Compartilhar

MPRN deflagra operação para combater jogos de azar e outros crimes em Currais Novos

Publicado em: 07/11/2025 10:06

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (7) a operação Slot na cidade de Currais Novos. A ação teve como objetivo combater um esquema de exploração de bingos online e caça-níqueis. Com o apoio das Polícias Civil e Militar, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar, além de sequestro de bens móveis, no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC-MP).

A operação Slot apreendeu vários instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso, bem como objetos necessários à prova de infração. Foram alvos da operação diversos estabelecimentos comerciais e uma pessoa física. A medida cautelar foi requerida pelo MPRN e deferida pela 2ª Vara de Currais Novos. Ao todo, um promotor de Justiça, 4 servidores do MPRN, 9 policiais civis e 12 policiais militares participaram da ação.

A investigação que deu origem à operação teve início com um Relatório de Inteligência do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Seridó, após denúncia sobre a existência de máquinas caça-níquel na cidade. A exploração de bingos e caça-níqueis é tipificada como a contravenção penal de “jogo de azar”, prevista na Lei de Contravenções Penais.

As diligências do MPRN identificaram que havia uma concentração de estabelecimentos comerciais, mormente bares, em diversas localidades e bairros de Currais Novos, onde foram contabilizadas 17 máquinas de caça-níquel. Foi apontado, ainda, que a medida se mostrou essencial para tentar localizar objetos relacionados à prática dos crimes, sendo necessária uma atuação rápida para evitar que as provas pudessem ser destruídas ou sonegadas.

Além da contravenção penal, as investigações apuram indícios dos crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo e extorsão majorada, previstos em Lei. Foi levantado que o responsável pela exploração/distribuição/recolhimento dos valores dos jogos de azar coagiria pessoas para o recebimento de valores, valendo-se do uso de arma de fogo.

A intervenção do MPRN, ao deflagrar a operação Slot, busca angariar provas importantes para o curso das investigações, que envolvem a contravenção penal de jogo de azar e a suspeita de crimes mais graves como extorsão e porte ilegal de arma, com o objetivo de responsabilizar os envolvidos e cessar a atividade ilícita no município. Os envolvidos no esquema ilegal foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos para os procedimentos legais.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RN

Faça um comentário