Compartilhar
MPRS promove seminário sobre mudanças climáticas
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove, no dia 28 de novembro, o Seminário Mudanças Climáticas 2025. O encontro, realizado em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através da Comissão de Meio Ambiente, tem como objetivo promover um debate qualificado sobre os desafios e estratégias para enfrentar a crise climática, reunindo membros do Ministério Público, especialistas e representantes de instituições parceiras.
O seminário contará com seis painéis temáticos. O primeiro abordará o Direito nos Desastres, discutindo desastres climáticos nas opiniões consultivas de cortes internacionais, sistemas de proteção contra cheias, eventos extremos no Rio Grande do Sul e direito administrativo das emergências públicas. O segundo tratará de planos de contingência e protocolos de emergência, com foco em estratégias de preparação, elaboração democrática dos planos, aplicação prática e preservação do patrimônio cultural.
Já o terceiro painel será dedicado à ciência e à informação climática, incluindo estudos sobre desinformação em desastres, iniciativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Centro de Referência Internacional em Estudos Climáticos. Na sequência, o quarto painel discutirá instrumentos para prevenção de desastres, como plano diretor, plano de adaptação climática, articulação entre instrumentos municipais e licenciamento ambiental. O quinto painel abordará prevenção, preparação e resposta aos desastres, tratando do papel dos municípios, desmatamento, solos prioritários para restauração e experiências comunitárias. Por fim, o sexto painel discutirá transição energética e litigância climática, com debates sobre os desafios para a transição do carvão mineral após a COP 30 e estratégias jurídicas para enfrentar a crise climática.
O evento ocorrerá das 8h30 às 18h no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar), em Porto Alegre.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
