Compartilhar
Operação do Imepi apreende 20 balanças adulteradas no interior do Piauí
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam 20 balanças irregulares durante fiscalização em feiras livres e mercadinhos de Pimenteiras, Valença, Inhuma e Ipiranga do Piauí. Os instrumentos não tinham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e lesavam consumidores na pesagem de produtos. O material foi destruído nesta segunda-feira (15), na sede do órgão, em Teresina.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, uma balança é irregular quando apresenta informações em língua estrangeira ou falta o selo de verificação do Inmetro. “Durante a vistoria, nossos fiscais realizam testes para identificar balanças falsas ou adulteradas, como marcas de selo rompidas, erros na pesagem contra o consumidor, ausência do preço por quilo, entre outras irregularidades”, explicou.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, solicitar uma permissão ou enviar uma sugestão para Ouvidoria do Imepi pelo telefone (86) 99456-1921, ou por meio do aplicativo Fala Consumidor, disponível nas lojas de aplicativos.
