Na próxima quinta-feira (25/11), às 16h, será celebrado um protocolo de intenções com ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do curso d’água. O documento será assinado durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas, na capital mineira, até 26/11.
Participam do compromisso o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH).
Para alcançar os objetivos previstos no protocolo, será preciso desenvolver ações e intervenções físicas em microbacias prioritárias, como:
· Construção de bacias de captação ao longo das estradas rurais;
· Ações de manejo e conservação do solo como terraceamento, barraginhas entre outros;
· Recuperação de áreas degradadas;
· Recuperação de voçorocas prioritárias na Sub-bacia do rio Maracujá em Ouro Preto;
· Restauração ecológica;
· Revitalização e/ou proteção de nascentes e matas ciliares e áreas de recarga hídrica;
· Ações que promovam a recarga dos lençóis subterrâneos.
Também estão previstas ações estruturantes, medidas e diretrizes que buscam o aprimoramento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, da gestão ambiental, do planejamento territorial e estratégico no abastecimento público para garantir a segurança hídrica da bacia.
Serviço
Assinatura do protocolo de intenções para garantir segurança hídrica da RMBH
Data: 25/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – Expominas – Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira – Belo Horizonte (MG)
Fonte: Agência Minas Gerais