- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioMINAS GERAISProtocolo de intenções busca garantir segurança hídrica da RMBH

Protocolo de intenções busca garantir segurança hídrica da RMBH

Na próxima quinta-feira (25/11), às 16h, será celebrado um protocolo de intenções com ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do curso d’água. O documento será assinado durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas, na capital mineira, até 26/11.

Participam do compromisso o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH).

Para alcançar os objetivos previstos no protocolo, será preciso desenvolver ações e intervenções físicas em microbacias prioritárias, como:

· Construção de bacias de captação ao longo das estradas rurais;

· Ações de manejo e conservação do solo como terraceamento, barraginhas entre outros;

· Recuperação de áreas degradadas;

· Recuperação de voçorocas prioritárias na Sub-bacia do rio Maracujá em Ouro Preto;

· Restauração ecológica;

· Revitalização e/ou proteção de nascentes e matas ciliares e áreas de recarga hídrica;

· Ações que promovam a recarga dos lençóis subterrâneos.

Também estão previstas ações estruturantes, medidas e diretrizes que buscam o aprimoramento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, da gestão ambiental, do planejamento territorial e estratégico no abastecimento público para garantir a segurança hídrica da bacia.

Serviço

Assinatura do protocolo de intenções para garantir segurança hídrica da RMBH

Data: 25/11/2021 (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – Expominas – Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira – Belo Horizonte (MG)

Fonte: Agência Minas Gerais

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA