Compartilhar

MPRS participa de mutirão voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Publicado em: 12/12/2025 15:15

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, nesta sexta-feira, 12 de dezembro, do mutirão PopRuaJud em Porto Alegre, uma iniciativa do Judiciário voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua. A ação, que aconteceu no Largo Zumbi dos Palmares, no Bairro Cidade Baixa, contou com a presença do Padre Júlio Lancellotti, referência na defesa dos direitos humanos e conhecido pelo trabalho social junto à população vulnerável.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CAODH), Leonardo Menin, que participou da atividade, eventos como este têm a importância de aglutinar as instituições do sistema de Justiça e da administração pública com a finalidade de atender as pessoas, se sensibilizar e se aproximar da sua realidade, além de proporcionar acesso à justiça a essas pessoas. “Serve também como um catalizador de pensamento de como estruturar a política pública que garanta os direitos da população em situação de rua”, destacou o promotor de Justiça.

Pelo MPRS participaram, além do CAODH, representantes do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas (CAOCRIM) e da Central de Acolhimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, conhecidas como Espaços Bem-me-quer, que ofereceram serviços como escuta qualificada, acolhimento, divulgação de direitos e rodas de conversa sobre direitos humanos junto ao ônibus da instituição.

O PopRuaJud foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir que pessoas em situação de rua tenham acesso rápido e sem burocracia à justiça em todo o Brasil. Durante o evento, foram oferecidos serviços de assistência social, orientação jurídica, saúde e cidadania, por meio da atuação conjunta de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário