Compartilhar

MPRS vence Prêmio Innovare com o Projeto Sinais

Publicado em: 03/12/2025 15:12

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) venceu o Prêmio Innovare – edição 22, na categoria Ministério Público, com o Projeto Sinais – Precisamos valar sobre violência extrema. O troféu foi entregue pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, no início da tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, durante cerimônia realizada em Brasília. Subiram ao palco para receber a premiação o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, acompanhado da equipe que atua no Sinais: o procurador de Justiça, Fábio Costa Pereira, coordenador da iniciativa, os promotores de Justiça Marcio Ferreira Cunha e Michelle Dumke Kufner e a servidora Ana Paula Nosari Solari.

O procurador-geral explicou que o Projeto Sinais foi criado no início da gestão, quando se percebeu que as ações de proteção e enfrentamento à violência não poderiam se restringir a períodos pontuais do ano considerados mais críticos, mas deveriam ser permanentes. “A proposta busca criar canais de comunicação direta entre a sociedade civil organizada, famílias, ambiente acadêmico e Ministério Público para que todos atuem juntos com o mesmo objetivo: evitar que os nossos jovens se radicalizem e garantir que, dessa forma, os ambientes de cidadania e escolares sejam mais seguros”, afirmou Saltz.

Para Fábio Costa Pereira, “o Prêmio Innovare significa a consolidação de um trabalho de muita dedicação, muitas viagens, interlocução permanente e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, junto às polícias, aos pais e aos educadores”.

Já o promotor de Justiça Marcio Ferreira Cunha destacou que “esse prêmio é fruto de um trabalho em conjunto, não só do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, mas também das Promotorias locais e de todos que integram esse sistema”.

A promotora de Justiça Michelle Dumke Kufner complementou: “estamos muito felizes. O Innovare traz para a gente o reconhecimento de que o caminho que lutamos é o caminho certo. Precisamos falar sobre violência, entender que os sinais estão em poucos lugares e que precisamos identificá-los”.

O Ministério Público gaúcho venceu entre 702 práticas inscritas, consolidando-se como referência nacional em inovação e prevenção. Também estiveram presentes na cerimônia o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou; a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia do MPRS (ICT), Letícia Batistella, e o presidente da Associação do Ministério Público, Fernando Andrade Alves, reforçando o apoio institucional à iniciativa.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário