desses equipamentos, reiterando que o uso deles deve ser exclusivo e individual.

Além dos vetos, serão distribuídos 10 projetos de lei para relatoria. Entre eles, está o processo nº 19221/24, do deputado Dr. Rodrigo Fernandes (Avante), que propõe a criação da Rota do Açafrão na região Norte de Goiás, e o processo nº 19553/24, do deputado Amilton Filho (MDB), que visa à adaptação de sinais baseados em cores em espaços públicos para facilitar o acesso de pessoas com daltonismo.

Votação

A reunião também incluirá a discussão e votação de 29 projetos de lei com parecer favorável. Dentre eles, destaca-se o processo nº 3919/19, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui a Política Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos, já com parecer favorável desde agosto de 2024. Outro projeto parlamentar em pauta para ser votado é o de nº 8824/24, de autoria do deputado André do Premium (Avante), que estabelece um marco regulatório para o uso de ferramentas de inteligência artificial nas escolas públicas goianas.

Entretanto, um projeto está em pauta com parecer contrário. Trata-se da proposta nº 7900/24, do deputado Virmondes Cruvinel, que garante atendimento psicológico sigiloso a mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho, independentemente de denúncia formal. O projeto, relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), recebeu parecer contrário.

Essa reunião da CCJ abrange propostas e debates que passarão desde a criação de políticas públicas de saúde e educação até questões de inclusão social e econômica. Para acesso à integra da pauta, clique aqui.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Agências do Trabalhador iniciam a semana com 23,2 mil vagas no Paraná

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As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a

oferta de 23.241  vagas de emprego

com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.237 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 793 vagas, magarefe, com 774, e faxineiro, com 771 oportunidades.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (6.770). São 1.162 vagas para alimentador de linha de produção, 336 para repositor de mercadorias, 329 para auxiliar nos serviços de alimentação, e 322 para operador de caixa.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 77 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de assistente administrativo (formação em administração ou áreas afins) com 25 vagas; técnico de telefonia (curso técnico em eletrônica, mecatrônica, mecânica, telecomunicações ou processamento de dados ) com 10 vagas; professor estagiário (curso de pedagogia) com 5 vagas; e auxiliar contábil (curso de contabilidade e inglês intermediário) com 03 vagas.

A Região de Cascavel aparece em seguida (4.506), com 1.156 oportunidades para alimentador de linha de produção, 414 para abatedor, 242 para magarefe e 183 para servente de obras. 

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.752), Campo Mourão (1.985),  Pato Branco (1.955) e Foz do Iguaçu (1.566) . Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 792 vagas, operador de caixa, com 119, servente de obras, com 103, e motorista de caminhão, com 96 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 833 oportunidades, magarefe, com 256, abatedor, com 59, e vendedor de comércio varejista, com 56.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (651), faxineiro (145), magarefe (114) e abatedor (​​55) .

Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 583 vagas para alimentador de linha de produção, 115 para repositor de mercadorias, 72 para auxiliar nos serviços de alimentação e 54 para operador de caixa.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.  

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef

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Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e em meio a calor e fumaça –, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta em novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) para a importância de novos prefeitos e prefeitas investirem em medidas voltadas à resiliência climática e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No Brasil, 33 milhões de menores enfrentam pelo menos o dobro de dias quentes a cada ano, em comparação a seus avós.

Utilizando como base uma comparação entre as médias dos anos 1970 e de 2020-2024, a análise mostra a velocidade e a escala com que os dias extremamente quentes estão aumentando. Esses dias são aqueles em que se registram temperaturas acima de 35ºCelsius (ºC). No Brasil, a média de dias extremamente quentes passou de 4,9 ao ano na década de 1970 para 26,6 na década de 2020. A análise aponta, também, para o aumento das ondas de calor. Nesse caso, trata-se de períodos de 3 dias ou mais em que a temperatura máxima está mais de 10% maior do que a média local.

As crianças e os adolescentes são os que sentem, por mais tempo e com maior intensidade, impactos de ondas de calor, enchentes, secas, fumaças e outros eventos climáticos extremos. O estresse térmico no corpo, causado pela exposição ao calor extremo, ameaça a saúde e o bem-estar de crianças e mulheres grávidas. Níveis excessivos de estresse térmico, também, contribuem para a desnutrição infantil e doenças não transmissíveis que tornam as crianças mais vulneráveis a infecções que se espalham em altas temperaturas, como malária e dengue.

“Os perigos relacionados ao clima para a saúde infantil são multiplicados pela maneira como afetam a segurança alimentar e hídrica, a exposição à contaminação do ar, do solo, e da água, e a infraestrutura, pois interrompem os serviços para crianças, incluindo educação, e impulsionam deslocamentos. Além disso, esses impactos são mais graves a depender das vulnerabilidades e desigualdades enfrentadas pelas crianças, de acordo com sua situação socioeconômica, gênero, raça, estado de saúde e local em que vive”, explica Danilo Moura, Especialista em Mudanças Climáticas do Unicef no Brasil.

Diante desse cenário, o órgão pede que candidatos e candidatas às prefeituras se comprometam a preparar as cidades para enfrentar e lidar com as mudanças climáticas, com foco especial nas necessidades e vulnerabilidades de meninas e meninos.

“Isso inclui implementar ações para enfrentar as mudanças climáticas e adaptar serviços públicos, infraestrutura e comunidades para resistirem a seus efeitos, inclusive a eventos climáticos extremos, priorizando as necessidades e vulnerabilidades específicas de meninas e meninos. Uma ação importante é incorporar o Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres aos planos do município”, aponta Danilo.

O tema é uma das cinco prioridades propostas pelo Unicef na agenda Cidade de Direitos – Cinco prioridades para crianças e adolescentes nas Eleições 2024, voltada a candidatos e candidatas de todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Alunos da rede pública do DF participam da abertura dos Jogos Escolares Brasileiros

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Emoção e alegria marcaram a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizada no sábado (21) na Arena Pernambuco, no Recife (PE). A noite foi repleta de apresentações culturais e celebrou a união dos atletas de todo o país, que buscam conquistar o pódio em diversas modalidades esportivas.

A SEEDF enviou ao Recife uma delegação de 245 integrantes | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF

A competição celebra o espírito competitivo e representa uma oportunidade única para os estudantes, especialmente aqueles de escolas públicas. A SEEDF enviou ao Recife uma delegação de 245 integrantes.

A solenidade contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do secretário de Esporte e Educação do Estado, Alexandre Schneider; do secretário nacional de Esporte Amador, Paulo Henrique Perna; do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho; e do secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonidio.

“A presença de cada um de vocês enriquece ainda mais este evento, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento. Juntos, podemos construir um futuro melhor para nossos jovens e para o Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A solenidade de abertura foi cheia de apresentações culturais e contou com a presença de autoridades

Antes da abertura, pela manhã, aconteceram jogos de algumas modalidades como atletismo, handebol, judô, voleibol, tênis de mesa, wrestling e ginástica rítmica. Muitos estudantes estavam vivenciando uma experiência inédita em um grande evento esportivo.

“Eles estão deslumbrados com tudo. Para muitos, é a primeira vez em um evento desse porte e as instalações superaram suas expectativas. Isso é muito gratificante e serve como motivação para treinar mais e buscar melhorias nas suas modalidades”, afirmou Betânia Feitosa, técnica de atletismo da equipe do DF.

Primeira vez

Gabriel Paz (de branco), aluno do CEF 08 de Taguatinga, disputou no primeiro dia dos JEBs

Um dos atletas que disputaram no sábado (21) pela primeira vez os JEBs foi o atleta de judô Gabriel Paz, de 12 anos. “É a minha primeira vez no JEBs, estava muito empolgado com a luta”, lembrou Gabriel, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 08 de Taguatinga. Embora não tenha conquistado medalha no primeiro dia, ele ficou feliz em acumular mais uma experiência no currículo.

“Gabriel é um menino dedicado e esforçado, e pratica judô desde os sete anos. Este ano, fez um feito incrível: foi campeão regional, campeão brasileiro e garantiu sua vaga no Pan-Americano em Cuba. Além disso, venceu a seletiva para estar aqui nos Jogos Escolares na categoria até 36 quilos, mesmo pesando apenas 29 quilos. É um garotinho realmente empenhado e dedicado”, afirmou Lucas Costa, treinador do estudante.

A competição continua até 3 de outubro. Com determinação, os atletas de 12 a 14 anos já se preparam para os desafios que virão nos próximos dias. Os jogos são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), que enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

*Com informações da SEEDF

 

Fonte: Agência Brasília

Audiência pública reunirá contribuições para aprimorar a gestão de resíduos sólidos no DF

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A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública, no dia 15 de outubro, para coletar subsídios sobre a minuta de resolução que institui a metodologia de auditoria e certificação das informações dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Distrito Federal – Projeto Acertar Resíduos Sólidos do Distrito Federal. O evento será realizado às 10h, no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa – Sain, antiga Estação Rodoferroviária.

Adasa realiza, no dia 15 de outubro, audiência pública para reunir contribuições para o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos no DF | Foto: Divulgação/Adasa

O projeto Acertar Resíduos Sólidos do DF visa estabelecer procedimentos claros e eficazes para a auditoria e certificação das informações fornecidas pelos prestadores de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A metodologia proposta inclui um mapeamento detalhado dos processos, identificação de riscos, avaliação da confiança e exatidão das informações, culminando na certificação dos dados.

Os interessados poderão enviar contribuições escritas até o dia 20 de outubro, através do e-mail AP-007-2024@adasa.df.gov.br. A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam estarão disponíveis no site da Adasa, na seção Audiências públicas em andamento.

Além disso, o evento será gravado e a gravação ficará acessível na mesma página da audiência, permitindo que todos possam acompanhar as discussões posteriormente.

Para mais informações, os interessados podem contatar a Adasa pelo telefone 3961-4900 ou acessar o site oficial da Agência.

*Com informações da Adasa

 

Fonte: Agência Brasília

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

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A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física saberão se acertaram as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao último dos cinco lotes de restituição de 2023, com a inclusão de cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão. Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Os residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho entraram na lista de prioridades. No mês passado, 47.238 contribuintes gaúchos receberam restituição, inclusive de exercícios anteriores.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 201.381 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em seguida, há 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o terceiro lote a contemplar contribuintes não-prioritários.

Em terceiro, há 86.570 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quarto lugar, vêm 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em quinto lugar, estão 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 11.188 contribuintes idosos acima de 80 anos e 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de setembro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Agência Brasil